Ford Premia com 30.000 Euros Start-ups que Trabalham em Aplicações de Carpooling, Navegação e Podcast para o Sistema de Conectividade SYNC

O seu percurso diário de condução pode-se tornar uma fonte de rendimento e até mesmo ajudá-lo a fazer novos amigos, com uma aplicação inovadora que preenche lugares vazios nos carros e conecta condutores e passageiros com ideias semelhantes com base na localização e na rota.

 

A ideia partiu da start-up francesa Zify, e é uma das três apps vencedoras do desafio da Ford AppLink “Make It Driveable”, recebendo cada uma 10.000 euros e uma oportunidade de continuar a trabalhar com a Ford. Também foi seleccionada a Acast que oferece podcasts personalizados ao percurso do condutor, interesses e hora do dia e a RouteValet, que une transporte público e privado multimodal numa aplicação de planeamento de percurso.

 

“Para as cidades inteligentes do amanhã, necessitamos de veículos inteligentes e estas três aplicações vencedoras podem, cada uma delas, desempenhar um papel importante na simplificação das nossas deslocações, tornando-as mais agradáveis e até permitir aos condutores gerar rendimento nas viagens que iriam fazer de todos os modos,” afirmar Abraham Philip, gestor de Serviços e Veículos Conectados da Ford Europa, na cerimónia de prémios que teve lugar no Salão Gustav Eiffel, na Torre Eiffel, em Paris.

 

O sistema de conectividade Ford SYNC permite aos condutores controlar por voz as aplicações de smartphones a partir do seu assento e aceder a elas utilizando um ecrã táctil. Para o desafio, a Ford recebeu mais de 70 inscrições de start-ups europeias de mobilidade, telemática, estacionamento, produtividade e entretenimento; as 20 finalistas já oferecem aplicações e soluções no mercado e o potencial de serem utilizadas em veículos Ford.

 

As equipas contaram com o apoio de mentores executivos que puseram à prova as apps utilizando hardware da Ford e apresentaram as suas ideias directamente a clientes Ford de França e outros países europeus, em grupos de foco moderados. Este feedback será usado quer pela Ford para obter a percepção sobre o que esperam os clientes das aplicações no futuro, como será também partilhado com as start-ups. A aplicação de carpooling da Zify, que é já o maior mercado online de carpooling na Índia, primeiro combina as pessoas de acordo com a viagem desejada, mas pode depois juntar aquelas que gostam de conversar, preferem permanecer em silêncio ou ouvir o rádio, por exemplo.

 

“As pessoas querem aplicações e serviços que permitam uma condução mais eficiente e recompensadora e isso é exactamente o que estamos a tentar fazer com esta nova aproximação ao carpooling. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com a Ford para que esta ideia possa tornar-se uma realidade aqui na Europa,” afirmou o CEO da Zify, Anurag Rathor, cuja aplicação permite aos passageiros fazer pagamentos e aos condutores recebê-los.

 

A Ford organizou desafios de aplicações em Berlim. Dublin e Tel Aviv e proporciona software e tecnologia para a comunidade de desenvolvimento de aplicações através do Programa de Desenvolvimento SYNC AppLink – com mais de 15.000 utilizadores registados. O software SYNC Emulator é gratuito e permite aos programadores criar e testar a compatibilidade de aplicações com o sistema de conectividade do fabricante, sem necessidade de aceder a um veículo.