Suspensões (P11) - Hidractiva


Suspensão Hidractiva

Existe uma evolução da suspensão Hidropneumática que difere no número de esferas.

Assim, em vez de ter apenas uma esfera por roda, existe mais uma esfera por eixo, que se encontra simultaneamente ligada às restantes.

Ao pretender-se uma suspensão confortável, a esfera do meio está ligada às restantes e, devido ao volume extra, a absorção dos impactos vai ser mais suave.

Quando se circula mais depressa, ou adoptando uma condução desportiva, as esferas do meio são bloqueadas e, devido ao menor volume disponível, o amortecimento torna-se mais rígido.

O condutor pode seleccionar a forma de funcionamento da suspensão ou deixar o sistema fazer a gestão automaticamente de acordo com as condições de circulação.

 

Suspensão Hidractiva 3

Na mais recente evolução deste tipo de suspensão, para além do controlo manual da altura do veículo, o controlo electrónico da suspensão define qual a altura ideal para o tipo de piso e velocidade a que se circula. Deste modo, a suspensão regula a altura do veículo segundo os seguintes parâmetros:

A mais de 110km/h, em estradas com bom piso, a suspensão baixa a frente do veículo em 15mm e a traseira em 11mm. Assim, optimiza-se o comportamento do veículo (ao baixar o centro de gravidade) e diminui-se o consumo de combustível por se reduzir a superfície frontal. Quando a velocidade baixa, o veículo retoma a altura normal.

No caso de se circular em mau piso, a suspensão eleva automaticamente o veículo em 13mm para diminuir a probabilidade de bater com o fundo do veículo e torná-lo mais flexível (confortável).

 

Manualmente pode ainda seleccionar-se 4 posições:

H - Posição que eleva totalmente o veículo de modo a efectuar mudanças de pneus

 

P - Posição para transpôr obstáculos, elevando o veículo em 40mm

 

N - Posição de circulação normal

 

B - Posição de suspensão totalmente em baixo

 

Todas as posições voltam para a afinação N assim que o veículo ultrapassa os 10Km/h.

 

 

 

 

Em certas versões existe ainda o controlo da taragem e do amortecimento da suspensão.

O modo de funcionamento é similar ao referido no caso anterior – Hidractiva.