Sistema Eléctrico (Parte IV – Alternador/Motor de Arranque Integrados)

Existem nos veículos dois orgãos que brevemente darão lugar a um único elemento. São eles o motor de arranque e o alternador.

 

O elemento único, conhecido como ISA - Integrated Starter Alternator, para além de substituir os elementos acima mencionados, e devido à cada vez maior preponderância de equipamentos eléctricos, está já dimensionado para funcionar com sistemas de 36V/42V.

 

As grandes vantagens deste sistema, para além da maior potência, são:

 

  • Débito de corrente elevado desde baixas rotações
  • Economia de combustível entre 6 a 12%
  • Redução das emissões de gases entre 10 a 15%
  • Aumento pontual do binário (funciona como motor eléctrico e fornece binário ao motor)
  • Não necessita de correia para accionamento

 

Neste sistema, existe um enrolamento de espiras em torno do volante do motor.

 

Na fase de arranque a corrente circula da bateria para os enrolamentos, criando um campo magnético girante que arrasta o volante do motor, dando início ao funcionamento do motor de combustão.

 

Em andamento, devido ao volante do motor estar a rodar, é induzida nas espiras uma corrente que é fornecida ao sistema eléctrico e acumulada na bateria.

 

Sempre que necessário (retomadas ou arranque) o sistema volta a funcionar como motor eléctrico para auxiliar o motor de combustão.