Variador de Fase (SV-T)

O que é?

Artifício tecnológico que permite melhorar o desempenho do motor quer em baixa, quer em alta rotação, por via do seu “processo de respiração”. Como será fácil perceber, as válvulas são a “laringe do motor”, pelo que se melhorarmos o seu desempenho, o motor consegue “respirar melhor”. Para isso bastará aumentar ou diminuir o tempo de abertura das válvulas em determinados momentos (mais tempo abertas passa mais ar para o interior do motor e viceversa). O mesmo se passa com o ser humano que, quando corre, aumenta o fornecimento de ar aos pulmões para poder ter melhor performance.

Para que serve?

O variador de fase é um mecanismo que provoca a maior ou menor abertura das válvulas em determinados momentos (rotações do motor). A baixa rotação do motor, as válvulas de admissão mantêm-se menos tempo abertas, criando maior dificuldade e turbulência na entrada do ar para o interior do motor e aumentando o seu binário que, por sua vez, ajudará o veículo a recuperar melhor na aceleração inicial. Assim que o veículo atinge a velocidade de cruzeiro, pelo que a rotação do motor será agora média/alta, as válvulas de admissão permanecem mais tempo abertas, facilitando a entrada de ar para o interior e aumentando a sua quantidade, pelo que a entrega de potência será maior, ajudando o veículo a desenvolver ou a manter uma performance mais exigente por parte do condutor.