A construção do CUPRA e-Racer, passo a passo

Atinge os 100 km/h em 3,2 segundos, supera os 270 km/h e o seu motor ultrapassa as 12.000 rotações. Falamos do CUPRA e-Racer, o primeiro modelo elétrico de competição da nova marca CUPRA. Um veículo que funciona com baterias, mas que tem a potência de um desportivo a gasolina:

 

 

1) Um carro com 6.072 pilhas: A bateria deste carro elétrico é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto. A energia provém de 23 painéis, cada um com 264 células de carga que precisam de 40 minutos para uma carga completa.

 

2) Uma bateria que pesa meia tonelada: Os seus 450 quilos representam um terço do peso total do veículo. Por esta razão,“o seu posicionamento foi um dos maiores desafios que enfrentámos”, diz Xavier Serra, diretor técnico deste projeto. É tão grande e pesada que o seu volume teve que ser distribuído por toda a zona inferior do carro, de forma a manter o equilíbrio e funcionalidade.

 

3) Quatro motores num automóvel: “A potência é, sem dúvida, um dos aspetos mais surpreendente neste veículo”, diz Xavier Serra. Este modelo recebe quatro motores, colocados na secção posterior, que permitem que “o CUPRA e-Racer alcance 12.000 rotações, face às 6.500 de um veículo de competição a gasolina, tendo apenas uma única relação de caixa”, confirma Xavier Serra.

 

4) Um design vencedor: “Conquistar a aerodinâmica foi o objetivo principal”. Assim, os retrovisores foram substituídos por minicâmaras, “para que o carro tenha uma melhor dinâmica”, acrescenta Serra. O condutor pode ver tudo o que se passa à sua volta através de um grande ecrã integrado no tablier.

 

5) Um mosquito no asfalto: Serra garante que a sensação ao volante é diferente em relação a um carro a gasolina e que o que surpreende primeiro é a “aceleração”. O som deste veículo é também algo de novo: “Em relação ao rugido de um veículo tradicional, este elétrico emite um som que faz lembrar um mosquito”.

 

6) De um Leon tradicional a carro de competição: O novo modelo CUPRA e-Racer tem como base o chassis do SEAT Leon. A esta estrutura, são acrescentados elementos de segurança, como o arco de segurança interior, para poder participar em competição.

 

Vídeo: https://youtu.be/7-148PjT8qM