Kia Picanto GT Cup dá novo fôlego ao Desporto Automóvel

A Kia e a CRM Motorsport voltaram a unir esforços para construírem uma competição revolucionária no panorama do desporto automóvel em Portugal. A parceria reforçada traduz-se no Kia Picanto GT Cup, uma competição inovadora que tem início marcado para a próxima temporada e que se propõe a facilitar a prática do automobilismo no nosso país.

 

O Kia Picanto GT Cup é um troféu monomarca em que os Pilotos vão pilotar o Kia Picanto com motor 1.0 Turbo, 140 cavalos de potência, tração dianteira e uma caixa manual de cinco velocidades num calendário competitivo misto com corridas de velocidade e ralis. Impulsionada pela Kia, esta competição pretende ser a rampa de lançamento de novos valores no automobilismo português e uma fórmula que permite a Pilotos mais experientes continuarem em atividade com custos controlados.

 

O Kia Picanto GT Cup está estruturado em três categorias. A Júnior é a porta de entrada para o automobilismo. Os participantes aí integrados só podem correr se tiverem mais de 16 anos (inclusive), menos de 27 anos (inclusive) e nunca tenham tido licença desportiva FPAK, exceto de karting. Na categoria Sénior podem entrar todos os Pilotos que já tenham tido licença desportiva de automobilismo (exceto se pontuaram em campeonatos nacionais nos últimos três anos). A terceira categoria é a Taça Feminina, reservada a mulheres, mas que só será uma realidade se houver um mínimo de três equipas.

 

Com oito eventos no calendário provisório, o Kia Picanto GT Cup constitui-se como o desafio mais completo e versátil do panorama competitivo em Portugal. O início está previsto para Maio, com o Estoril Delivery Day e termina em Novembro, no Estoril Racing Festival. Nos oito eventos previstos, três formam a Taça Kia Picanto GT Cup Velocidade, enquanto outras três constituem a Taça Kia Picanto GT Cup Ralis. O Estoril Delivery Day é um dia de formação para os mais novos, no qual estes têm aulas práticas e teóricas, e uma oportunidade para os séniores terem o primeiro contacto com o carro. O Sponsor Day também se realizará no Circuito do Estoril, em Setembro, e tem por base uma acção de co-driving em conjunto com os patrocinadores de cada projeto.

 

O vencedor da Super Taça Kia Picanto GT Cup será o piloto com a maior pontuação somada na Taça de Velocidade e na Taça de Ralis. Deste modo, os Pilotos, que por uma questão de custos optem por partilhar carro, devem, cada um, participar numa das taças: velocidade ou ralis. Assim ficam habilitados a discutir a vitória da Taça em que participarem, mas excluídos da Super Taça.

 

A organização do Kia Picanto GT Cup vai disponibilizar 30 carros para a primeira temporada deste promissor troféu monomarca. Os interessados devem realizar a encomenda, através da plataforma digital localizada no seguinte endereço www.kiapicantogtcup.com, até ao próximo dia 7 de dezembro. A entrega dos carros está agendada para o dia 6 de maio de 2018, no Circuito do Estoril (Estoril Delivery Day). Aí será feito um sorteio para a atribuição de cada um dos 30 exemplares aos proprietários.

 

Prémio FPAK aos novos valores

Uma das novidades associadas ao Kia Picanto GT Cup é a forma como esta competição é vista para lançar novos valores no desporto automóvel. O potencial é tal que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting vai, em 2019, dar a possibilidade a um dos vencedores do campeonato nacional de karting de 2018 de fazer toda a temporada ao volante de um Kia Picanto. A organização está, ainda, a preparar mais um conjunto de prémios aliciantes que divulgará brevemente.

 

Equilíbrio técnico

O Kia Picanto GT Cup tem como base competitiva a igualdade técnica dos modelos participantes. A organização definiu, por isso, um sistema com medidas que garantam maior equidade em corrida. Haverá verificadores oficiais Kia em todas as provas, as centralinas vão ser distribuídas pelos carros aleatoriamente e estão definidas outras medidas de fiscalização para impedir qualquer tipo de irregularidade técnica. O não cumprimento das regras levará à tomada de medidas pesadas, como a exclusão do troféu.

 

Ênfase na comunicação

A competição organizada pela Kia e pela CRM Motorsport é inovadora a vários níveis. Um dos quais, a comunicação. Além da divulgação e da promoção da competição, os Pilotos e as equipas podem receber pontos extra conforme o cumprimento do manual de comunicação que devem seguir. Além disso, serão também atribuídos pontos de performance nesta matéria, através da medição feita pelos números de partilhas e de comentários nas páginas oficiais de cada participante no Kia Picanto GT Cup.

 

João Seabra, director-geral da Kia Portugal, não esconde a expectativa que existe em torno deste novo projeto. “A Kia Portugal tem uma forte tradição no apoio ao desporto automóvel em Portugal e sempre apostou em dar a oportunidade aos Pilotos de realizarem os seus sonhos. O Kia Picanto GT Cup será uma pedrada no charco e um recomeço da fileira de evolução de todos aqueles que se querem iniciar no desporto automóvel ou para aqueles que saem do karting. Vamos ter ainda uma classe para os que, já não sendo novos ou iniciados, pretendem continuar a divertir-se a muito baixo custo em provas automobilísticas. Esperamos por todos nas pistas ou estradas em 2018 ao volante do giríssimo Kia Picanto GT Cup”, afirmou.

 

O presidente da FPAK, Ni Amorim, enaltece o cariz formador do Kia Picanto GT Cup e destaca a sua importância no panorama geral do desporto automóvel português: “A FPAK saúda o surgimento deste troféu monomarca enquanto marco importante para a revitalização do desporto automóvel no nosso país e na qual tanto nos empenhamos”. O presidente da Federação considera ainda que “esta nova competição assume-se como uma importante catapulta para quem queira iniciar-se e evoluir no desporto automóvel. A fórmula encontrada não só dá a hipótese dos novos pilotos poderem perceber qual a especialidade que mais gostam e em que se sentem mais à vontade, como o podem fazer sob uma política de custos controlados”.

 

Tiago Raposo Magalhães, responsável da CRM Motorsport, explica o que está por detrás deste projeto. “O Kia Picanto GT Cup é um trampolim de entrada no automobilismo nacional e a única competição que participa em provas de estrada e circuitos. Torna-se, por isso, uma competição mais abrangente no plano desportivo. Será inovador pelo facto de pontuar a capacidade de comunicar de cada piloto, preparando-os melhor para a manutenção e progressão da carreira neste desporto. O Kia Picanto GT Cup reúne todos os ingredientes para ser um sucesso nos próximos quatro anos”, destacou Tiago Raposo Magalhães.

 

Calendário Provisório Kia Picanto GT Cup
6 de Maio – Estoril Delivery Day*”
27 de Maio – Braga Racing Weekend*
30 de Junho e 1 de Julho – Rali Casino de Espinho”
4 e 5 de Agosto – Rali Vinho Madeira”
16 de Setembro – Estoril Sponsor Day*”
22 e 23 de Setembro – Rali de Castelo Branco”
27 e 28 de Outubro – Algarve Racing Weekend*
10 e 11 de Novembro – Estoril Racing Festival*

 

* Taça Kia Picanto GT Cup Velocidade
” Taça Kia Picanto GT Cup Ralis
*” Super Taça Kia Picanto GT Cup