Smart - História

Dados Principais

Fundador: Nicholas Hayek 

Ano de Origem: 1994

Origem da Marca: Alemanha

Site: www.smart.pt

    A Smart começa a ganhar forma em 1980 quando Nicholas Hayek, CEO da SHM (empresa que projetou e desenvolveu os relógios de pulso Swatch) idealiza popularizar um micro carro usando o mesmo tipo de estratégias de produção e personalização até então usadas para a comercialização dos relógios suíços, projeto que batizou de “Swatchmobile”. Hayek começou à procura de parceiros e em 1991 firma acordo com a Volkswagen, uma parceria que terminava dois anos depois com a chegada ao comando de Ferdinand Piëch que tratou imediatamente de terminar o projeto. Nicholas Hayek acaba assim por estabelecer uma parceria com a Daimler-Benz AG em 1994, que em conjunto fundaram a MCC (Micro Compact Car AG) com sede na Suíça.

    No ano seguinte foi criada uma fábrica para a produção do veículo Smart (acrónimo de Swatch/Mercedes e Art), em França e em 1997 este era oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt. O início da comercialização acontece em 1998 em 9 países europeus (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Áustria, Suíça, Espanha e Holanda) e apesar do alarido até então gerado em torno do inovador modelo, as vendas inicias não correm como Hayek esperava e este retira-se da parceria, deixando como única proprietária da divisão Smart a Daimler-Benz. Uma atitude que viria a revelar-se precipitada, uma vez que com a chegada do século XXI o modelo tornou-se bastante popular, chegando mesmo a ser comercializada uma versão de 4 lugares (Smart Forfour – 2003) que, por fim, não se revelou vantajosa e teve fim de produção em 2005. Desde 2007 até aos dias de hoje a Smart tem vindo a ganhar terreno apenas com a nova geração do veículo de 2 lugares, o Smart Fortwo, disponibilizado também em versão cabriolet coupé.