Êmbolo ou Pistão

O que é?

Órgão responsável pela transformação da energia térmica gerada pela combustão em energia mecânica (movimento).

Para que serve?

Por via da combustão ocorrida no topo do êmbolo, este é arremessado de cima para baixo dentro do cilindro. Como está ligado à cambota por via de um braço especial (biela), este seu movimento de descida provoca uma impulsão rotativa no veio do motor (cambota).

Fase de admissão: o êmbolo desce do seu ponto mais alto (ponto morto superior) para o seu ponto mais baixo (ponto morto inferior) “sugando” o ar exterior e forçando-o a entrar no interior do seu cilindro correspondente. Nesta fase, a(s) válvula(s) de admissão correspondente(s) está(ão) aberta(s) para deixar passar o ar do exterior para o interior do cilindro.

Fase de compressão: o êmbolo, depois da descida durante a fase de admissão e após o fecho da(s) válvula(s) de admissão, inicia o movimento de subida, comprimindo o ar (motores diesel) ou a mistura ar/gasolina (motores a gasolina).

Fase de expansão:

- motores a gasolina: por via da ação da vela (faísca) a mistura ar/gasolina entra em combustão. A explosão provocada pela combustão arremessa violentamente o êmbolo para baixo (ponto morto inferior), dando impulso rotativo à cambota (veio do motor).

- motores diesel: após a subida do êmbolo e a consequente compressão do ar empurrado por si até ao ponto morto superior, dá-se a injeção do gasóleo que entra em combustão devido à elevada temperatura do ar acabado de ser comprimido pelo êmbolo. A combustão provoca o arremesso do êmbolo para baixo (ponto morto inferior) dando impulso rotativo à cambota (veio do motor). Nos motores diesel a capacidade de compressão (taxa de compressão) é muito superior à utilizada nos motores gasolina para permitir este efeito de “auto-ignição” do gasóleo.

Fase de escape: após o arremesso violento do êmbolo após a combustão, este inicia novamente o seu movimento de subida (balanceado pela fase anterior) empurrando os gases resultantes da combustão para o exterior, pelo que nesta fase dá-se a abertura das válvulas de escape para permitir a sua saída para o exterior.