Mazda desvenda visão a longo prazo no domínio do desenvolvimento tecnológico

A Mazda Motor Corporation deu hoje a conhecer o plano “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, uma nova visão a longo prazo no domínio do desenvolvimento tecnológico, contemplando o futuro até ao ano 2030. Para o efeito, a Mazda divulga, agora, parte da nova ofensiva tecnológica, nomeadamente os planos para a introdução de uma nova geração de motores, com a designação SKYACTIV-X, em 2019.

 

O SKYACTIV-X será o primeiro motor do mundo comercialmente disponível a utilizar ignição por compressão.1

 

No âmbito da estratégia “Sustainable Zoom-Zoom” anunciada em 2007, a Mazda tem apostado fortemente em proporcionar um elevado prazer de condução, aliado a um excepcional desempenho em termos ambientais e de segurança. À luz das rápidas mudanças que estão a acontecer na indústria automóvel, esta nova estratégia assume uma perspectiva a longo prazo e define o modo como a Mazda vai usar o prazer de condução, o factor mais atractivo de um automóvel, para ajudar a resolver os problemas que afectam as pessoas, o planeta Terra e a sociedade como um todo.

 

Segue-se um resumo da estratégia “Sustainable Zoom-Zoom 2030” e da nova geração de motores SKYACTIV-X.

 

1. “Sustainable Zoom-Zoom 2030”

A Mazda entende que é sua missão proporcionar um planeta Terra maravilhoso e enriquecer a vida das pessoas, individualmente e em termos de sociedade como um todo. A empresa irá continuar a procurar formas de inspirar as pessoas através da valorização proporcionada pelo automóvel.

 

Terra

Criar, através de iniciativas de conservação, um futuro sustentável no qual pessoas e veículos coexistem em harmonia.

 

A abordagem Mazda

  • Expandir as medidas respeitantes à redução do dióxido de carbono numa perspectiva “well-to-wheel” tendo em conta as emissões ao longo de todo o ciclo de vida do veículo;
  • Ter como objectivo reduzir, em 2030, a sua média corporativa em termos de emissões de dióxido de carbono “well-to-wheel” para 50% face aos níveis de 2010, alcançando uma redução de 90% em 2050;
  • Fazê-lo através de uma política que dê prioridade a melhorias nos consumos de combustível e medidas tendentes a emissões mais limpas com aplicação ao mundo real;
  • Em linha com esta política, prosseguir com os esforços de aperfeiçoamento do motor de combustão interna, o qual vai continuar a equipar a maioria dos veículos a nível mundial, por muitos e bons anos, alcançando, desse modo, o maior contributo possível para a redução das emissões de dióxido de carbono, combinando os resultados com tecnologias de electrificação realmente eficientes;
  • Iniciar, a partir de 2019, a introdução de veículos eléctricos e de outras tecnologias de propulsão eléctrica em regiões que recorrem a uma elevada proporção de energias limpas e produção de electricidade, ou que restringem a circulação de certos veículos, como forma de reduzir a poluição atmosférica.

 

Sociedade

Conjugando os automóveis e uma sociedade que proporcione segurança e paz de espírito, a Mazda pretende criar um sistema que traga maior riqueza à vida das pessoas, proporcionando mobilidade sem restrições em todo o planeta.

 

A abordagem Mazda:

  • Desenvolver tecnologias de segurança mais avançadas no âmbito da filosofia Mazda Proactive Safety, trabalhando com o objectivo de eliminar os acidentes rodoviários;
  • Reforçar ainda mais os fundamentos da segurança, nomeadamente uma correcta posição de condução, colocação dos pedais e boa visibilidade, alargando-os como padrão a toda a sua gama de modelos;
  • Promover uma maior harmonização das avançadas características de segurança inerentes ao sistema i-ACTIVSENSE, que ajuda os condutores a reconhecer e avaliar potenciais perigos. À semelhança do que acontece no Japão, onde alguns conteúdos já começam a fazer parte do equipamento de série dos diferentes modelos, alargar estas tecnologias em igualdade de circunstâncias noutros mercados a partir de 2018;
  • Iniciar, já em 2020, testes das tecnologias de condução autónoma, actualmente em processo de desenvolvimento em linha com o Mazda Co-Pilot Concept2, baseado na filosofia Mazda de desenvolvimento centrada no ser humano, e adoptar este sistema de série em todos os modelos em 2025;
  • Recorrendo a tecnologias de conectividade, criar um novo modelo de negócio que permita aos proprietários de veículos servir as necessidades das pessoas que vivem em zonas despovoadas e dos que têm dificuldades de mobilidade.

 

Pessoas

Reforçar o bem-estar mental dos clientes com a satisfação que advém da protecção do planeta, contribuindo para a sociedade com veículos que garantam um verdadeiro prazer de condução.

 

A abordagem Mazda:

  • Dar continuidade à sensação de condução Jinba-Ittai, introduzindo melhoramentos que libertem o potencial das pessoas e as revitalizem mental e fisicamente;
  • Com base na filosofia “dar vida ao automóvel”, desenvolver ainda mais o design KODO, de modo a elevar o design automóvel a um nível equiparado à arte, capaz de enriquecer as emoções de todos os que os observam.

 

 

2. Nova geração de motores SKYACTIV-X

 

Inovações tecnológicas

  • O motor SKYACTIV-X é o primeiro motor a gasolina do mundo disponível comercialmente a utilizar ignição por compressão, na qual a mistura de ar com gasolina entra em ignição espontânea quando comprimida pelo êmbolo (ou pistão);
  • Um método de combustão exclusivo deste motor, designado Spark Controlled Compression Ignition consegue superar dois problemas que impediam a comercialização de motores a gasolina com ignição por compressão: maximizar a área na qual a ignição por compressão é possível e alcançar uma transição continua entre compressão, ignição e faísca.

 

Características:

  • Este novo e exclusivo motor a combustão combina as vantagens dos motores a gasolina e Diesel para obter uma excepcional performance ambiental, bem como em termos de potência e de aceleração;
  • Juntando um turbocompressor à ignição por compressão, permite-se não só reduzir os consumos, como também uma excelente resposta do motor, para além de um aumento de 10 a 30% no binário face à actual geração de motores SKYACTIV-G a gasolina3;
  • A ignição por compressão possibilita uma combustão pobre, a qual melhora a eficiência do motor entre 20 e 30% face ao actual bloco SKYACTIV-G, e entre 35 a 45% em comparação com um motor Mazda a gasolina de 2008, com cilindradas equivalentes. Em termos de poupança de combustível, o motor SKYACTIV-X chega a igualar, ou mesmo a superar, os valores do mais recente motor Diesel SKYACTIV-D;
  • Com uma elevada eficiência ao longo de uma ampla faixa de rotações e fases de carga, o novo motor possibilita uma muito maior liberdade na selecção das relações de caixa, proporcionando maior economia de combustível e performance de condução.

 

Mantendo um movimento contínuo, a Mazda espera poder ajudar a criar um futuro no qual as pessoas, o planeta e a sociedade possam co-existir com os automóveis, enriquecendo a vida das pessoas através da experiência de posse de um automóvel, tornando-se numa marca com a qual os clientes sintam uma forte ligação emocional.

 

 

1                      Em Agosto de 2017. De acordo com estudos internos.

2        Protótipo de desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma da Mazda, centrada no ser humano. As pessoas desfrutam da condução, ao mesmo tempo que são revitalizados mental e fisicamente. Enquanto isso, o veículo é conduzido “virtualmente” com um firme domínio do condutor e da viatura. Em situações inesperadas, como a perda súbita de consciência, o carro substitui-se ao condutor, contacta automaticamente os serviços de emergência e dirige-se em segurança para o local mais adequado.

3                      O motor está ainda em desenvolvimento e todos os dados estão sujeitos a alterações.

4        Uma condição em que a relação de gasolina/ar é reduzida a um nível que não produziria ignição num motor com velas de ignição.