Amplificadores de Travagem

Amplificadores de Travagem

Muitos de nós já apanhámos grandes sustos a travar em piso escorregadio com veículos sem ABS. Pelo facto, habituámo-nos a utilizar o travão suavemente, de modo a evitar o escorregamento do veículo.

 

Entretanto, apareceram os veículos equipados com ABS. A forma mais eficaz de imobilizar um veículo com ABS num curto espaço durante uma travagem de emergência, é solicitar o pedal de travão com força, mantendo o pé firme, até o veículo se imobilizar completamente.

Esta forma de travar com eficácia um veículo equipado com ABS não está enraizada nos nossos hábitos - devido a estarmos pré-condicionados (muito habituados) a travar com suavidade.

A insuficiência dos nossos hábitos de condução tem originado alguns acidentes em veículos com ABS, em circunstâncias de travagem de emergência, por falta de eficácia/ímpeto na manobra de travagem.

Para suprir a reacção humana, foram criados os sistemas de ajuda à travagem de emergência que amplificam a força de travagem cerca de 6 vezes mais quando comparada com a travagem convencional.

Como funciona o Amplificador de Travagem?

 

Quando travamos normalmente (sem stress), mesmo que o façamos com força, dado o facto de se tratar de uma travagem premeditada (planeada), o pedal de travão afunda-se sempre com uma aceleração gradual.

Pelo contrário, quando somos surpreendidos por um obstáculo repentino, travamos sempre com precipitação (devido ao susto). Ao fazê-lo, o pedal de travão é solicitado com mais aceleração do que numa travagem convencional.

Assim, o sistema lê essa aceleração anormal do pedal de travão e manda amplificar a travagem, de modo a provocar a imobilização do veículo num espaço muito mais curto.