Renault - História

Dados Principais

Fundador: Louis Renault

Ano de Origem: 1899

Origem da Marca: França

Site: www.renault.pt

     A “Renault Fréres” foi fundada em 1899 pelos irmãos Renault (Louis, Marcel e Fernand), precisamente um ano após Louis Renault ter recebido as primeiras 12 encomendas do “Voiturette”, um veículo automóvel construído por ele no quintal de sua casa, após o próprio ter feito uma demonstração das capacidades do veículo numa das ruas mais íngremes de Paris. Ainda no mesmo ano o Salão Automóvel de Paris serviu de rampa de lançamento dos modelos Type A e B. Em 1901 foram apresentados os modelos D e E e é inaugurada uma fábrica nova na Bélgica.

    A construção do primeiro motor Renault (1902) impulsionou a entrada da marca no mundo da competição automóvel. Em 1909 Louis era o único vivo dos 3 irmãos e a empresa passa a designar-se “Les Automobiles Renault”. Em 1913 a marca contava com uma produção anual de 10.000 carros e um crescendo de atividade o que proporcionou a possibilidade, em 1919, do fabrico de todos os componentes dos veículos pela própria empresa. A década de 20 assinala a chegada dos 10cv, 6 cv e 50cv, este último o primeiro a envergar como logótipo o losango ainda hoje usado pela construtora francesa. Durante a II Guerra Mundial a Renault trabalhou para a Alemanha Nazi, um passo que viria a revelar-se determinante na história da marca, com a morte na prisão de Louis Renault e a confiscação por parte do governo francês dos ativos industriais de Louis. A empresa, agora estatal, retoma a produção em 1946 mas só uns anos mais tarde o 4cv populariza a marca francesa com o meio milhão de unidades vendidas até ao final da sua produção em 1961.

    O popular Renault 4 impulsionou a exportação da marca e os anos seguintes foram de prosperidade. Já na década de 60, com o lançamento do Renault 16, a marca voltava a fazer história devido à porta traseira deste modelo e da sua modularidade. que lhe valeram o título de “Carro do Ano”. No início dos anos 90 a marca decide deixar de designar os seus modelos por números e em 1996 regressa ao setor privado. O sucesso de modelos como o Clio ou o Twingo, bem como a venda à Volvo da subdivisão de veículos industriais (atual Renault Trucks) catapultaram a empresa francesa para os lugares cimeiros do mundo da produção automóvel. Já no século XXI, com a chegada à presidência da marca de Carlos Ghosn, a Renault apresentou em 2006 o plano “Renault Contrat" cujo objetivo principal passava por tornar a construtora numa das mais inovadoras mas das menos poluentes.