Sistema de Alimentação do Motor (Parte I - Motores a Gasolina)

Lá diz o velho ditado popular: Quem não é para comer, não é para trabalhar.

Pois, nos automóveis também: os que mais trabalham (andam) também têm, forçosamente, de consumir. Nem sempre é verdade que um automóvel com muita performance tenha obrigatoriamente de consumir muito.

Por vezes, alguns veículos de elevada performance consomem tanto ou menos que outros mais "fracos" em igualdade de circunstâncias de andamento. Só que, quando o pé do condutor apanha um veículo mais dinâmico, o prazer e a vontade de explorar as suas características leva-o a consumir mais.

Continuar...

Performance do Motor (Potência e Binário) - Parte II

Potência - A potência é um valor que cresce constantemente e atinge o seu máximo no fim da rotação do motor.

Continuar...

Performance do Motor (Potência e Binário) – Parte I

Como os êmbolos andam para baixo e para cima, aspirando ar, comprimindo o mesmo ar, incendiando o combustível e evacuando os gases da combustão, concluí-se facilmente que um motor é uma máquina respiratória.

Continuar...

Grandes Componentes do Motor

Antes de mais, vamos dividir o motor em três grandes partes...

Continuar...

Motores

Os motores de automóveis trabalham com base num princípio químico que realiza energia térmica (trabalho) e que, por sua vez, transforma essa energia térmica em energia mecânica (trabalho mecânico).

O que é isso de energia química, mecânica, etc...? É simples!

Imagine que agarra num jarricão de gasolina e o coloca em cima de uma fogueira. Espera um uquinho e .... Pumm!!!

Continuar...