A Citroën no Salão Automóvel de Genebra 2018

No Salão Automóvel de Genebra 2018, a Citroën demonstra as alterações feitas pela Marca, expondo, num stand completamente redesenhado, os 6 modelos introduzidos na Europa em menos de 2 anos.

 

Uma gama de propostas modernas e assertivas, que reúnem a nova imagem da Citroën e exibem o ADN da Marca, partilhando entre si um design arrojado, de carácter único, e um conforto global sublinhado pelo programa Citroën Advanced Comfort®.

 

-          Exposto em estreia mundial, o novo Berlingo, terceira geração de um ícone automóvel, dá continuidade à saga do modelo, combinando um carácter simples, funcional e mais inteligente ao serviço da praticidade e do conforto, adotando os novos códigos da Citroën.

-          Ao seu lado e pela primeira vez num salão internacional, a Citroën expõe o novo C4 Cactus, a berlina ultra-confortável, modelo que estreia, na Europa, as suspensões de Batente Hydráulico Progressivo™.

-          A Citroën também apresenta a sua oferta global de monovolumes que permitem viagens para grupos de 5 a 9 passageiros. Neste caso, a Marca uniformiza todos estes modelos sob uma única assinatura, através da denominação comercial SpaceTourer, em substituição da atual Picasso. Para o efeito, lança a Série Especial C4 SpaceTourer Rip Curl e expõe o SpaceTourer Rip Curl Concept, um estudo para um monovolume 4x4, nómada e fácil de usar, totalmente equipado, permitindo escapadas sem limites, modelo assente no savoir-faire da marca Rip Curl.

-          Também é evidenciada a ofensiva SUV, através do novo SUV Compacto C3 Aircross, modelo que já seduziu mais de 50.000 clientes, e do best-seller da Marca, o novo C3, exposto numa Série Especial associada às tendências e à moda, denominada “ELLE”.

 

A Citroën exibe em Genebra toda a sua dinâmica que vai muito para além dos produtos, sendo também expressa na coerência a 360° da Marca, desde a evolução dos pontos de venda, à imagem do stand, ou mesmo aos novos serviços de mobilidade. Tudo isto em benefício de uma experiência automóvel cada vez mais fluida e agradável.

 

No seu novo stand de 1100 m2, a Citroën apresenta uma gama moderna, totalmente rejuvenescida, que ilustra toda a coerência ao nível da ofensiva de produto que tem em marcha. Modelos que, mantendo as suas características, adotam os novos códigos estilísticos da Citroën e a mesma abordagem em termos de conforto moderno, global e homogéneo, decorrente do programa Citroën Advanced Comfort®. Uma aceleração da ofensiva de produto que permitirá à Marca continuar o seu crescimento. Em 2017, a Citroën registou um crescimento internacional de 7,5% (excetuando a China). Na Europa, com a comercialização de 786.000 unidades, bateu o seu recorde de vendas de há 6 anos, num aumento de volume acompanhado por um crescimento da quota de mercado em VP e VCL.

 

Um crescimento que, em 2018, se apoiará nos seguintes conteúdos:

 

ESTREIA MUNDIAL: NOVO BERLINGO, O NOVO CAPÍTULO DE UM ÍCONE AUTOMÓVEL

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvenda o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do tempo, tornando-se na referência do “sentido prático”, parceira de todas as atividades de lazer e de todas as famílias.

 

O novo Berlingo evolui em linha com os mais recentes modelos da Marca, ganhando modernidade pelo seu design e conforto. Adota uma nova morfologia e todos os códigos de estilo da nova Citroën, garante de uma atitude mais robusta. Astucioso, reforça os seus conteúdos práticos, nomeadamente através de um espaço a bordo e modularidade excecionais. Assente numa nova plataforma, conta com 19 tecnologias de assistência à condução, 4 tecnologias de conectividade, mecânicas de última geração e um tipo de ligação ao solo orientada para o conforto. A partir de agora disponível em 2 versões – M e XL (de 5 e 7 lugares), o novo Berlingo será comercializado no segundo semestre de 2018.

 

NOVO C4 CACTUS, A BERLINA ULTRA-CONFORTÁVEL

A Citroën apresenta, pela primeira vez num salão internacional, o novo C4 Cactus, a sua nova berlina ultra-confortável. Uma evolução profunda para o C4 Cactus que muda de dimensão em termos de tecnologias e motores, diferenciando-se pelo seu carácter único e pelo seu conforto.

 

Mantendo a ousadia e a modernidade, o design exterior evolui, apontando a uma subida de estatuto. No seu interior, o novo C4 Cactus imerge os ocupantes num casulo. Beneficiando do programa Citroën Advanced Comfort®, o novo C4 Cactus estreia na Europa as suspensões de Batente Hidráulico Progressivo™, alargando à maioria a experiência de efeito “tapete voador”, ao mesmo tempo que apresenta, em estreia mundial, os bancos Advanced Comfort.

 

UMA OFERTA COMPLETA DE MONOVOLUMES MODERNOS E COMPLEMENTARES

SpaceTourer é a nova assinatura que identifica uma oferta global composta por 3 monovolumes.

Com a introdução, na gama, da nova caixa automática EAT8, a Citroën rebatiza, no Salão de Genebra, os C4 Picasso e Grand C4 Picasso, modelos que passam a denominar-se C4 SpaceTourer e Grand C4 SpaceTourer, respetivamente. A Marca abrange, assim, sob uma mesma assinatura, um conjunto de produtos modernos e complementares que permitem viagens para grupos de 5 a 9 pessoas.

Assentes sobre a plataforma EMP2, o C4 SpaceTourer, Grand C4 SpaceTourer e SpaceTourer partilham um design gratificante, uma experiência única a nível de conforto e um conjunto de motores e tecnologias de última geração.

 

Adicionalmente, a Citroën e a Rip Curl estendem a sua colaboração e apresentam objeto de mobilidade por excelência: SpaceTourer Rip Curl Concept. Interpretação inédita do modelo SpaceTourer dedicada aos desportos ar livre, esta proposta moderna vê crescer as suas capacidades fruto de uma transformação 4x4 operada pela Automobiles Dangel. Para ir ainda mais além dos eventuais limites, conta com uma transformação para campismo da autoria da Pössl, resultando em duas das transformações disponíveis para o modelo SpaceTourer.

Este concept-car é exposto ao lado da série especial C4 SpaceTourer Rip Curl.

 

DOIS BEST-SELLERS: NOVO C3 E NOVO SUV COMPACTO C3 AIRCROSS

Duas viaturas de carácter afirmado que se destacam pelo seu elevado nível de conforto e pela sua praticidade, ilustrando o sucesso do novo posicionamento da Citroën. O novo C3 já totaliza cerca de 300.000 unidades vendidas e surge aqui exposto na sua versão especial, série C3 “ELLE”.

 

Quanto ao novo SUV Compacto C3 Aircross, primeiro modelo da ofensiva SUV da Citroën na Europa, apresenta um carácter único e a melhor síntese entre habitabilidade modularidade do seu segmento, num modelo que já conquistou 50.000 clientes.

 

Um crescimento também impulsionado pela modernização da Rede Citroën, que, à imagem do stand colorido e caloroso, evolui para se adaptar aos novos padrões de consumo e para estar mais perto dos clientes, como o comprovam as novas “Maisons Citroën”.

 

Ao nível dos serviços em implementação, como o Citroën Advisor, Rent & Smile ou Earn & Drive, permitem simplificar a experiência automóvel, com ganhos em transparência e confiança.

 

Encontro marcado no stand Citroën – no Hall 6 – para os dias 6 e 7 de março (Imprensa) e de 8 a 18 de março (Público).

A Conferência de Imprensa da Citroën terá lugar no dia 6 de março, às 13h30 (hora local, 12h30 em Portugal Continental) no stand da Marca.

 

A partir das 08h00 (hora local) estarão disponíveis para entrevistas os seguintes responsáveis da Citroën:

- Linda JACKSON, Diretora Geral da Citroën,

- Xavier PEUGEOT, Diretor de Produto Citroën,

- Arnaud BELLONI, Diretor de Comunicação e Marketing Citroën,

- Alexandre MALVAL, Diretor de Estilo Citroën.

 

01.ESTREIA MUNDIAL: NOVO BERLINGO, 3ª GERAÇÃO

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën expõe o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do tempo, tornando-se na referência do “sentido prático”, parceira de todas as atividades de lazer e de todas as famílias.

 

O novo Berlingo evolui em linha com os mais recentes modelos da Marca, ganhando modernidade pelo seu design e conforto, reforçando a sua frescura de espírito e os aspetos práticos que sublinham o sucesso deste modelo icónico, que já vendeu mais de 1,7 milhões de exemplares. Adota os elementos de identidade e de estilo da Citroën e uma nova morfologia que lhe garante uma atitude robusta e benevolente.

 

O novo Berlingo também reforça cada um dos seus pontos fortes em termos de espaço a bordo e de modularidade, oferecendo maior facilidade no quotidiano (3 bancos traseiros independentes facilmente rebatíveis, piso plano até ao assento do passageiro dianteiro, também ele rebatível, 2,70 m de comprimento de carga, 100 l adicionais de área de carga e muito mais).

 

Perfeitamente integrado no seu tempo, o modelo goza de uma nova plataforma e de 19 tecnologias de assistência à condução, 4 tecnologias de conectividade, mecânicas de última geração, nomeadamente os novos blocos Diesel 1.5 BlueHDi, 1.2 PureTech a gasolina ou a caixa automática EAT8, e uma ligação ao solo que sublinha o conforto típico da Marca.

 

Disponível em 2 versões, M e XL, de 4,40 m e 4,75 m respetivamente, e ambas com variantes de 5 e 7 lugares, o novo Citroën Berlingo é agora apresentado, em estreia mundial, no Salão de Genebra, iniciando-se a comercialização no segundo semestre de 2018.

 

O NOVO CAPÍTULO DE UM ÍCONE AUTOMÓVEL

Para substituir o Berlingo, a marca Citroën faz evoluir um verdadeiro ícone do segmento dos Veículos Multifunções, que criou há cerca de 22 anos. É um modelo de referência em alguns países, ao ponto de servir de exemplo na definição do próprio segmento, do mesmo modo que a expressão “Google it” serve para aconselhar uma pesquisa na internet.

 

Protagonista desse segmento, o modelo soube inovar ao longo dos tempos para se diferenciar e manter-se como a referência em termos de versatilidade e de praticidade, recorrendo, por exemplo, à introdução de 3 bancos traseiros independentes, do tejadilho de multifunções Modutop® ou do vidro traseiro com abertura. Soube transformar-se para trazer mais estilo, mais conforto e mais qualidades dinâmicas em estrada.

 

Um sucesso que não se dilui no tempo, já que 2017 foi o ano em que se produziram mais unidades Berlingo (VP+VCL) da sua 2ª geração, lançada em 2008, com um volume superior a 165.000 unidades, isto após um ano de 2016 já por si recorde. Modelo da Citroën mais vendido em mais de 17 países em 2017, o Berlingo mantém-se hoje como o segundo modelo Citroën mais vendido, logo atrás do C3. É, também, o segundo veículo multifunções mais vendido no seu segmento, no mercado VCL na Europa. No total, já se produziram mais de 3,3 milhões de exemplares desde o seu lançamento original em 1996.

 

Com esta terceira geração Berlingo, na sua versão de passageiros, a Citroën desvenda um importante modelo para a Marca e para o seu segmento. Um modelo atual que representa uma compra inteligente para famílias ou adultos que nele encontram o parceiro ideal das suas vidas ativas de múltiplas atividades. Representam uma comunidade que aposta num objeto automóvel diferente, simpático e nada ostensivo, que busca volume, aspetos práticos e simplicidade, sem esquecer o design, o conforto e a modernidade. Fiel à nova assinatura da Marca “Inspired by you”, o novo Citroën Berlingo responde com design e conforto. 

 

CARÁCTER REFORÇADO: OS CÓDIGOS DE ESTILO DO NOVO CITROËN

Mais moderno, o novo Citroën Berlingo propõe uma atitude aventureira robusta e imponente, sem perder o seu carácter peculiar e fresco:

  • Uma morfologia diferente, fruto de um para-brisas avançado e um bloco frontal mais alto e mais curto, graças, em particular, à adoção da plataforma EMP2 na parte dianteira que permite uma projeção frontal mais curta,
  • Uma frente coerente com a identidade da marca Citroën com a assinatura luminosa de duplo patamar e personalização dos faróis de nevoeiro de cantos arredondados,
  • Uma silhueta fluida marcada por flancos trabalhados, pelos Airbump® na zona inferior das portas, ou um ponto de término no final do tejadilho que lhe garante maior dinâmica,
  • Um interior desenhado no espírito Citroën com um painel de bordo flutuante e diferentes ambientes interiores,
  • Personalização com pontos coloridos: Packs de Cor, em Branco ou Laranja (pack XTR),
  • Duas dimensões, M e XL, de 4,40 m e 4,75 m, cada uma delas disponível em versões de 5 e 7 lugares.

 

MAIS INTELIGENTE PARA FACILITAR A VIDA E O BEM-ESTAR A BORDO

O novo Citroën Berlingo tira partido dos seus pontos fortes para oferecer uma enorme facilidade:

  • Uma modularidade excecional com 3 bancos individuais nos lugares traseiros, que se rebatem através de uma simples operação na bagageira através dos comandos Magic Flat®*. Associado ao banco do passageiro dianteiro, também ele retrátil, permite-se a obtenção de um piso completamente plano e de um comprimento de carga até aos 2,70 m na versão M e de 3,05 m na versão XL,
  • Duas portas laterais de grandes dimensões que integram vidros descendentes elétricos,
  • Volume de referência na bagageira, aumentado em 100 l, alcançando os 775 l na versão M, com fácil acesso através do vidro traseiro de abertura e uma chapeleira com compartimento para objetos, de 2 posições,
  • 28 zonas de arrumação mais inteligentes e maiores (até aos 186 litros) como o tejadilho multifunções Modutop® de nova geração, que oferece maior luminosidade, ou o porta-luvas Top Box único, graças à implantação da solução Airbag in Roof.

 

Por outro lado, o novo Citroën Berlingo reforça as suas prestações através da adoção de:

  • Plataforma EMP2 na sua síntese dianteira, que lhe permite ganhar capacidade de manobra (direção assistida eletricamente, diâmetro de viragem), otimizar o peso e aceder aos mais recentes sistemas de ajuda à condução, enquanto a configuração traseira se mantém inalterada, garantindo uma maior capacidade de carga útil e a conservação da sua largura entre cavas de rodas,
  • 19 tecnologias de ajuda à condução, como o sistema de Heads-up display a cores, Regulador de velocidade adaptativo com função STOP, Travão de estacionamento elétrico, Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision, Grip Control com Hill Assist Descent ou Controlo de estabilidade do atrelado,
  • 4 tecnologias de conectividade, como o Citroën Connect Nav ou a Recarga de telemóveis sem fios,       
  • Uma ligação ao solo tipicamente Citroën, beneficiando do seu melhor savoir-faire ao serviço do conforto,
  • Uma ampla gama de motores, com destaque para o novo 1.5 BlueHDi ou a caixa automática EAT8, bem como o bloco PureTech 1.2.  

                    *bancos individuais rebatíveis disponíveis no lançamento, sistema Magic Flat® disponível na primavera de 2019

 

02.NOVO C4 CACTUS: A BERLINA ULTRA-CONFORTÁVEL

A Citroën desvenda o novo C4 Cactus, a sua nova proposta de berlina compacta. Uma evolução profunda para o C4 Cactus que assume toda uma nova dimensão em termos de tecnologias e motores, diferenciando-se dos demais pelo carácter único e pelo conforto. Mantendo a sua ousadia e a modernidade, o seu design exterior evolui, reforçando o seu estatuto.

 

A bordo, o novo C4 Cactus distingue-se pelo conforto, imergindo os seus ocupantes num casulo. Beneficiando do programa Citroën Advanced Comfort®, o novo C4 Cactus estreia na Europa as suspensões com Batente Hidráulico Progressivo™ (Progressive Hydraulic Cushions™ - PHC), numa proposta que alarga à maioria o denominado efeito “tapete voador””, ao mesmo tempo que apresenta, em estreia mundial, os bancos Advanced Comfort.

 

Dotado desta nova personalidade única, o novo C4 Cactus é “A” berlina ultra-confortável que virá agitar o mercado a partir do primeiro trimestre de 2018.

 

Após o lançamento do citadino C3 em 2016 e do SUV Compacto C3 Aircross no ano passado, a Citroën inicia o ano de 2018 com uma nova etapa na sua ofensiva de produto, através da nova proposta de berlina compacta: o novo C4 Cactus. Este modelo traz uma lufada de ar fresco ao segmento, combinando a singularidade do C4 Cactus com o conforto de referência do modelo C4, estatuto que reforça recorrendo às necessidades tecnológicas típicas do segmento, entre elas 12 soluções de ajuda à condução, mais 3 de conectividade, motores com potências até aos 130 CV e um estilo gratificante.

 

Assumindo um design moderno e distintivo, o novo C4 Cactus oferece uma experiência única em termos de bem-estar a bordo, recorrendo, para o efeito, à herança tecnológica da Citroën em termos de suspensões hidráulicas, aqui reinterpretada para se tornar acessível ao maior número de pessoas. É assim que o novo C4 Cactus estreia, na Europa, suspensões com Batente Hidráulico Progressivo™ (Progressive Hydraulic Cushions™ - PHC) e, em estreia mundial, os bancos Advanced Comfort, soluções tecnológicas para um conforto assistido e uma ligação à estrada inédita.

 

UMA BERLINA DE CARÁCTER ÚNICO: UM DESIGN AUDACIOSO

O novo C4 Cactus impõe, de modo natural, a sua diferença através de uma nova frente ampla e expressiva, flancos redesenhados e uma secção traseira generosa e linear, incorporando novas luzes LED com efeito 3D. Renova os códigos muito rígidos do segmento das berlinas compactas, através de um equilíbrio de formas e volumes repletos, propondo uma silhueta pura e monolítica. Com uma distância entre eixos de 2,60 m e projeções curtas, garantem-se dimensões compactas, permitindo ao modelo ser ágil e maneável, mantendo a habitabilidade que é esperada neste segmento.

 

Destacam-se os elementos gráficos típicos do universo Citroën que realçam a sua carroçaria fluida, tais como os Airbump® na secção inferior das portas, a cintura vidrada contínua e o seu tejadilho flutuante, a ampla frente em dois patamares ou ainda a assinatura luminosa em LED com efeito 3D na traseira. Apresenta-se em 31 combinações de personalização exterior, com 9 tons de carroçaria e 4 Packs Color com refinados tons coloridos, permitindo aos clientes criar uma viatura à sua própria imagem.

 

No interior, o habitáculo é funcional, puro e amplo, transmitindo serenidade logo ao primeiro olhar. São propostas nada menos do que 5 atmosferas interiores, qualitativas e distintivas, que garantem luminosidade, suavidade e requinte.

 

A BERLINA ULTRA-CONFORTÁVEL: UMA NOVA DIMENSÃO ACESSÍVEL A TODOS

O novo C4 Cactus eleva o conforto automóvel a uma nova dimensão. Explorando todos os componentes do programa Citroën Advanced Comfort®, o novo C4 Cactus estreia na Europa um conjunto de avanços tecnológicos ao serviço de um conforto moderno e global.

 

Garante um conforto em estrada fora do comum, com a introdução, em estreia na Europa, das suspensões com Batente Hidráulico Progressivo™ (Progressive Hydraulic Cushions™ - PHC), que filtram as irregularidades do piso, dando a impressão de se viajar em cima de um tapete voador. Conta ainda, em estreia mundial, com os novos bancos Advanced Comfort, que proporcionam um conforto de contacto e postural de primeiro plano.

 

O novo C4 Cactus também dá um salto geracional em termos de insonorização e de equipamentos do quotidiano, garantindo uma total descontração aos seus passageiros, graças a 12 sistemas de ajuda à condução e a 3 tecnologias de conectividade. Os motores, potentes e eficientes, também contribuem para uma agradabilidade geral e serenidade quando se conduz o novo C4 Cactus.

 

03.UMA OFERTA COMPLETA DE MONOVOLUMES MODERNOS E COMPLEMENTARES

SPACETOURER: ASSINATURA ÚNICA PARA UMA GAMA COMPLETA DE MONOVOLUMES

A Marca apresenta no seu stand toda a extensão do seu savoir-faire em termos de monovolumes, através de uma família de modelos que assume o seu lugar no processo de reposicionamento da Citroën, em complemento à oferta de berlinas e de SUV. Nesta edição do Salão de Genebra, e com a chegada à gama da nova caixa automática EAT8, a Citroën rebatiza os seus C4 Picasso e Grand C4 Picasso, modelos que passam, a partir de agora a denominar-se C4 SpaceTourer e Grand C4 SpaceTourer, respetivamente.

 

A Marca reúne assim, sob uma mesma assinatura, uma linha de produtos modernos e complementares que permitem viagens para grupos de 5 a 9 pessoas, numa evolução necessária para identificação de uma família de monovolumes que não se confinam mais à gama Picasso, nomeadamente desde a chegada do SpaceTourer. Este nome torna-se, assim, numa referência real para a apresentação de modelos tecnológicos e de caráter forte, de linhas musculosas, representando uma visão moderna de um segmento que tem crescido e cujos códigos mudaram radicalmente desde a sua geração original.

 

Em sintonia com os tempos e simbolizando o imaginário do espaço a bordo e da evasão sem limites, a denominação SpaceTourer torna-se, naturalmente, na assinatura original dos monovolumes da Marca, conhecida pelo estilo de vida gratificante e pelas suas qualidades dinâmicas como fonte de evasão. O C4 SpaceTourer, Grand C4 SpaceTourer e SpaceTourer partilham um design forte, repleto de carácter e conforto a bordo, numa experiência única na sua categoria. Beneficiando do savoir-faire da Citroën em termos de espaço, praticidade e bem-estar a bordo e assentes na mesma plataforma EMP2, estes modelos oferecem eficiência e um comportamento dinâmico notável. Contam com um conjunto de tecnologias úteis para garantir um elevado nível de segurança e facilitar a vida no quotidiano.

 

Esta assinatura exclusiva reúne as expetativas de um target de clientes cujas necessidades variam em função do tamanho. Com esta oferta completa, a Citroën dá uma resposta adaptada a cada necessidade, inspirada pelo seu estilo de vida automóvel.

 

SPACETOURER RIP CURL CONCEPT: A EVASÃO SEM LIMITES

Depois de uma Tournée Europeia realizada entre outubro de 2017 e janeiro deste ano, em que passou pelos spots de surf mais emblemáticos deste continente, transportando a equipa Rip Curl, o SpaceTourer Rip Curl Concept faz uma última paragem em Genebra, no Salão Internacional do Automóvel. Trata-se da oportunidade de descobrir ou redescobrir este inédito estudo da Citroën de um monovolume 4x4, nómada e fácil de utilizar, totalmente equipado para as atividades ao ar livre e sem limites, apoiado na experiência da parceria com a Rip Curl.

 

É natural que ambas as marcas, que expressam o seu entusiasmo pela aventura, na exploração de novos territórios – conceito denominado “The Search” pela Rip Curl – tenham continuado a sua colaboração em torno do SpaceTourer. Oferecendo maneabilidade, performance na estrada e tecnologias úteis, o SpaceTourer beneficiou de todo o savoir-faire da Citroën em termos de design, conforto e espaço a bordo. Quanto à Rip Curl, referência mundial no mundo do surf desde 1969, trouxe consigo a sua experiência para o tornar num objeto prático, dedicado aos amantes de desportos ao ar livre e de evasão.

 

O exterior e interior deste projeto de campismo funcional são sublimados pelo tratamento específico e original em termos de cores e materiais que fortalece o carácter desportivo, do mundo do surf e das atividades de outdoor do concept.

 

Adicionalmente, de modo a ultrapassar todas as restrições e viver a aventura em total liberdade, o SpaceTourer transforma-se numa verdadeira viatura de campismo, compacta, robusta e prática, graças ao contributo de conteúdos da Pössl, fabricante Europeu nº 1 em trabalhos de conversão de viaturas em motorhomes.

 

Para permitir utilizações intensivas, os recursos seus viram-se ampliados através de uma altura ao solo mais elevada e transformação de 4 rodas motrizes, trabalho operado pela Automobiles Dangel. Promessas de uma liberdade ainda maior, os recursos ao nível da tração preservam a exploração da estrada e as características em termos de performance e segurança do modelo SpaceTourer. A sua mecânica BlueHDi 150 S&S CVM6 garante potência e versatilidade a cada momento.

 

São estas as duas transformações já disponíveis e que sublinham a versatilidade do Citroën SpaceTourer.

 

O encontro das temáticas do design e da evasão

Veículo emblemático dos desportos ao ar livre, o SpaceTourer Rip Curl Concept chama a si os códigos dos monovolumes míticos do mundo do surf, estando dotado de um tratamento exterior bi-tom. As cores escolhidas sugerem um objeto resistente, em harmonia com a natureza: um caqui escuro para a parte superior e um bege claro para a parte inferior. O anel em amarelo florescente destaca o veículo na sua horizontal, integrando um detalhe de cor brilhante e fresca entre os dois tons de fundo. O tejadilho sobrelevado, também em caqui, quando aberto desvenda uma combinação de materiais têxteis com riscas em amarelo fluorescente. As jantes de 17” em alumínio diamantado recorrem ao bege da parte inferior da carroçaria. Para reforçar o lado aventureiro do veículo, destacam-se as proteções em cinza que embelezam os para-choques da frente e traseiro.

 

A harmonia interior está em linha com as vestes exteriores. Os bancos jogam totalmente com o tema da transversalidade, acentuando a impressão de espaço a bordo. A parte principal dos bancos é revestida com um elegante couro cáqui, com bordados horizontais. A parte superior das costas, os apoios de cabeça, os centros dos painéis das portas e a extremidade dos bancos são cobertos com uma Alcantara cinza escura, de elevada suavidade ao toque. Detalhes coloridos em amarelo fluorescente fazem o contraste, fazendo eco da linha que se prolonga pelo exterior. Os bancos contam com costuras, detalhes coloridos e uma faixa na mesma cor. Também a posição de condução foi alvo de um tratamento específico, estendendo-se o amarelo fluorescente à decoração do painel, ao volante e às portas, reforçando a identidade deste concept-car.

 

De um monovolume moderno a um veículo de campismo modulável

Dirigindo-se a todos os que pretendem viver perto dos elementos da natureza, o SpaceTourer Rip Curl Concept foi pensado até o mais ínfimo detalhe para os amantes do surf. A condução do SpaceTourer Rip Curl Concept decorre, na totalidade, do modelo SpaceTourer de série, com todos os seus conteúdos e as mais recentes tecnologias úteis em prol da condução e da conectividade, contribuindo para a paz de espírito. Num aumento de liberdade no quotidiano, tudo foi pensado a bordo para fazer desta transformação para campismo do SpaceTourer um autêntico “canivete suíço”.

 

Dentro das suas dimensões M (4,95 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,99 m de altura), o SpaceTourer torna-se num verdadeiro monovolume multifunções de tejadilho elevado, oferecendo aos seus ocupantes, para além de duas portas laterais de abertura elétrica em modo mãos livres e um vidro traseiro de abertura, diferentes soluções de arrumação para que seja possível  viver no SpaceTourer em total conforto, com soluções interiores específicas e funcionais, que permitem otimizar ao máximo o espaço a bordo.

 

O SpaceTourer Rip Curl Concept dispõe de várias especificidades, designadamente através do Pack Plein Air. Assumindo-se como uma verdadeira casa de 4 rodas, o SpaceTourer Rip Curl Concept conta com um duche com cortina incorporada e diversos acessórios: uma gaveta impermeável para guardar fatos de surf molhados, uma estação meteorológica, um cofre no piso, pegas para pendurar duas pranchas de surf no habitáculo, uma tenda exterior, uma lanterna portátil, um cobertor de piquenique, etc. Conta ainda com uma kitchenette integrada que inclui um fogão, um lavatório e zonas de arrumos, uma geladeira e uma ampla mesa desdobrável e deslizante que permitem tomar refeições confortavelmente, como “lá em casa”.

 

De noite, o SpaceTourer Rip Curl Concept tem a proeza de disponibilizar 2 áreas de dormir, para 4 pessoas, e uma zona de vestir otimizada, junto com outras zonas de armazenamento fechadas. Quando totalmente dobrado, o banco traseiro forma uma superfície plana, disponibilizando uma cama muito confortável para 2 pessoas. Uma segunda cama para 2 pessoas esconde-se no tejadilho sobrelevado. Graças à sua lona e à rede mosquiteira associada, os ocupantes podem desfrutar da natureza mais de perto.

 

SÉRIE ESPECIAL C4 E GRAND C4 SPACETOURER RIP CURL

A Citroën segue na crista das ondas, expondo ao lado do SpaceTourer Rip Curl Concept outro monovolume amigável e familiar, que combina estilo, conforto e habitabilidade: o C4 SpaceTourer Rip Curl. Conjugando elementos de estilo e tecnologias, o C4 SpaceTourer Rip Curl sugere, também, liberdade e aventura.

 

As duas silhuetas C4 SpaceTourer Rip Curl e Grand C4 SpaceTourer Rip Curl vêm enriquecer as suas gamas. Baseadas na atrativa versão LIVE, esta Série Especial Rip Curl conta com um ecrã panorâmico de 12’’ HD, fazendo o pleno de tecnologias de conectividade com a navegação Citroën Connect Nav, o Mirror Screen e a Citroën Connect Box com Pack SOS e assistência incluída, equipamentos que sublinham o carácter tecnológico do C4 SpaceTourer Rip Curl e do Grand C4 SpaceTourer Rip Curl.

 

No exterior, o contraste e o estilo são mais marcantes, fruto da aplicação das decorações (adesivos) específicas “Rip Curl” nas portas da frente, assumindo a originalidade do grafismo da marca, jantes de liga leve de 17” diamantadas Preto Zephyr, assinatura lateral cromada no C4 SpaceTourer, barras de tejadilho no Grand C4 SpaceTourer, coberturas dos retrovisores exteriores e puxadores das portas Preto Onyx, vidros traseiros escurecidos, sendo 5 as cores de carroçaria disponíveis: Sable, Azul Lazuli, Cinza Acier, Cinza Platinium e Branco Banquise, havendo a possibilidade de escolher, em opção, no C4 SpaceTourer, o Black Top (tejadilho bi-tom Preto Onyx).

 

No interior, a aposta é na modularidade e nos materiais mais quentes e dinâmicos: bancos da 2ª fila deslizantes no C4 SpaceTourer (já de série em todas as versões do Grand C4 SpaceTourer), estofos em Tecido Cinza Stripe, com os logos “Rip Curl”, harmonia Bege Dune do painel de bordo e nos painéis das portas, elementos decorativos em dourado claro com gravação a laser nas portas, tapetes da frente e traseiros em pelo Beje Duna, também com bordados “Rip Curl”.

 

Esta série especial conta com 4 motores sóbrios e performantes: PureTech 130 S&S CVM6 e PureTech 130 S&S EAT6 (a gasolina), e BlueHDi 120 S&S CVM6 e BlueHDi 120 S&S EAT6 (Diesel).

 

04.DOIS BEST-SELLERS: NOVO C3 E NOVO SUV C3 AIRCROSS

SÉRIE SPECIAL C3 ELLE: TENDÊNCIA URBANA

Com esta Série Especial, a Citroën pretende consolidar o poder de sedução do C3. Resulta de uma parceria com a revista “ELLE” - a referência no campo da moda e das tendências – entidade de que a Citroën é parceira no âmbito do “Forum ELLE Active”. Diretamente inspirada por mulheres e pelos seus estilos de vida, esta Série Especial apresenta-se como uma proposta repleta de energia, cor e frescura, sendo o resultado do encontro entre dois mundos de marcas francesas, conduzidos pela elegância no feminino, o otimismo e o desejo de tornar a vida mais fácil no quotidiano.

 

Urbano e polivalente, o Citroën C3, que se destaca no seu segmento graças à sua morfologia e ao seu estilo arrojado, vai ainda mais longe com a Série Especial “ELLE”. Prático e compacto, o Citroën C3 ELLE retém as suas curvas generosas e aumenta o seu potencial de personalização através do Pack Color “ELLE”. No exterior conta com uma silhueta bi-tom, com um tejadilho Sable, exclusivo desta Série Especial, que se casa com o Branco Branquise e conchas dos retrovisores exteriores em Preto Brilhante. Estão disponíveis, em opção, 4 outros tons de carroçaria (Preto Perla Nera, Sable, Cinza Platinium e Cinza Aluminium) e uma segunda variante para o tejadilho (Preto Onyx). Esteticamente, o Citroën C3 ELLE também se destaca pela adoção de jantes de liga leve de 17” CROSS Diamantadas, detalhes coloridos anodizados “Cherry Pink” ao nível dos embelezadores dos faróis de nevoeiro e em redor dos Airbump®, decorações no pilar C, um grafismo do tejadilho específico com uma decoração central e o badge em alumínio com a assinatura “ELLE” aposto em cada uma das portas da frente.

 

A bordo, a Citroën tornou o C3 ELLE num verdadeiro lugar de vivência para as clientes que sonham sentir-se sempre “em casa”. Esta Série Especial conta com uma atmosfera única e uma apresentação sublinhada através do punho da manete de mudanças e um volante em couro, um revestimento dos bancos Cinza Curitiba com costuras “Cherry Pink” e um painel de bordo com uma faixa Cinza chiné, com um rebordo “Cherry Pink” anodizado, tapetes à frente e atrás específicos com detalhes “Cherry Pink” e o logo “ELLE”.

 

Tendo como base a versão topo de gama SHINE, a Série Especial Citroën C3 ELLE oferece um equipamento de série com um vasto conjunto de tecnologias úteis, que facilitam a vida e tornam a estrada mais segura: Câmara de marcha-atrás, ideal para manobras em cidade, Citroën Connect Box com Pack SOS e Assistência, Citroën Connect Nav no touchscreen de 7” com reconhecimento vocal, para navegar facilmente entre o tráfego da cidade, Pack Safety 2, que inclui Active Safety Brake, Alerta de Atenção ao Condutor, Alerta de Risco de Colisão e Comutação Automática de Luzes de Circulação.

 

Garantia de conforto e de prazer numa base diária, o C3 oferece, aos seus ocupantes, um efeito casulo e conta com uma gama de motorizações eficientes e de elevada performance, de última geração: dois blocos a gasolina (PureTech 82 e PureTech 110 S&S que pode ser acoplado à caixa de velocidades EAT6) e um bloco Diesel (BlueHDi 100 S&S  CVM).

 

NOVO SUV COMPACTO C3 AIRCROSS: JÁ COM 50.000 CLIENTES SEDUZIDOS

No que se refere ao C3 Aircross, o primeiro SUV de nova geração da Citroën na Europa, ele propõe um carácter único e de forte potencial de personalização, e é a melhor síntese entre habitabilidade/modularidade do seu segmento. O modelo já seduziu 50.000 clientes desde o seu lançamento no passado mês de outubro, com o seu habitáculo a beneficiar do ímpar savoir-faire da Citroën em termos de espaço a bordo, modularidade e luminosidade.

 

Oferecendo um elevado nível de conforto e de segurança, o modelo integra 12 modernas tecnologias de ajuda à condução, 4 tecnologias de conectividade, que facilitam a vida, em cidade e nas estradas fora dela. O júri do troféu europeu do “Carro do Ano” (“Car of the Year”) deu a conhecer, em novembro último, os 7 modelos finalistas, de entre uma lista inicial de 37 viaturas, sendo que o novo SUV Compacto Citroën C3 Aircross figura entre eles. O “Carro do Ano 2018” na Europa será conhecido a 5 de março próximo, na véspera da abertura do Salão de Genebra. De igual modo, foram recentemente anunciados os 7 finalistas do galardão nacional “Essilor Carro do Ano 2018/Troféu Volante de Cristal”, grupo que o C3 Aircross também integra. O “Carro do Ano” nacional será anunciado no próximo dia 1 de março.

 

05.SERVIÇOS INOVADORES: EXPERIÊNCIAS FÁCEIS & RELAXANTES

A Citroën continuou a implementação dos serviços direcionados aos seus clientes, a fim de tornar mais fácil a experiência do cliente, alcançar maior transparência e confiança e garantir maior serenidade numa utilização diária. O portal Citroën Advisor, site de avaliação online dos pontos de venda e dos produtos Citroën, o programa Rent & Smile, que permite alugar um Citroën num Concessionário, ou o programa Earn & Drive, que permite aos clientes Citroën ganhar dinheiro disponibilizando o seu próprio veículo para aluguer, são muitos dos serviços implementados pela marca, mudando o acesso à mobilidade e simplificando a vida dos automobilistas.

 

SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA NA RELAÇÃO COM O CLIENTE

A app móvel My Citroën permite prolongar a experiência de condução a partir do smartphone. O My Citroën permite criar o espaço pessoal e aí encontrar informações sobre o ponto de venda mais próximo, o acompanhamento dos consumos do veículo, conselhos de manutenção, local de estacionamento do veículo, etc. É também possível fazer um agendamento numa oficina e pedir um orçamento de manutenção. A app Scan My Citroën inventou o registo onboard 2.0 e simplifica a vida, estando disponível nas gamas C1, C3, C3 Aircross, C4 Cactus e C4 SpaceTourer, garantindo o acesso a vários recursos intuitivos e interativos: função scan, pesquisa visual e lista de luzes indicadoras.

 

Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Citroën CarStore (www.citroencarstore.fr) é um site que permite comparar de forma instantânea as viaturas novas disponíveis no stock da Rede Citroën. Permite ainda reservar diretamente e online o modelo escolhido, com um clique, sem ter que se deslocar ao concessionário. Atualmente, este serviço é usado por uma média de 150.000 utilizadores mensais.

 

Disponível em 31 países, incluindo Portugal, o Citroën Advisor (www.citroen-advisor.pt) é o portal de avaliação online interativo da Marca. Este site, que conta com a certificação NF Service para a gestão das notas online dos seus clientes, é uma estreia para um construtor automóvel. Lançado em 2014, permite ao cliente dar o seu parecer sobre a qualidade dos pontos de venda, na sequência da compra de um veículo ou após a passagem numa oficina. Evoluindo ao longo de 2016, o portal passou a dar a possibilidade ao proprietário de um novo Citroën de pontuar e apresentar uma opinião sobre o seu novo veículo, partilhando, assim, a sua experiência. O Citroën Advisor já conta com mais de 200.000 comentários postados pelos clientes, que dão à Marca uma classificação média de 4,8 estrelas, num máximo de 5 para os pontos de venda, e de 4,7 em 5 estrelas para os veículos novos.

 

SERVIÇOS A BORDO QUE SIMPLIFICAM A VIDA DOS AUTOMOBILISTAS

Disponível designadamente nas gamas C3, C3 Aircross, C4 SpaceTourer e SpaceTourer, o Citroën Connect Nav é uma nova geração da navegação conectada 3D, através de um ecrã de 7” capacitivo e acessível com um simples toque de um dedo, beneficiando ainda de reconhecimento vocal para o comando das funções de Navegação, Telefone e Media, sem necessidade de desviar os olhos da estrada. Estão incluídos serviços conectados, nomeadamente com informações de tráfego em tempo real, preço dos combustíveis nos postos de abastecimento e dos estacionamentos, meteorologia, zonas de perigo (opção) e uma atualização gratuita da cartografia 4 vezes por ano e dos serviços Pack Citroën Connect Nav por um período de 3 anos.

 

O sistema integra ainda a função Mirror Screen, que permite a utilização das apps do smartphone no touchscreen do veículo com total segurança, sendo compatível com um leque alargado de smartphones, com tecnologias Apple CarPlay™, MirrorLink® e Android Auto.

 

O Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistência é um serviço de chamada de urgência e de assistência geolocalizada. Em caso de acidente ou de qualquer outra situação que obrigue a uma intervenção urgente, permite o envio de socorro apropriado, fazendo-se automaticamente, ou por pressão no botão “SOS” por algum dos ocupantes do veículo. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, este serviço gratuito não requer qualquer subscrição. Para garantir ainda maior serenidade ao cliente, é possível entrar em contacto com o centro de emergência com uma pressão mais prolongada do botão de “Double Chevron”. O Pack SOS & Assistência recorre ao Citroën Connect Box, que inclui o seu próprio cartão SIM e o seu próprio recetor de GPS. Com este equipamento, já disponível desde o início da década em muitos dos seus modelos, a Citroën está à frente da Diretiva Europeia que exige que todos os novos veículos que cheguem ao mercado a partir de abril de 2018 contem com um sistema de chamada de emergência “eCall”.

 

Os Connect Packs da Citroën compõem-se de um leque de serviços destinados a enriquecer o equipamento Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistência, como garantia de maior serenidade e facilidade para o cliente. É composto pelo Pack Monitoring (livro de manutenção virtual e conselhos personalizados de eco-condução), pelo Pack Mapping (estacionamento geolocalizado, informações sobre o uso do veículo em determinadas áreas e em períodos pré-definidos e, de acordo com o país, os limites de velocidade) e pelo Pack Tracking (localização do veículo em caso de roubo).

 

SERVIÇOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA DOS AUTOMOBILISTAS NO DOMÍNIO DA MOBILIDADE

O programa Citroën Rent&Smile é uma proposta de aluguer a curto prazo simples e de fácil acesso, sendo operada pela Rede de Concessionários Citroën. Basta o cliente reservar o veículo escolhido através de uma plataforma de telefone dedicada e, em seguida, deslocar-se até o ponto de venda para dispor do seu veículo.

 

O programa Citroën Earn & Drive permite ao cliente Citroën disponibilizar o seu próprio veículo para aluguer entre particulares e beneficiar de estacionamento gratuito e seguro perto da sua casa, ou nas proximidades de aeroportos e estações de comboios. Durante o período de estacionamento, o veículo é proposto em regime de carsharing e o cliente é pago de acordo com a distância percorrida. O programa gere os alugueres no lugar do cliente e segura o veículo contra todos os riscos, via MAIF, parceira da Marca.

 

06.UM STAND À IMAGEM DO POSICIONAMENTO CITROËN

A Citroën faz uma demonstração da sua identidade única e convida os seus clientes a descobrir um novo stand, confortável e acolhedor, fiel ao espírito de “La Maison Citroën”, sobre uma superfície com mais de 1100 m2. Espaço repleto de vida, combinando materiais e montagens com recurso a madeira, alcatifas ou até mesmo paredes adornadas de elementos atrativos e jogos de luzes, o stand Citroën em Genebra oferece uma experiência relaxante e repleta de cores.

 

Reinterpretando os valores de otimismo e de bem-estar da nova Citroën, o stand destaca a ousadia estilística dos novos modelos da Marca, expostos por temáticas. No espaço dedicado à nova berlina C4 Cactus joga-se com os códigos do Citroën Advanced Comfort, enquanto na área dedicada ao novo SUV Compacto C3 Aircross a referência é a aventura e a evasão, através de uma montagem com pedras. Uma Arty Wall, que simboliza objetos que podem ser transportados nas atividades lúdicas e pelas famílias, anima o espaço dedicado aos monovolumes. Logo na entrada do stand, uma faixa gráfica à largura do piso integra uma genius bar com 12 metros de comprimento, espaço que convida os visitantes a sentarem-se e a aceder, através de iPads, aos vídeos da Marca e a outros conteúdos originais.

 

Outro lugar de paixão é a “La Maison Citroën”, uma experiência visual e sensorial. Existem animações para que o público em geral possa mergulhar totalmente no universo Citroën. Para além da boutique “Le Petit Citroën” e o “Café André”, destaca-se a escultura “I Inspire Citroën”, criada em resposta à nova assinatura “Inspired by You” da Marca, conjunto que também irá atrair os visitantes. Estes poderão tornar-se protagonistas, alterando-a como desejarem graças a uma câmara 3D montada na parte superior da mesma, que permite captar a presença do espectador. O logótipo da Citroën surge, também, de forma subtil, acima da Citroën Wall, permitindo configurar e personalizar o seu modelo à sua imagem, num voo muito poético dos chevrons em suspensão. Finalmente, a referência ao passado da Marca é feita pelo logo centenário da parede “Citroën Origins”, numa altura em que também se comemoram, em 2018, os 70 anos do 2CV e os 50 anos do Mehari, permitindo a todos redescobrir os lendários modelos da Marca.