Novo SUV Ford Edge Estreia Motor EcoBlue Bi-Turbo de 238 CV e Tecnologias Inovadoras de Assistência ao Condutor

A Ford desvendou hoje o novo SUV Ford Edge aos clientes europeus, aquele que é o tecnologicamente mais avançado SUV de sempre da marca.

 

 

O novo Ford Edge integra uma vasta gama de tecnologias de assistências ao condutor, baseadas em câmaras e sensores, concebidas para tornar as viagens mais confortáveis e tranquilas, ao mesmo tempo que ajudam os condutores a evitar ou mitigar os efeitos das eventuais colisões, incluindo a estreia europeia dos seguintes sistemas: Travagem Pós-Colisão, Assistente de Manobras Evasivas, e Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop-and-Go e Assistente de Centragem na Faixa.

 

O novo Edge estreia ainda na Europa um nova e potente variante do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, mais económica e com sobrealimentação bi-turbo, combinado com uma nova caixa automática de oito velocidades que proporciona uma condução sem esforço.

 

Apresentado no nível de equipamento desportivo ST-Line, o novo Edge afirma-se pelo novo visual dianteiro e traseiro, uma grelha de malha larga, painéis de carroçaria com código de cor, saias laterais e jantes de 20 polegadas em alumínio de série.

 

Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, "O novo Ford Edge é a nossa proposta mais atraente para os clientes europeus que estão a aderir em massa aos SUV: proporciona-lhes uma utilização de excelência em cidade, graças às nossas tecnologias de assistência à condução, as mais avançadas de sempre da Ford, e uma condução em estrada ainda mais económica, graças ao novo motor diesel EcoBlue de 2,0 litros e à caixa automática de oito velocidades."

 

Um SUV inteligente para um mundo inteligente

O novo Ford Edge estreia, na Europa, três novas tecnologias Ford de assistência à condução:

 

  • Travagem Pós-Colisão: ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo;

 

  • Assistente de Manobras Evasivas: ajuda os condutores a manobrar a direcção de forma a evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados. Concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas;

 

  • Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop-and-Go e Sistema de Centragem na Faixa: ajuda o veículo a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente. Por outro lado, mantendo o veículo centrado na sua faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas e com pouco trânsito na estrada

 

Outras tecnologias de assistência ao condutor que utilizam câmaras, radares e sensores ultra-sónicos para reduzir o cansaço dos condutores: Sistema de Faróis Dianteiros Adaptativos, Sistema de Informação do Ângulo Morto, Luzes de Máximos Sem Encandeamento, Limitador de Velocidade Inteligente, Alerta de Manutenção na Faixa, Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

 

A condução e o estacionamento em cidade ou em zonas urbanizadas passa a ser mais confortável e menos exigente, graças a funções e características como Alerta de Trânsito Cruzado, Direcção Adaptativa Ford, Assistência Activa ao Estacionamento com Estacionamento Perpendicular, Ajuda ao Estacionamento Lateral e Assistência de Saída de Estacionamento, sistemas que ajudam os condutores a sair dos espaços de estacionamento.

 

Performance potente e sofisticada

O novo Edge recorre às mais recentes tecnologias de propulsores da Ford para oferecer um desempenho sem esforço, juntamente com valores optimizados de consumo de combustível e de emissões de CO2.*.

 

O novo motor diesel Ford EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros oferece níveis de potência, binário e performance de condução dignos de um motor de maior cilindrada, juntamente com os valores optimizados de consumo de combustível e de baixas emissões de CO2 típicos de um motor de baixa cilindrada.

 

Adoptando, pela primeira vez, um avançado sistema de dois turbos (bi-turbo) no motor EcoBlue, a nova configuração do motor mantém a sofisticada tecnologia de injecção de combustível e a arquitectura de baixo atrito dos blocos EcoBlue, de forma a cumprir os rigorosos padrões da norma de controlo de emissões Euro 6.

 

O motor EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV do novo Edge está associado ao Sistema de Tracção Inteligente da Ford, e proporciona valores optimizados em termos de binário a baixo regime, bem como de ruído, vibrações e aspereza, oferecendo, simultaneamente, uma aceleração suave e linear que contribui para uma experiência de condução mais confortável.

 

A excelente capacidade de resposta e o binário disponíveis a baixo regime, resultam da utilização em série de um turbo pequeno, de alta pressão, e de um turbo maior, de baixa pressão. Nos regimes mais elevados, o motor recorre apenas ao turbo de maiores dimensões para obter a pressão necessária ao desenvolvimento da potência máxima.

 

Os colectores do turbo e de escape melhorados possuem cerca de 30% de níquel para uma resistência optimizada à temperatura de 860 graus centígrados gerada pelo sistema bi-turbo. Foi também adoptado um sistema de arrefecimento a água para os rolamentos dos turbos e para o alojamento do turbo de baixa pressão.

 

Dotado de série com Auto Start-Stop, o motor Ford EcoBlue de 2,0 litros está também disponível no novo Ford Edge em duas variantes adicionais:

  • Uma versão de 190 CV combinada com caixa manual de seis velocidades e Tracção Integral Inteligente Ford;
  • Uma versão de 150 CV combinada com a nova caixa automática Ford de oito velocidades e tracção dianteira [nota: versão apenas disponível para mercados com volante à direita]

 

A nova caixa automática Ford de oito velocidades foi concebida para optimizar ainda mais a economia de combustível e proporcionar uma elevada capacidade de resposta, com passagens suaves e rápidas. Especificamente adaptada para cumprir as expectativas dos condutores europeus, esta transmissão tem, entre outras, as seguintes características:

  • Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia os estilos individuais de condução de forma a optimizar os timings das passagens de caixa. O sistema consegue identificar inclinações de subida e de descida, bem como curvas fechadas, e ajusta as passagens de caixa de acordo com esses padrões, proporcionando uma experiência de condução com mais estabilidade, mais envolvente e requintada;
  • Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, o qual avalia informação do veículo e ambiental para ajudar a ajustar as pressões exercidas na embraiagem, com o objectivo de proporcionar passagens de caixa mais suaves de forma consistente. A tecnologia consegue também ajustar a suavidade das passagens de caixa em função do estilo de condução.

 

Versão desportiva Edge ST-Line

Concebida para clientes que ambicionam a imagem desportiva dos modelos Ford ST, a gama de modelos ST-Line da Ford oferece um visual inspirado na gama Ford Performance, juntamente com opções de motorização mais potentes.

 

O novo Edge ST-Line apresenta um visual exterior e interior dinâmico e ousado, o qual inclui:

  • Zona inferiores das portas, guarda-lamas e saias laterais na cor da carroçaria e grelha superior dianteira com acabamento em preto nas barras horizontais e na moldura;
  • Jantes de 20 polegadas de série ou de 21 polegadas em opção, ambas em alumínio e pintadas;
  • Dupla saída de escape com ponteiras cromadas;
  • Bancos Miko®-Dinamica parcialmente revestidos a couro perfurado, estando os dianteiros dotados de 10 regulações eléctricas;
  • Volante e punho da caixa de velocidades revestidos a couro perfurado, com costuras a vermelho nas versões de caixa manual;
  • Pedais desportivos em alumínio, forro do tejadilho em preto e tapetes premium em veludo.

 

A suspensão com configuração desportiva reforça ainda mais a experiência de condução do novo Edge ST-Line, apoiada pela tecnologia Direcção Adaptativa Ford, a qual optimiza a resposta da direcção, tornando o novo Edge mais fácil de manobrar graças à constante alteração da desmultiplicação em função da velocidade do veículo. As versões com caixa automática de oito velocidades possuem patilhas no volante.

 

Interior conectado e confortável

No compartimento de media dianteiro do Ford Edge é possível ter, em opção, um tapete de carregamento sem fios (wireless) para dispositivos compatíveis. O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto™ sem custos adicionais, permite aos condutores controlar smartphones conectados e os sistemas de áudio, de navegação e de climatização através da utilização de comandos por voz e um touchscreen de oito polegadas a cores.

 

Os clientes podem optar por melhorar a sua experiência de áudio com um novo sistema de som premium B&O PLAY especificamente configurado para o Edge. O sistema utiliza um Processador de Som Digital de 10 canais para controlar e equalizar cada uma das colunas, garantido um distribuição de som perfeitamente uniforme em todo o habitáculo. O sistema opcional de som surround proporciona uma experiência áudio ainda mais envolvente.

 

O novo Edge conta também com um painel de instrumentos digital 3D totalmente configurável, permitindo aos condutores personalizar a configuração do velocímetro, conta-rotações e ecrãs de informações do veículo de acordo com as suas preferências (em sete cores diferentes), mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência simples e elegante. Outras tecnologias de conforto e conveniência disponíveis em opção incluem tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos e volante aquecido.

 

Com materiais harmoniosos e de elevada qualidade, o espaçoso interior do novo Edge emana uma percepção totalmente premium. A consola central foi redesenhada e apresenta agora um comando rotativo para a caixa automática de oito velocidades, solução que permitiu libertar espaço e facilita o acesso ao tapete de carga wireless, oferecendo, simultaneamente, um toque moderno e sofisticado ao veículo.

 

Em vez da alavanca convencional, o travão de estacionamento é agora por botão electrónico, contribuindo para maximizar o espaço anteriormente ocupado pelo sistema manual, tendo agora sido introduzidos suportes de copos ajustáveis e um espaço de arrumação com profundidade suficiente para acolher livros, brinquedos e tablets. Existem ainda mais dois espaços de arrumação: um debaixo do tablier (porta-luvas de abertura basculante), ainda maior que o espaço na consola central, e outro no topo do painel de instrumentos.

 

Uma gama completa

O novo Edge será proposto aos clientes europeus nas versões Vignale, a mais sofisticada, Titanium, com um toque elegante, e Trend, com um generoso equipamento de série, além da variante desportiva ST-Line.

 

As actualizações estéticas extensíveis a toda a gama incluem uma grelha mais larga e com um acabamento exclusivo em cada nível de equipamento, bem como um tablier mais actual, que combina uma aparência atlética e moderna. As ópticas LED dianteiras e traseiras, de série em todas as versões, podem ser complementadas com luzes diurnas LED em desenho exclusivo. O capot redesenhado transmite uma postura mais musculada e firme.

 

Recorde de vendas

Em 2017, as vendas de modelos SUV da Ford aumentaram 24 por cento, impulsionadas pelas vendas recorde registadas pelos modelos EcoSport, Kuga e Edge. Durante o ano passado, a Ford vendeu 230.600 SUV, ou seja, quase 1 em cada 5 novos veículos Ford vendidos na Europa. Desde o seu lançamento em 2016, o novo Edge já vendeu mais de 26.000 unidades na Europa, das quais 16.000 em 2017.

 

O novo Ford Edge SUV estará à venda no mercado europeu na segunda metade deste ano.