Intercooler

O que é?

O intercooler é um órgão que tem um aspeto muito aparentado com o radiador de arrefecimento da água do motor, pelo que funciona pelo mesmo princípio: É arrefecido por fora pela circulação do ar que atravessa o veículo em circulação. Só que, no seu interior, em vez de água (como acontece no radiador), passa o ar de admissão do motor depois de ser comprimido pelo turbo compressor, sendo arrefecido pelo intercooler antes de entrar nos cilindros.

Para que serve?

A vantagem de arrefecer o ar antes de entrar nos cilindros é muito óbvia e simples de explicar. Como todos sabemos, o aquecimento de um corpo provoca a sua dilatação e o arrefecimento a consequente contração. Assim, o ar, ao ser arrefecido, ocupa menos espaço ao entrar nos cilindrose, por este facto, “sobra” mais cilindrada para entrar maior quantidade de ar no motor. Como já vimos, se aumenta a capacidade de enchimento do motor a consequência é o aumento da performance, pelo que o intercooler proporciona maior rendimento dinâmico no veículo. No entanto, o seu efeito faz-se sentir mais em velocidade de cruzeiro (auto estrada) porque a capacidade do ar exterior, que passa em redor da carroçaria do veículo, arrefecer o intercooler é maior também. Em média, os intercoolers proporcionam um aumento de cerca de 10 a 12% da potência máxima do motor. Adicionalmente, como o ar passa no intercooler após a sua prévia compressão efetuada pelo turbo compressor, provocando o seu aquecimento, torna-se importante a presença do intercooler para contrariar este efeito.