Peugeot Rifter entra em ação

Profundamente enraizado no espírito distintivo e gratificante das mais recentes criações da Marca, o novo Peugeot Rifter adota uma silhueta inovadora, esculpida para a aventura do quotidiano.

 

O Peugeot Rifter combina um estilo simultaneamente robusto e atrevido. O seu espírito aventureiro torna-o confortável em todos os ambientes, da selva urbana à exploração da natureza no seu estado puro.

 

Equipado com a Peugeot i-Cockpit®, o novo Peugeot Rifter deixa a promessa de uma experiência de condução intensa e única na sua categoria, em todas as circunstâncias.

 

Construído sobre uma nova plataforma, o Peugeot Rifter garante resistência e robustez para enfrentar as utilizações mais exigentes. Disponível em dois comprimentos e dotado de 5 ou 7 lugares, o modelo cultiva versatilidade, modularidade e praticidade. Conta com motorizações eficientes e uma dotação técnica de última geração.

 

Verdadeiramente aventureiro para viver cada dia com intensidade, o Peugeot Rifter foi projetado para inspirar os exploradores do quotidiano.

 

“A Peugeot inova e surpreende. Temos como ambição tornar-nos no melhor construtor generalista topo de gama. Através do Peugeot Rifter, a Marca renova profundamente a sua oferta e gere a aliança perfeita entre versatilidade de utilização e prazer de condução, segundo a Peugeot. Dotado de uma verdadeira personalidade, o novo Peugeot Rifter, com o seu fascínio de 'aventureiro chique', expressa liberdade de ação.”

Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Geral da Peugeot

 

Nova denominação para uma silhueta inédita

A Peugeot assina esta nova oferta na sua gama de Veículos de Passageiros com uma denominação desconhecida até à data. Curto e contundente, o nome Peugeot Rifter mergulha de imediato no universo outdoor e nas suas utilizações.

 

A Peugeot agita a oferta do segmento. Mantendo os aspetos fundamentais deste mercado, o Peugeot Rifter vai ainda mais longe e acrescenta uma personalidade forte e dinâmica, com uma postura assertiva.

 

"O desafio para o Peugeot Rifter era oferecer um veículo desejável que mantivesse os imperativos de volume, robustez, modularidade e compacidade. A nova plataforma permite uma seleção de proporções perfeitamente equilibrada. Os nossos designers aproveitaram o seu potencial para expressar um tratamento estilístico muito identificativo desta nova silhueta.”

Keith RYDER, Responsável de design do Peugeot Rifter

 

Um design exterior potente e compacto de personalidade vincada

A filiação do Peugeot Rifter com os modelos de passageiros da gama Peugeot é evidente. A frente modernae robusta ostenta o Leão no centro de uma grelha vertical, característica dos mais recentes veículos da gama. O seu olhar felino adota uma assinatura luminosa LED para o centro dos projetores.

 

O perfil vincado sublinha a força do estilo. As proporções são perfeitamente equilibradas com um capot curto e horizontal, uma cintura elevada e projeções reduzidas. As barras de tejadilho são parte integrante do desenho, cujas bases abertas permitem cintar objetos.

 

Formas biseladas, simetricamente opostas na parte da frente e trás, moldam as portas bem como as superfícies vidradas, num novo desenho neste género de silhueta. Os embelezadores das cavas das rodas recortados também sublinham a personalidade atlética do veículo. O novo Peugeot Rifter encontra-se firme nos seus apoios. Estão disponíveis jantes diamantadas de 17 polegadas, dependendo da versão.

 

A secção traseira integra uma grande porta traseira, que dá acesso a uma bagageira generosa em volume. A associação à gama é clara, com as luzes dotadas de três garras expressivas do estilo Peugeot. O para-choques angular envolve a parte interior e garante uma ótima proteção no quotidiano.

 

O Peugeot Rifter apresenta algumas características estilísticas e funcionais do universo SUV: maior altura ao solo, rodas de grandes dimensões, proteções generosas da parte inferior das portas, embaladeiras, arcos de roda e para-choques, mas também dianteiras e traseiras.

 

Estes atributos contribuem para o reforço da sua personalidade e permitem-lhe explorar uma nova versatilidade: ser dinamicamente compacto na cidade e ter força e potência para as escapadas ao ar livre e para as longas viagens.

 

Para os que pensam ainda mais em tamanho, o Peugeot Rifter apresenta também uma nova versão longa (+35 centímetros), inédita em termos de habitabilidade e de aspetos práticos.

 

Se o estilo exterior, atrevido e dinâmico, do novo Peugeot Rifter surpreende pela força da sua expressão e encarna a modernidade e a valorização do seu condutor, o seu interior é inesperado.

 

Um interior simples e apurado com o Peugeot i-Cockpit®

O design interior do Peugeot Rifter é único no mercado. Ele confirma de imediato a ligação do Peugeot Rifter à marca.

 

O Peugeot i-Cockpit® sublinha um habitáculo harmonioso e verdadeiramente contemporâneo, jogando com a pureza das linhas, com a tecnologia visível e uma qualidade de acabamento fora do comum.

 

Nunca visto neste segmento, o Peugeot i-Cockpit® abre o caminho a uma experiência de condução que conta já com mais de 4 milhões de clientes. Oferece uma condução emocionante e intuitiva no quotidiano através de:

-          Um volante compacto, com duas zonas planas, permitindo uma melhor colocação das mãos e maior maneabilidade

-          Um ecrã tátil capacitivo de 8 polegadas ao alcance da mão e do olhar

-          Um head-up display de design superior com contornos cromados e elegantes ponteiros vermelhos. Possui um ecrã a cores para uma melhor leitura.

Definida em cada detalhe, a posição de condução inclui elegantes manípulos cromados para controlo do ar condicionado. Estes cercam o ecrã de temperatura num tom branco puro e estão diretamente ao alcance da mão.

 

Com um travão elétrico secundário, dependendo das versões, o espaço libertado na consola permite integrar zonas de arrumação com grande capacidade.

 

Tudo foi otimizado para o prazer e a concentração do condutor num habitáculo que combina aspetos práticos e elegância.

                                                                 

Um nível GT Line para mais estilo

Elegante e dinâmica, a versão GT Line do Peugeot Rifter completa a gama GT Line da Peugeot.

 

Distintiva, a versão GT Line conta com atributos específicos em Preto Onyx, tais como o contorno da grelha, capas dos retrovisores, barras do tejadilho ou ainda nas inserções nas faixas protetoras laterais.

 

Este estilo exclusivo é complementado por jantes de liga leve de 17’’ diamantadas “Aoraki”, bem como monogramas GT Line colocados nos guarda-lamas dianteiros e na porta da bagageira.

 

Um volante em couro, elementos embelezadores do painel de bordo em tom “Quente Brown”, um revestimento “Tissu Casual” ou ainda fundos quadriculados dos manómetros sublinham o interior ligado a este nível de acabamento.

 

O Peugeot Rifter encerra, assim, o seu ADN de explorador com elegância e convida a contar, a cada dia, com uma total liberdade de ação.

 

Um prazer de condução 100% Peugeot

O prazer de condução está nos genes da marca.

 

O novo Peugeot Rifter foi projetado sobre a plataforma EMP2, reconhecida pelas suas qualidades dinâmicas. Associada a desenvolvimentos específicos na estrutura traseira, de modo a favorecer a modularidade e a carga, o Peugeot Rifter garante um compromisso entre conforto e comportamento a um nível desconhecido no segmento.

 

A ligação à estrada é assegurada por uma estrutura frontal do tipo pseudo MacMcPherson e um eixo traseiro de travessa deformável. Para oferecer uma ligação à estrada digna da Marca, as suspensões e a direção contam com configurações específicas.

 

O Peugeot i-Cockpit®, a posição de condução elevada e o raio de viragem de 10,9 m garantem, assim, uma agilidade 10 vezes maior e uma excelente maneabilidade para um verdadeiro prazer de condução. A distância ao solo superior permite algumas habilidades na exploração de todo o tipo de terreno.

 

Capacidades ainda mais alargadas

Os mais aventureiros podem pensar fora da caixa, optando pelo uso do Advanced Grip Control. Associado a pneus MICHELIN LATTITUDE TOUR Mud & Snow, permite o controlo da motricidade, atuando continuamente sobre a patinagem das rodas. Além disso, está associado ao Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém automaticamente a velocidade ideal em encostas mais íngremes.

 

Uma versão de 4 rodas motrizes desenvolvida com o parceiro histórico DANGEL estará disponível em opção na gama do Peugeot Rifter.

 

Para ir ao encontro das mais exigentes utilizações, a robustez e a resistência também foram objeto de atenção, através de testes realizados em todos os terrenos e sob todos os climas.

 

"A aventura é a minha vida e a liberdade de movimento o meu bem mais precioso. A minha rotina diária é uma exploração sem fim do que a natureza e a cidade têm para oferecer: esqui, BTT, caminhadas, andar de skate, jet ski, carro, moto, etc. Tive a oportunidade de testar o novo Peugeot Rifter. As suas capacidades dinâmicas, a sua condução precisa e a sua agilidade impressionaram-me. Posso dizer que foi talhado para acompanhar-me em todas as circunstâncias.”

Stéphane Peterhansel, Piloto profissional. 13 vitórias no Dakar (automóvel & motos)

 

Uma gama de motores de elevado desempenho

O trabalho realizado sobre a arquitetura do veículo e a otimização do seu peso é um fator determinante na busca constante da redução dos consumos e das emissões de CO2.

 

A eficiência dos motores propostos é do mais elevado nível, respondendo às mais recentes normas Euro 6.c e encontram-se já prontos para o futuro ciclo de homologação WLTP.

 

A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:

  • PureTech 130 S&S com caixa de velocidades automática EAT8 de 8 relações (disponível em 2019)
  • PureTech 110 S&S com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)

 

Os motores PureTech contam com um GPF (Gasoline Particulate Filter) para a redução de emissões de partículas.

 

No domínio Diesel, o bloco 1.5 BlueHDi está disponível em três níveis de potência:

  • BlueHDi 130 S&S com caixa manual de 6 velocidades ou com caixa automática EAT8 de 8 velocidades
  • BlueHDi 100 com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)
  • BlueHDi 75, com caixa manual de 5 velocidades

 

Os motores Diesel estão todos dotados de um FAP (filtro de partículas) e redução catalítica seletiva (RCS), tecnologia que permite uma despoluição desde o arranque do motor, dispensando um aditivo ao FAP.

 

Tecnologia ao melhor nível

Respondendo a todas as necessidades do quotidiano, o Peugeot Rifter beneficia naturalmente dos mais recentes avanços tecnológicos da Marca.

 

A lista de equipamento tecnológico é impressionante e única no segmento, integrando, de acordo com as diferentes versões:

  • Travão elétrico secundário. Um grande espaço de arrumação ocupa o lugar habitualmente ocupado pelo travão de mão, libertando e otimizando o espaço a bordo e a praticidade.
  • Regulador de velocidade adaptativo, que mantém a velocidade programada e adapta a distância para com o veículo precedente. A total imobilização é possível nas versões com as caixas de automáticas de 8 velocidades.
  • Reconhecimento alargado dos painéis, mostra o painel de sinalização identificado e é proposta a velocidade máxima detetada na adaptação da velocidade do limitador/regulador.
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa, que corrige a trajetória no caso de uma desatenção do condutor.
  • Alerta de atenção ao condutor graças à atuação da câmara, a partir da análise do  comportamento do condutor e dos movimentos do volante. Sempre que é detetada uma falta de atenção é gerado um alerta sonoro e visual.
  • Active Safety Brake, em caso da deteção de um risco de colisão.
  • Controlo de estabilidade do atrelado, estabilizando o reboque e amortecendo os desequilíbrios ou, se necessário, diminuindo a velocidade do veículo.
  • Comutação automática de luzes, de circulação e de cruzamento.
  • Câmara de marcha-atrás “Visiopark 180°” que retrata a zona traseira a 180°, permitindo uma exibição clássica, a 180° (olho de pássaro) ou zoom na aproximação imediata a um obstáculo.
  • Vigilância do ângulo morto, com um alerta nos retrovisores exteriores.
  • Acesso e arranque mãos-livres.

 

Um sistema de infotainment de última geração

A conectividade é assegurada por um grande touchscreen a cores de 8’’. Posicionado ao alcance da mão, conta com 2 entradas USB, uma tomada jack, ligação Bluetooth e um carregador por indução. O sistema é completado pelo Mirror Screen, sistema compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™.

 

A navegação 3D conectada está associada ao comando vocal e permite realizar buscas simples e intuitivas a pontos de interesse. Também tem em conta o tráfego em tempo real (TomTom Trafic) e permite obter informações sobre parques de estacionamento, postos de gasolina e a meteorologia local.

 

Funcionalidade inteligente

O novo Peugeot Rifter oferece um volume flexível e facilmente adaptável.

 

A otimização da arquitetura permite contar com 2 versões, de 5 e 7 lugares, em cada um dos dois comprimentos, Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Este último junta uma distância entre eixos e projeções que garantem uma habitabilidade perfeita.

 

Na 2ª fila de bancos, cada um dos 3 assentos individuais pode receber uma cadeira de criança. Rebatem-se facilmente no piso a partir do comando “Magic Flat”, situado na bagageira (disponível no segundo trimestre de 2019).

 

Na versão Longa, os 2 bancos independentes da 3ª Fila são reguláveis longitudinalmente e podem ser retirados (como na versão Standard) para que o modelo se adapte a todas as situações, privilegiando o volume da bagageira, bem como o espaço para os joelhos dos passageiros.

 

A carga de objetos longos é facilitada já que o banco do passageiro da frente é rebatível ao nível do piso.

 

A bagageira do Peugeot Rifter tem um volume de carga que varia dos 775 litros sob a chapeleira da versão de 5 lugares no comprimento Standard, até aos 4.000 litros até ao tejadilho e com os bancos rebatidos na versão Longa.

 

Permitindo adaptar o layout da bagageira, a chapeleira tem duas posições e permite esconder da vista determinados objetos. Pode também ser armazenada atrás das costas dos bancos da 2ª fila.

 

Condutor e passageiros contam com diversos espaços de arrumação, generosos e de fácil acesso, distribuídos pelo habitáculo, na consola central, junto ao tejadilho, nas portas traseiras, nas filas 1 e 2 e na bagageira.

 

O airbag do passageiro da frente do tipo “Bag In Roof”, com a sua inovadora integração no tejadilho, permite a criação de um espaço de arrumação fechado e refrigerado de grande capacidade. O volume de arrumação máximo conjunto é inédito neste tipo de veículos: até 186 litros, dependendo das versões.

 

Desde a sua introdução em 2002, o emblemático tejadilho Zenith® tem evoluído ao longo das gerações do modelo, oferecendo sempre maior atratividade. Elogiado pelos clientes, dispõe, a partir de agora, de um tejadilho vidrado integral e de um ocultador elétrico.

 

É atravessado por um arco flutuante transparente, com compartimentos de arrumação. O habitáculo ganha, assim, em luminosidade. O arco pode guardar 14 litros de objetos.

 

Está associado ao conjunto do espaço de arrumação do tejadilho (acessível a partir da 2ª fila ou da bagageira) e ao capucine, contando com um perímetro de iluminação ambiente LED, num reforço de modernidade do interior. 

 

Um quotidiano facilitado

A otimização das portas laterais deslizantes permite aceder a bordo por uma abertura mais ampla. A nova arquitetura das calhas preserva a habitabilidade interior, eliminando a bossa ao nível dos ombros, permitindo uma melhor integração visual.

 

Única nesta categoria, a grande porta traseira incorpora uma janela traseira com abertura. Prática, ela permite o acesso à bagageira sem que se tenha de abrir o portão, num recurso particularmente útil para alcançar um objeto colocado sobre a chapeleira, ou quando o modelo está estacionado perto de um obstáculo.

 

O novo Peugeot Rifter será presentado em estreia mundial no Salão de Genebra 2018, iniciando a sua comercialização internacional em setembro, sendo a produção feita nas fábricas de Mangualde (Portugal) e Vigo (Espanha).

 

Uma versão inédita do Peugeot Rifter (Showcar) estará também exposta no Salão de Genebra.