Transmissão (Parte II cont.) - Caixas Automáticas

Os veículos com caixas de velocidade automáticas, como todos sabemos, não têm pedal de embraiagem. No entanto, têm embraiagem, só que ela é também automática.

As embraiagens automáticas são constituídas por duas calotes esféricas que contém umas pás no seu interior. Uma calote esférica está ligada ao motor e a outra à caixa de velocidades. No seu interior está um óleo especial.

Continuar...

Transmissão (Parte II) - Caixas Manuais

 

A caixa de velocidades serve para distribuir melhor a força e velocidade que o veículo precisa de ter. Porquê? Porque, de acordo com as condições de circulação, os veículos precisam umas vezes de força, outras vezes de velocidade e, por vezes, de ambas as situações.

Continuar...

Transmissão - Parte I (Embraiagem)

Quais são os órgãos que fazem parte da transmissão?

Continuar...

Outros 4 importantes sistemas do motor

SISTEMA DE IGNIÇÃO

Como já foi referido, os motores a gasolina precisam de uma fonte externa para desencadearem a combustão do combustível (gasolina). A responsabilidade dessa intervenção pertence à vela (componente que quase todas as pessoas conhecem).

Continuar...

Sistema de Alimentação do Motor (Parte II - Motores Diesel)

Sistema de Alimentação - Motores Diesel

Nos primórdios da construção de motores de automóvel, dois homens se notabilizaram : Os senhores Otto e Diesel. O senhor Otto foi responsável pelo ciclo de funcionamento dos motores a gasolina.

Continuar...