Maserati - História

Dados Principais

Fundador: Quatro irmãos Maserati

Ano de Origem: 1914

Origem da Marca: Itália

Site: www.maserati.com

      A Societá Anonima Officine Alfieri Maserati, foi fundada em 1914 pelos irmãos Maserati (Ettore, Ernesto Alfieri Mário e Bindo, em Modena (Itália) com o objetivo de desenvolver carros e motores. Num negócio sobretudo familiar houve espaço para Mário, o único dos irmãos apaixonado por artes, criar o logótipo da marca cujo tridente foi inspirado na estátua de Neptuno que se encontra em Bolonha.

     A  empresa tem um começo atribulado uma vez que, com o início da 1ª Guerra Mundial, se viu forçada a parar a produção que só viria a retomar em 1926, altura em que surge então o “Type 26”, primeiro modelo oficial da marca. No final da década de 20 o piloto de competição Borzacchini, estabelece, com este modelo, um recorde mundial de velocidade (246.029 Km/h) feito que dá reconhecimento e publicidade à marca. Na década de 30 tem início um período conturbado, com a compra e revenda da empresa. Destaque para a década de 50, devido ao lançamento do primeiro modelo que não era destinado à competição desportiva - o “Maseratti 3500 GT”. Na década de 60 a marca lança o modelo Mistral e a série Quattorporte (1963). Em 1997, altura em que a Ferrari adquire 50% da empresa italiana sendo que ainda antes do século XXI assume o controlo total da mesma.

    Nesta nova fase, que começou com uma revolução da fábrica quer ao nível das suas instalações quer ao nível da força de trabalho e no investimento em novas tecnologias, design, entre outras àreas, o primeiro modelo a surgir foi o 3200 GT Coupé. Seguiu-se uma consolidação da marca nos mercados Europeu, Asiático e Latino Americano. Mais tarde, já no século XXI, entra no mercado americano, que contou inclusivamente com a construção da Maserati North America, estrutura particularmente criada para agradar ao exigente consumidor norte-americano.