Novo Toyota Aygo de 2018

Profundamente renovado, o Novo Aygo de 2018 mantem a filosofia divertida e urbana do modelo Toyota que se tem afirmado pela sua estética arrojada.

 

 

Lançada em 2005, a primeira geração do Aygo foi pensada para atrair jovens clientes urbanos e reforçar o apelo de diversão da marca Toyota. 
 

Não só se tratou do primeiro modelo da Toyota no segmento de automóveis urbanos compactos, como foi ainda o resultado de uma nova parceria com a PSA para desenvolver veículos especificamente para a Europa e produzidos na nova fábrica da TPCA (Toyota Peugeot Citroën Automobile) em Kolin na República Checa. 
 

Com novas cores introduzidas todos os anos, edições especiais regulares em mercados locais e substanciais atualizações de produto em 2008 e 2012, o Aygo permaneceu atual durante todo o seu ciclo de vida, com um total de vendas de mais de 760.000 unidades, como o atesta o facto de ter alcançado um nível de conquista de clientes e de fidelidade à marca bem acima da média do segmento A. 
 

Desde o seu lançamento em 2014, o atual Aygo tem sido um sucesso notável para a Toyota no segmento A europeu. O imediatamente reconhecível design frontal em 'X', que se tornou a sua assinatura, e a ampla gama de opções de personalização disponíveis garantem que este é um automóvel que se destaca sempre na estrada. 
 

Direcionado para um público mais atento ao estilo do que os clientes que compram o seu automóvel por razões puramente racionais, o impressionante visual do Aygo e a sua condução tornam-no um dos modelos da Toyota com maior capacidade para atrair novos compradores e conquistar vendas. 
 

Em 2017, o Aygo estava entre os modelos com maior procura no segmento A, com mais de 85.000 unidades vendidas e uma quota de participação no segmento de 6,6%.
 

O novo Aygo reforça ainda mais o DNA único e o posicionamento destacado deste modelo no altamente competitivo segmento A. Os designers e os engenheiros da Toyota não só reforçaram a sua imagem jovem e distinta como tornaram a motorização ainda mais eficiente, ao mesmo tempo que elevaram as suas prestações e o comportamento em estrada, para proporcionar uma condução ainda mais divertida. 

 

O novo Aygo mantém sua icónica assinatura frontal em "X", mas evoluiu de um grafismo bidimensional para um elemento arquitetónico tridimensional, com mais impacto. O novo e distinto design frontal incorpora conjuntos de redesenhados faróis Keen Look, com luzes diurnas integrais (DRL) reforçando ainda mais o aspeto impressionante do Aygo logo à primeira vista. A secção inferior enquadra a grelha dianteira, enfatizando a posição estável do Aygo e a agilidade inerente a um veículo compacto. Enquanto a ornamentação abaixo dos faróis - disponível em Negro, Negro Brilhante ou Prata - acentua a assinatura "X" e a largura do veículo.

 

De perfil, a forma frontal tridimensional combina com as lentes externas de novo desenho nos grupos óticos traseiros para reforçar a ligação visual entre a dianteira e a traseira, gerando uma sensação de movimento para frente e de maior dinamismo. Na traseira, as novas guias de luz LED conferem ao Aygo um aspeto sofisticado e tornam este modelo instantaneamente reconhecível. A exclusiva assinatura luminosa cria a perceção de um habitáculo compacto por cima de uma mais ampla área do para-choques inferior, para enfatizar a largura e a estabilidade traseira do veículo. O novo estilo exterior é completado com a opção de escolha entre oito cores de carroçaria, duas das quais são novas - Rich Blue Metallic (exclusiva da versão x-clusiv) e o Magenta Splash Metallic (exclusiva da versão x-cite). A criação de 15 novos tampões de rodas com um aspeto técnico e as novas jantes de liga leve de 15" - com um design único para cada nível de equipamento - reforçam ainda mais o aspeto premium do novo Aygo. A bordo, os melhorados gráficos da instrumentação binocular têm agora um efeito mais tridimensional e uma nova cor de iluminação. Foi adotado um esquema de cores cinza quartzo e negro piano lacado e novos tecidos de assento foram criados para a maioria dos equipamentos. Os restantes esquemas de cores e tecidos específicos para cada equipamento são descritos detalhadamente no capítulo Estrutura de Níveis de Equipamento e Personalização.

 

O galardoado motor de 998 c.c., de 3 cilindros, 12 válvulas, Dupla árvore de cames , Dual VVT-i da Toyota respeita agora a norma Euro 6.2. Esta unidade foi profundamente revista, passando a combinar um equilíbrio ideal de potência e de consumo de combustível com um superior binário proporcionado em rotações mais baixas do motor para uma experiência de condução ainda mais positiva no tráfego urbano. A cabeça dos cilindros beneficia de um novo sistema de duplo injetor de combustível, melhorando a eficiência da combustão. A forma da entrada da conduta de admissão foi alterada para se conseguir otimizar o fluxo na admissão. Como resultado, a eficiência de combustão foi melhorada, em benefício da economia de combustível e redução das emissões de gases de escape. A forma da entrada da conduta de escape foi alterada para aumentar o seu tamanho, diminuindo a pressão dentro do coletor de escape. Assim se consegue gerar uma superior entrega de binário em toda a faixa de rotações do motor e também melhorar a economia de combustível. Um mecanismo VVT foi adicionado à árvore de cames de escape, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo os gases de escape. Além disso, a otimização das caraterísticas da mola da válvula e a inclusão de um revestimento de carbono “tipo diamante” ao elevador da válvula reduzem o atrito para aumentar ainda mais a economia de combustível. Dentro do bloco de cilindros, a forma das passagens de refrigeração entre o diâmetro dos cilindros foi trabalhada para melhorar a eficiência da refrigeração. Assim se evita mais facilmente que ocorra detonação ao mesmo tempo que é dado um contributo para melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões dos gases de escape. Foi utilizado um espaçador de camisa polimérico (com borracha) para beneficiar a distribuição de calor no diâmetro do cilindro, reduzindo o atrito gerado pelo êmbolo e melhorando a economia de combustível. O formato da câmara de combustão foi otimizado, aumentando a taxa de compressão do motor de 11,5: 1 para 11,8: 1. E tanto o atrito do êmbolo como o do anel do êmbolo foram reduzidos através do revestimento em resina da superfície lateral do êmbolo com novo formato e a adição de um revestimento de carbono “tipo diamante” na secção superior do anel do êmbolo. Foi introduzido um sistema de refrigeração EGR (Recirculação de Gases de Escape), beneficiando a eficiência do ciclo do sistema EGR para melhorar ainda mais a economia de combustível. Um amortecedor dinâmico foi adicionado ao montante do motor do lado direito para aperfeiçoar o desempenho de Ruídos e Vibrações (NV). Por último, foi instalado um veio de equilíbrio melhorado para reduzir as vibrações em funcionamento em ponto-morto. Como resultado destes abrangentes aperfeiçoamentos, o motor passou a render 72 cv às 6000 rpm e 93 Nm de binário às 4400 rpm. O novo Aygo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.

 

O novo Aygo está disponível nas versões standard e Eco. Esta última (não disponível para Portugal) utiliza uma 4ª e uma 5ª velocidades mais longas, pneus de baixo coeficiente de resistência ao rolamento (RRC), sistema Toyota Stop & Start e melhorias aerodinâmicas. A versão standard rubrica um consumo de combustível de apenas 4,1 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 93 g/km. A versão Eco (não disponível em Portugal) apresenta valores de economia de combustível, líderes na sua categoria, de apenas 3,8 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 86 g/km1 . x-shift (MMT) O x-shift está disponível como opção no novo Aygo. Esta transmissão manual automatizada tem um modo de mudanças totalmente automático sem pedal de embraiagem, usando controlo de computador para sincronizar o motor, a embraiagem e o transeixo para garantir rápidas e precisas passagens de caixa. Quando as posições E (Modo Easy), M (Manual) ou R (Marcha-atrás) são engrenadas o carro "desliza" como um automóvel automático convencional. No modo E, o sistema seleciona a mudança de acordo com a posição do pedal do acelerador, da velocidade do veículo e das condições da condução. A caixa x-shift do novo Aygo permite executar a função kick-down (redução rápida de uma ou mais mudanças quando o acelerador é pisado a fundo) conhecida nas transmissões automáticas. Além disso, é possível fazer as instruções do condutor prevalecerem temporariamente sobre o sistema usando as patilhas montadas no volante. A seleção do modo M permite que o condutor passe de caixa manualmente através da própria alavanca do seletor ou com as referidas patilhas. Quando equipado com a transmissão x-shift, o novo Aygo consegue registar um consumo de combustível de 4,2 l/100 km e gerar emissões de CO2 de apenas 95 g/km.

 

Dinâmica de Condução Complementando as melhorias no desempenho e eficiência do motor, as novas configurações da suspensão do Aygo foram alteradas e o software de direção atualizado, permitindo que o veículo reaja de forma rápida e precisa às solicitações do condutor para uma agilidade e prazer de condução ainda maiores. Vários elementos dos sistemas de suspensão dianteira MacPherson e traseira com eixo torção do Aygo foram revistos e aperfeiçoados para incrementar o conforto de condução sem prejuízo da agilidade e da capacidade de resposta. A força de amortecimento de ambos os sistemas de suspensão, dianteira e traseira, foi otimizada para proporcionar um comportamento e conforto de condução superiores e foi incluído um isolador de mola helicoidal inferior à suspensão dianteira para aumentar ainda mais o conforto de condução.

 

Ruídos, Vibrações e Asperezas (NVH) Novo Toyota Aygo 2018 JUN’18 13 A maior quantidade de materiais de isolamento e de absorção no painel de bordo, nos pilares A, nas portas e na secção traseira, resultaram numa redução acentuada no nível de NVH dentro do habitáculo em toda a faixa de rotações do motor. Omaterial usado para o silenciador interno do painel de bordo foi otimizado para melhorar o isolamento e absorção de som. A sua área de superfície superior foi ampliada e beneficia da inclusão de uma esponja de calafetagem. A espessura da esponja de calafetagem da parte dianteira do capot foi aumentada em 3 mm e a da persiana do ar e do separador do capot em 2 mm, reduzindo o ruído do motor e o ruído do vento a alta velocidade. A espessura do protetor do para-choques dianteiro foi aumentada em 1,3 mm, diminuindo o ruído proveniente do motor e da estrada. Uma esponja de calafetagem foi adicionada ao revestimento do para-choques, reduzindo a penetração do ruído do motor e do vento através da folga entre o para-choques e o membro lateral. Nos painéis internos das portas foi reduzida a entrada de ruído da estrada através dos orifícios de drenagem com novos clips internos. Foram ainda colocados tampões de orifícios nos painéis internos das portas e no painel interno do pilar dianteiro para reduzir o ruído do motor e o ruído do vento na condução a altas velocidades. Dentro do habitáculo foram adotadas outras medidas de supressão de ruído e de vibração incluindo a colocação de vedantes de borracha de feltro e etileno-propileno na guarnição do pilar dianteiro, uma área aumentada de feltro dentro do revestimento das portas traseiras e a utilização de feltro na guarnição do portão traseiro.

 

A nova estrutura de níveis de equipamento do Aygo foi desenvolvida para atrair um público ainda maior, graças a um foco especial na parte alta do segmento. Cada nível de equipamento apresenta elementos de design únicos, facilmente reconhecíveis pela execução do pára-choques dianteiro, pelas jantes de liga leve específicas e pelos acabamentos/revestimentos interiores. Desde o nível de entrada x, passando pelo x-play intermédio e terminando no topo de gama x-clusiv, cada nível foi adaptado para agradar aos gostos e necessidades de diferentes clientes-alvo. O x-play está no centro da Gama Aygo. Apresenta várias opções de customização que permite a cada cliente personalizar o seu Aygo ao seu gosto. Com uma excelente relação preço/equipamento, o x-play conta com um complete equipamento de série que inclui ar condicionado, comandos de áudio no volante, banco do condutor ajustável em altura, limitador de velocidade e sistema de áudio com ecrã tatil de 7 polegadas. O novo x-clusiv topo de gama baseia-se na especificação de série x-play acrescentando depois um esquema de pintura distintivo de duas tonalidades (numa escolha entre três cores), jantes de liga leve próprias de 15" com desenho de raios duplos, bancos com estofos parcialmente em pele, ar condicionado automático, acesso e arranque inteligentes (smart entry and start), Toyota Safety Sense e o novo sistema multimédia Display Audio de 7” compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Paralelamente, duas edições especiais, x-cite e x-trend (não incluída em Portugal), atualizarão a gama Aygo regularmente. O x-cite é a versão mais marcante da gama Aygo, graças a uma cor exterior magenta única com acabamento bicolor, jantes de liga leve de 15" específicas totalmente em negro, tecidos Manhattan com pespontos Magenta nos estofos, inserções da cor da carroçaria nas saídas de ventilação e no punho da alavanca do seletor de velocidades e painel bordo e zona envolvente do seletor de velocidades em negro lacado. Os clientes que preferem uma execução mais dinâmica do modelo de segmento A da Toyota serão seduzidos pelo x-trend (não incluída em Portugal). O seu acabamento exterior negro é complementado pela ornamentação negra dos faróis principais, espelhos retrovisores num impressionante azul Cyan, um conjunto único de autocolantes desportivos, jantes de liga leve específicas de 10 raios e 15", estofos em pele de peça e elementos interiores em azul Cyan.

 

Multimédia: O sistema multimédia Display Audio de base, usa um ecrã tátil colorido de 7” totalmente integrado no painel de bordo – x-touch, com uma câmara de visão traseira, de série. Novo Toyota Aygo 2018 JUN’18 18 O menu principal tem uma estrutura simples de cinco ícones, permitindo uma identificação instantânea de todas as funções para uma experiência de utilização intuitiva. A Navi Box (sistema de navegação) opcional pode ser ligada ao sistema multimédia através de um local de armazenamento próprio dentro do porta-luvas, oferece aos condutores acesso intuitivo a orientações de rota rápidas e precisas em toda a Europa. O novo Display Audio com integração Smartphone Powered by Pioneer é montado de série nas versões x-clusiv (topo de gama) e nas edições especiais x-cite e x-trend. Apresenta todos os recursos do sistema de série, aos quais acrescenta as funções de comando vocal e a compatiblidade Apple CarPlay e Android Auto. Graças à melhorada facilidade de utilização do sistema com smartphones, as aplicações do telefone, mensagem, navegação e música são espelhados no ecrã tátil de 7” do Aygo, enquanto as funcionalidades vocais Apple Siri e Google Voice Command garantem uma utilização fácil e segura.

 

Está disponível DAB como opção (não incluída em Portugal) em ambos os sistemas multimédia. Sistema de Monitorização da Visão Traseira O sistema de Monitoração de Visão traseira pode ajudar o condutor a estacionar ou a manobrar em espaços apertados. É ativado sempre que a marcha-atrás for engrenada, usando uma câmara traseira para projetar uma imagem da área atrás do carro no monitor totalmente colorido na consola central de 7” do x-touch. Capota de Lona Operada Eletricamente O novo Aygo pode ser equipado com uma grande capota de lona operada eletricamente e com uma ampla abertura de 785 mm x 730 mm; apenas mais um exemplo do equipamento adicional pensado para agradar a o cliente mais exigente do segmento A. (temporariamente não disponível em Portugal), Sistema de Acesso e Arranque Inteligente O Sistema de Acesso e Arranque Inteligente (smart entry and start) proporciona ao condutor a conveniência de poder trancar e destrancar o carro e ligar o motor através de uma pressão no botão montado no painel e sem a necessidade de tirar a chave do bolso.

 

Potentes Faróis Projetores De série em todos os novos Aygo, os grupos óticos incorporam faróis de halogéneo do tipo Poly-Ellipsoid System (PES) para maior alcance e iluminação de luzes de médios e de Novo Toyota Aygo 2018 JUN’18 20 máximos e guias de luz LED integrais que conferem ao Aygo uma assinatura luminosa única, tornando-o reconhecível à distância. Toyota Safety Sense O Toyota Safety Sense agrupa tecnologias de segurança ativas desenvolvidas para ajudar a prevenir ou a reduzir colisões numa ampla gama de situações de trânsito. Entre velocidades de, aproximadamente, 10 a 80 km/h, um Sistema de Segurança de Précolisão (PCS) deteta outros veículos na frente e reduz o risco de os atingir por detrás. Quando existe a possibilidade de uma colisão, o sistema avisa o condutor (com um alerta sonoro e visual) para que este trave. O PCS prepara igualmente o sistema de travagem para que seja disponibilizada uma força extra de paragem quando o condutor pisa o pedal do travão. Se o condutor não reagir a tempo, o sistema aplica automaticamente os travões, reduzindo a velocidade em aproximadamente 30 km/h ou chegando mesmo a imobilizar o carro, de modo a evitar a colisão ou a mitigar a força do impacto. O Sistema de Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LDA) monitoriza as marcações no asfalto e ajuda a evitar acidentes e colisões frontais causadas pela saída de faixa. Se o veículo começar a desviar-se da sua faixa sem que os indicadores de mudança de direção tenham sido acionados, o LDA avisa o condutor com um alerta sonoro e visual.