Sistema de Arrefecimento do Motor

O que é?

Sistema constituído por canais internos no motor que transportam a água que arrefece os componentes metálicos que, por via da fricção entre si, apesar da proteção do óleo lubrificante, geram aquecimento excessivo. O sistema tem uma bomba de água que recebe movimento através da cambota e força a água no circuito interno do motor. Quando a água percorre o motor arrefece-o recebendo esta o seu calor em excesso, pelo que posteriormente passa por um órgão denominado radiador para ser arrefecida. O radiador, por estar colocado na parte da frente do habitáculo do motor, é arrefecido pelo ar exterior proveniente da deslocação do veículo ou pela ventoinha elétrica que lhe está associada e que entra em funcionamento sempre que o ar exterior não é suficiente para o arrefecimento da água (caso das filas de trânsito) que passa nos seus canais internos para ser arrefecida e voltar para o interior do motor para o arrefecer.

Para que serve?

O ciclo constante e permanente do percurso da água de arrefecimento de um motor de automóvel, permite que este trabalhe sempre com temperatura constante e dentro de valores que os seus órgãos metálicos são capazes de suportar sem perder a sua eficácia dinâmica e estado de conservação.