Suspensões (P8) - Multilink

Este sistema é uma variante dos objectivos procurados na geometria de triângulos duplos: prender a roda superior e inferiormente, de modo a manter a sua perpendicularidade ao solo, maximizando o contacto entre o piso do pneu e o asfalto.

É composto por múltiplos braços de ligação, uma estrutura MacPherson, e, por vezes, uma subestrutura metálica acoplada ao chassis. Assim, os braços de ligação ligam a roda directamente ao chassis, à estrutura MacPherson, e à subestrutura metálica (se houver), tudo isto simultaneamente.

O movimento da roda relativamente ao chassis é muito mais controlado, havendo a restrição de certos graus de liberdade indesejáveis ao comportamento da viatura.

Apesar de poder ser utilizado em eixos frontais ou traseiros, quando aplicado à frente a cava da roda terá de ser suficientemente espaçosa. Se os designers do veículo pretenderem uma frente muito acutilante, reduzindo o volume da cava de roda, esta geometria não pode ser adoptada.

Quando aplicada, o design frontal do veículo terá de ser ligeiramente “subido” para permitir o seu alojamento.