Mercedes-Benz no Mobile World Congress 2018

No Mobile World Congress (MWC) deste ano, o maior evento a nível mundial sobre smartphones realizado em Barcelona (26 de fevereiro e 1 de março), a Mercedes-Benz apresenta várias inovações e algumas iniciativas como parte da sua estratégia para o futuro.

 

 

O espaço da Mercedes-Benz incidiu sobre a inteligência artificial (AI) apresentando, entre outras inovações, o novo sistema multimédia MBUX - Mercedes-Benz User Experience. A Mercedes-Benz, através da sua estratégia CASE (Connected, Autonomous, Shared & Services e Electric Drive), segue o seu caminho para se tornar na marca pioneira da indústria automóvel com novos modelos de negócio e produtos digitais.

 

A abordagem estratégica da Mercedes-Benz inclui o investimento em start-ups e, consequentemente, o apoio ao seu desenvolvimento e crescimento. Exemplos recentes desta iniciativa incluem a participação em cerca de 10% da what3words, uma empresa que criou o sistema de endereços de três palavras, e uma participação de 11% na start-up Israelita Anagog. Com sede em Tel Aviv, a Anagog foi estabelecida em 2010 e utiliza a inteligência artificial para analisar o movimento do utilizador com o auxílio de vários sensores dos smartphones.

 

Uma vantagem significativa do software JedAI SDK da Anagog é o elevado nível de proteção de dados que permite ao utilizador o seu controlo total. A Mercedes-Benz utilizou este Software Development Kit pela primeira vez na EQ Ready App. A pedido do utilizador, este analisa o seu comportamento de mobilidade no dia-a-dia e compara-o com vários parâmetros dos veículos elétricos e híbridos. Além disso, a app também recomenda qual o modelo automóvel da smart ou da Mercedes-Benz mais adequado para as características individuais do utilizador.

 

No contexto da estratégia global de digitalização, serão apresentados os seguintes temas de inovação e tecnologia com particular incidência na Inteligência Artificial:

  • MBUX – Mercedes-Benz User Experience está a ser utilizado em toda a geração de novos modelos compactos da Mercedes-Benz e será comercializado com o novo Classe A. Uma característica única deste sistema é a sua capacidade para aprender graças à inteligência artificial. O MBUX pode ser personalizado e adapta-se ao utilizador. A indicação do mapa é complementada pela realidade aumentada e é uma nova característica na navegação. Uma imagem de vídeo da zona circundante captada pela câmara dianteira é aumentada com o auxílio da informação da navegação: o nome da rua, o número do lote e as setas direcionais podem ser automaticamente combinadas no ecrã tátil.
  • O novo Classe A já está configurado para a partilha de veículos privados: A Mercedes me car sharing app permite que um condutor partilhe o seu veículo com um determinado grupo de utilizadores. O utilizador autorizado abre o veículo utilizando a app, através do módulo de comunicação do Mercedes me instalado no veículo. O Classe A é ligado com uma chave que é deixada no interior do veículo e a utilização temporária é autorizada através da rede de comunicações móveis pelo Mercedes me. Quando o veículo é devolvido, o condutor deixa a chave no veículo e tranca-o com a app, terminando o período de partilha. A chave presente no interior do veículo só pode ser utilizada durante o período de partilha.
  • Com o sistema Near Field Communication (NFC), a Chave Digital do Veículo no smartphone aplica uma diferente tecnologia. Contudo, nem todos os smartphones estão equipados com interface NFC em conformidade com as normas de segurança da Mercedes-Benz. Para o novo Classe A, para o mercado Alemão, está disponível um autocolante especial, designado Digital Car Key Sticker, com um microchip incorporado. Quando instalado no smartphone, o autocolante permite a abertura, fecho e a ligação do veículo sem contacto físico. Para ligar o motor, o condutor simplesmente necessita de colocar o seu smartphone com o Digital Car Key Sticker no compartimento de arrumação da consola central. O Digital Car Key Sticker também está disponível para uma variedade de modelos de veículos em combinação com a chave digital do veículo para smartphone.
  • O smart vision EQ fortwo oferece uma nova solução para o transporte público local individual, altamente flexível e eficiente. Este modelo autónomo e elétrico apresenta um conceito consistente para o futuro da mobilidade urbana e da partilha de veículos. Recolhe os seus passageiros diretamente no local por eles escolhido e não está equipado com volante nem pedais.
  • smart "ready to" são serviços inovadores da smart que incluem a partilha de veículos privados smart "ready to share", o conceito de aluguer smart "ready to rent", os serviços de entrega de encomendas no veículo smart "ready to drop" e smart "ready to drop+", assim como o serviço de estacionamento smart "ready to park+". De futuro, a marca irá implementar serviços adicionais.
    • "Ask Mercedes" é um assistente virtual da Mercedes-Benz. O novo serviço utiliza inteligência artificial e combina um chatbot com funções de realidade aumentada: as questões nos ecrãs, as funções e a utilização do veículo podem ser escritas num smartphone ou pronunciadas através da função de reconhecimento de voz. Além disso, nos novos Classe S, E e A, os controlos e os ecrãs podem ser explorados através da câmara de um smartphone. Além das explicações através de texto, também são utilizadas imagens, vídeos e ligações a websites ou documentos nas explicações. O "Ask Mercedes" pode ser utilizado através da app de smartphone e também com outros canais de comunicação como o Facebook Messenger ou o Amazon Alexa.
    • Em Barcelona, a Daimler Financial Services (DFS) irá apresentar como as relações comerciais do futuro com os clientes poderão tornar-se personalizadas e interativas com a robot Sarah. Como ponto de contacto virtual, os clientes poderão contactá-la 24 horas por dia.

 

4YFN: Fase para novas ideias

A Daimler também estará presente com um espaço na feira comercial "Four Years From Now" (4YFN) para start-ups, que irá ocorrer ao mesmo tempo em Barcelona. Em forma de conclusão da competição Hackathon "DigitalLife Campus", que se revelou um sucesso a nível global, as equipas Hack.IAA, Hack.Singapore, Hack.Berlin e Hack.Bangalore poderão apresentar as suas ideias e dialogar com especialistas. Para além da área da programação, a empresa irá oferecer simultaneamente às suas equipas de colaboradores a oportunidade de apresentarem os seus projetos inovadores. A presença da Daimler na 4YFN será lançada e organizada pela estratégia DigitalLife@Daimler, que impulsiona a transformação digital em todo o grupo e implementa projetos com vista ao desenvolvimento da área digital.