![]() |
Dados Principais
Fundador: Colin Chapman Ano de Origem: 1952 Origem da Marca: Inglaterra Site: www.lotuscars.com |
A Lotus foi fundada em Inglaterra, em 1952 pelo Engenheiro Colin Chapman como “Lotus Engineering Company”. O Mark 4 foi o primeiro veículo da marca a sair de fábrica, ainda que esse estatuto seja muitas vezes atribuído ao Mark 6, um modelo mais direcionado para a competição desportiva e que por isso não demorou muito a destronar o primeiro modelo referido em termos de vendas. Em menos de dois anos foram fabricadas mais de 100 unidades do Mark 6. Em 1954 a marca subdivide-se, fazendo nascer a Lotus Team, principal responsável pelo emergente sucesso da marca na Fórmula 1. Em 1959 surge necessidade de fazer nascer o “Grupo Lotus” que compreendia a Lotus Cars Limited e a Lotus Components Limited, a 1ª especializada em carros de estrada e a 2ª em carros de competição, esta última que viria a fechar em 1971. A década de 60 é completamente dedicada à competição e à Lotus Team, com o lançamento dos modelos Type 20 e 21, com destaque sobretudo para este último uma vez que estamos a falar do primeiro modelo de Fórmula 1 a utilizar uma posição de condução inclinada.
Nos anos 70 a história da Lotus fica marcada pela atribuição de um motor de estrada ao modelo 907 e pela vitória do então piloto da Lotus Team, Emerson Fittipaldi, com o Type 72. Em 1974 é lançado o primeiro modelo de quatro lugares, o Lotus 2+2 Elite (Type 75 Elite), composto por fibra de vidro e que continha uma nova tecnologia de injeção que lhe valeu a consquista do prémio “DON”, um galardão na área da segurança atribuido pelo Ministério dos Transportes Inglês.
Já na década de 80 a Lotus é comprada pela General Motors, tendo sido novamente vendida em 1993 a Romano Artiolli, dono da Bugatti e finalmente, em 1996, à Proton - a ainda atual detentora da construtora de veículos desportivos de estrada. O virar do século representou sobretudo uma altura de expansão para a Lotus com a inauguração da “Lotus Engineering Inc. em Michigan (EUA). No ano 2000 a marca lança o modelo Exige e pouco tempo depois o Elise, sendo que pouco depois, no primeiro ano do novo milénio abre o “Engineering Operations Center” no Technologic Park na Malásia, aumentando significativamente a sua presença no mercado asiático. Em 2004 a Lotus apresenta uma nova geração do Exige e alcança o marco das 20.000 unidades do Elise produzidas. O mais recente sucesso da marca é o Lotus Evora revelado em 2008.