Distribuidor Electrónico de Travagem (EDB)

Apesar do ABS ter sido uma notável inovação, surgiu recentemente no mercado um outro dispositivo muito importante de ajuda à condução - Distribuidor Electrónico de Travagem (EDB- Electronic Brake Distribution).

 

Antes de vermos para que serve este órgão, vamos recordar primeiro qual a sensação que temos ao travarmos numa curva. Circulamos em velocidade de cruzeiro e, logo por azar, ao descrevermos uma curva fechada sem visibilidade, o trânsito encontra-se parado.

Bom! Quando assim acontece, utiliza-se a travagem tipo Desenho Animado ... Oh! Ohóoouuuu!

Pé firme no travão, puxa-se o volante com as mãos até ficarmos completamente de pé e fecha-se os olhos até ouvir o Pummmm!!!

Mas vamos admitir que o veículo tem ABS e trava muito bem ... ... mesmo assim .... o que é que acontece ???? Começamos a sentir o veículo desequilibrar-se, não é verdade ?

Fugindo de frente, de traseira e sabe-se lá que mais ... Então, se assim é, de que precisaríamos mais para que o carro se comportasse como numa travagem estável em linha recta.

Vamos reflectir sobre o que acontece a cada roda durante uma travagem em curva. Ao travarmos, em primeiro lugar, transferimos o peso do automóvel para o eixo da frente, não é verdade ?

Então, se assim é, as rodas da frente vão ter mais aderência do que as rodas de trás. Mas, por outro lado, se estamos a descrever uma trajectória curva, o peso do carro é transferido para o lado de fora da curva.

Então, as rodas do lado de fora ganham mais aderência ao solo em relação às rodas de dentro - que estão muito menos apoiadas.

Ora, o que o sistema de Distribuição Electrónica de Travagem faz nestas circunstâncias é muito fácil de explicar: trava com mais pressão as rodas mais apoiadas (2 rodas da frente e as 2 rodas do lado de fora da curva) e com menos pressão as restantes. Assim, cada roda é travada de acordo com as suas reais capacidades de aderência.

O resultado para o condutor é muito simples de entender também - a sensação sentida é muito semelhante àquilo que acontece numa travagem estável em linha recta.

 

 

 

 

 

 

RESUMINDO:

O que é o EBD ?

O EBD (electronic brake distribution) é um sistema que faz a repartição da intensidade de travagem frente/trás electronicamente.

Qual a necessidade de existir o EBD?

Quando se trava um veículo, este tem a tendência para baixar a frente. Tal acontece porque existe uma deslocação de massas de trás para a frente, ou seja, a frente fica mais pesada do que a traseira. O mesmo acontece se travarmos em curva, mas neste caso transversalmente, o carro tem a tendência a apoiar-se nas rodas exteriores. Então se o esforço de travagem fosse repartido de igual modo por todas as rodas, existiriam algumas com uma grande tendência para bloquear e outras com um esforço de travagem sub-aproveitado.

O sistema EBD reparte então o esforço roda a roda ou eixo a eixo (conforme a maior ou menor complexidade do sistema) através do ABS. Isto porque ao saber qual a roda que está prestes a bloquear, o ABS consegue analisar também as que ainda estão longe desse ponto, maximizando o esforço para as rodas com aderência.