Bloqueio do Diferencial

O que é?

É um dispositivo comandado por via remota (a partir do habitáculo) para inibir totalmente a faculdade do diferencial em permitir a liberdade de velocidades entre a roda esquerda e direita do eixo de tração. Quando este dispositivo é acionado, tranca o diferencial de modo a obrigar a que o eixo de tração se comporte como um eixo rígido e, neste caso, as rodas esquerda e direita passam a ter velocidades exatamente iguais. Por via deste fenómeno, consegue-se que o eixo tenha uma extraordinária aderência adicional para poder fazer sair o veículo de um terreno com fraca aderência (lamaçal, etc…) Quando se utiliza este dispositivo, temos que, obrigatoriamente, manter a direção alinhada durante a saída do veículo, para que as rodas não descrevam uma trajetória curva – caso contrário, o eixo torce danificando irremediavelmente o diferencial pelo facto da roda de fora querer andar mais depressa e, ao não conseguir, obrigar o eixo a um esforço brutal de torção. Após a saída do veículo da situação de imobilização deve-se, de imediato desligar o bloqueio do diferencial para este voltar a deixar as rodas com liberdade de movimentos entre si.

Para que serve?

Provocar uma excecional capacidade de aderência em casos extremos de veículos que ficam completamente imobilizados sem condições para vencer o seu imobilismo (terrenos lamacentos, camiões em desaterros, etc…).