Hyundai - História

Dados Principais

Fundador: Chung Ju Yung

Ano de Origem: 1967

Origem da Marca: Coreia do Sul

Site: www.hyundai.pt

   A Hyundai Motors Company foi fundada na Coreia do Sul em 1967  por Chung Ju Yung. Contudo, a empresa de fabrico automóvel surge precisamente 20 anos após o nascimento da “Hyundai Engeneering & Construction Company”, que desde o seu surgimento se tornou num dos maiores conglomerados empresariais da história da Coreia.  Estruturada de acordo com as áreas industriais consideradas na altura, pelo governo coreano, como cruciais para o desenvolvimento económico, a empresa foi um exemplo a seguir no que à expansão diz respeito.Construção habitacional, Naval, eletrónica, serviços financeiros, faziam parte da oferta de serviços.

   Só em 1974 é desenvolvido o primeiro modelo da marca sul coreana, o Pony, que contava com tecnologia Mitsubishi (motor, transmissão e suspensão), design Italiano (Giuretto Giugiaro) e componentes de Inglaterra. Este modelo viria a conhecer a sua 2ª geração em 1984, altura em que alcançou as 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. Neste mesmo ano a marca lança o modelo Stella.

   Corria o ano de 1991 quando a Hyundai lançou o Alpha, o primeiro modelo de fabrico próprio. Uma altura de grande expansão permitiu à Hyundai lançar o Accent (1994) o Tiburon (1996) o Sonata III (1996) e o luxuoso Dynasty. A crise económica de 1998 que levou a diversas fusões na Coreia proporcionou a compra, por parte da Hyundai, da Kia formando-se o grupo “Hyundai Kia Automotive Group” ainda que ambas as marcas mantenham a distinção no design dos seus modelos. Com o virar do século a Hyundai Motors Co., que por essa altura era já o maior fabricante de automóveis da Coreia, separa-se do grupo Hyundai então em declínio.

   Atualmente mais virado para o gosto do consumidor do mercado Europeu, o grupo “Hyundai Kia Automotive Group” é um exemplo de crescimento e de sucesso. Os seus modelos são vendidos em cerca de 193 países.