Mazda - História

Dados Principais

Fundador: Jujiro Matsuda

Ano de Origem: 1920

Origem da Marca: Japão

Site: www.mazda.pt

    O construtor japonês atualmente conhecido por Mazda foi fundado em 1920 como Toyo Cork Kogyo Co. Ltd (companhia industrial do oriente) por Jujiro Matsuda. Com a pretensão de desenvolvimento do core business, em 1927 a empresa altera a designação da então fábrica de rolhas para Toyo Kogyo Co e em 1929 arranca com a produção de máquinas e ferramentas. Daí à produção automóvel foi um piscar de olhos. Em 1931 nasce o Mazda-Go, uma pequena carrinha (um misto de mota e veículo de carga) de 3 rodas que começou quase de imediato a exportar para a China e Índia.

    Assim, é neste mesmo ano que a empresa ganha a designação de Mazda por via da associação do nome do seu fundador a Ahura Mazda, o Deus da sabedoria, inteligência e harmonia. Tal como aconteceu com as outras marcas já existentes, os anos seguintes são marcados pelas grandes guerras mundiais. Assim a Mazda experienciou um período difícil e reuniu os seus esforços para ajudar na reconstrução do seu país. Desta forma, na década de 50, nasce a Mazda Romper (1958), a primeira carrinha de 4 rodas produzida em série.

    O primeiro veículo de passageiros Mazda, o R360 de duas portas e com capacidade para dois ocupantes, tem início de comercialização em 1960 e rapidamente começa a dominar o mercado de veículos ligeiros no Japão. Seguem-se anos de sucesso na história da marca. Em 1967 a exportação massiva de veículos Mazda para o continente europeu veio justificar a abertura, em 1972, do primeiro concessionário europeu na Alemanha. Antes disso, em 1969, e tendo em conta o sucesso dos veículos Mazda também no continente americano, a marca nipónica inicia uma “joint-venture” com a Ford e a Nissan com o objetivo de produzirem caixas de transmissão automática, aventura esta que se viria a tornar, dez anos mais tarde, numa parceria com a empresa americana, uma consequência da 1ª crise financeira atravessada pela marca nipónica. A Ford adquire inicialmente 25% da Mazda e em 1996 aumenta a sua parcela para 33%, sendo que a parceria se pauta sempre pelo trabalho conjunto e partilha no que à tecnologia diz respeito.

    Na década de 70 surge o RX-7 (1978), um veículo desportivo de estilo moderno que deu origem ao FD, que viria a tornar-se mais tarde num clássico de culto a nível mundial, tendo recebido inclusive vários prémios nos EUA. Os dois construtores passam a produzir modelos em conjunto alterando o nome de acordo com os mercados, o que veio a traduzir-se num elevado volume de vendas. Em 1985 a Mazda atinge o patamar dos 10 milhões de veículos vendidos. Em 1989 nasce o MX-5, que foi muito bem recebido pelo público em geral e que depressa se tornou no líder do segmento dos desportivos de dois lugares. Ainda hoje este modelo é um ícone de sucesso e um dos mais vendidos da marca nipónica. Apesar do sucesso no mercado europeu, a queda nos mercados japonês e americano, resultantes sobretudo da crise asiática de 1997, começou a fazer-se sentir. A Mazda inicia assim um período de restruturação. É precisamente no ano de 1997 que a Mazda apresenta o seu novo logótipo que ainda hoje vigora. A letra M assume no novo símbolo a forma de duas asas com o objetivo de personificar as ambições da empresa de “abrir asas e voar em direção ao futuro”.

    No primeiro ano do novo século a Mazda lança no mercado a segunda geração do roadster MX-5 que entrou nesse ano para o livro de recordes do Guiness por ter sido o mais vendido de sempre do segmento. Em 2001 a marca nipónica lança o slogan “Zoom-Zoom” e uma bem-sucedida campanha de marketing que viria a despoletar nova onda de interesse nos veículos Mazda possibilitando o surgimento da nova geração de veículos Mazda Zoom-Zoom. Desde então que o construtor japonês tem vindo a renovar toda a gama no que ao design diz respeito, acrescendo mais-valias sobretudo de índole tecnológica que permitem aumentar a performance e reduzir os consumos e emissões. Recentemente a Mazda voltou a apostar no design, por via da comunicação do conceito  “Kodo, que se pode traduzir na ideia de “espírito em movimento”, e na tecnologia, com a aposta na nova gama de motores ultra ecológicos e a nova tecnologia Skyactiv.