![]() |
Dados Principais
Fundador: Yataro Iwasaki Ano de Origem: 1870 Origem da Marca: Japão Site: www.mitsubishi-motors.pt |
Em 1870 Yataro Iwasaki funda uma empresa de navegação com três navios mercantes a qual inicialmente designou de “Tsukumo” mas que em 1874, devido ao facto de ter idealizado um símbolo para os seus navios, o símbolo dos 3 diamantes (associação do seu brasão de família ao brasão do seu 1º empregador), passou a designar a empresa de “Mitsubishi” (3 diamantes). Ao longo dos anos a empresa foi abraçando outros setores de atividade como a banca, os seguros, o comércio e em 1917 deu início, com o modelo A, à produção de automóveis ainda que na altura não tenha sido dada grande importância ao automóvel que passados 3 anos deixou de ser produzido.
Os anos 30 assinalam o lançamento, por parte da Mitsubishi, do primeiro motor diesel japonês (1931), do primeiro autocarro da marca (1932) e do primeiro veículo japonês com tração às quatro rodas (1936), o PX33. Seguiram-se décadas de glória impulsionadas pelo desenvolvimento económico que se fazia sentir no Japão. Em 1970 é criada a Mitsubishi Motors Corporation (MMC), que marca o arranque, com o lançamento do Lancer (1973), de uma fase de expansão com o início de comercialização deste mesmo modelo na Europa a partir de 1975.
A década de 80 regista a entrada da Mitsubishi no mercado norte-americano por via da criação de uma subsidiária que desde o seu início não parou de aumentar tendo, em menos de 10 anos, mais de 340 concessionários por terras do Tio Sam. Um dos modelos impulsionadores deste crescimento, primeiro nos EUA e posteriormente no resto do mundo, foi o SUV Pajero, que levou a marca nipónica a apostar também neste segmento.
Bonitos, robustos e impetuosos, modelos como o Lancer e o Pajero impulsionaram, sobretudo por via do desporto automóvel, a reputação da Mitsubishi no mundo. Seguiram-se a produção de vários modelos que com o virar do século refletiam cada vez mais a crescente preocupação ambiental da marca. Em 2010 a Mitsubishi lançou o I-Miev, o primeiro modelo de produção totalmente elétrico.