Sistema Eléctrico (Parte I – Introdução)

Os sistemas eléctricos usados até hoje, mais parecem um amontoado de fios a fazer lembrar uma cabeleira despenteada. As necessidades iniciais do automóvel neste capítulo eram muito básicas e reduzidas: ao nível dos motores para fazer trabalhar as velas (de ignição para os motores a gasolina e de incandescência para iniciar a marcha dos motores diesel) e ao nível das carroçarias para poder dar luz interior e exterior.

Continuar...

Suspensões (P12) - Hidroelástica

Suspensão Hidroelástica

Neste tipo de suspensão, a torres do amortecedor têm uma unidade com duas câmaras separadas por uma membrana:

  • A câmara superior é selada e contem azoto
  • A câmara inferior tem uma mistura de água com álcool e comunica com a câmara correspondente do outro amortecedor do mesmo lado da carroçaria.

    Continuar...

Suspensões (P11) - Hidractiva


Suspensão Hidractiva

Existe uma evolução da suspensão Hidropneumática que difere no número de esferas.

Continuar...

Suspensões (P10) - HidroPneumática

As suspensões hidropneumáticas, em substituição das molas e amortecedores, utilizam uns conjuntos hidráulicos e pneumáticos em cada uma das rodas existentes no veículo.

Continuar...

Suspensões (P9) - Pneumática

Como se pode subentender do nome, esta suspensão trabalha com base num gás - neste caso, trata-se de simples ar.

Continuar...