Skoda Sunroq: estudantes da escola profissional da Marca apresentam concept car

Um total de 23 estudantes da escola profissional da Skoda trabalharam durante oito meses numa versão descapotável do SUV compacto Karoq, com um exterior em “veludo vermelho” e estofos de couro branco e vermelho. Esta é a primeira vez que o projeto é apresentado ao público.

 

 

Pormenores de design, incluindo logótipos Skoda subtilmente iluminados e guarda-lamas em contraluz, realçam o carácter excecional deste concept. O nome Sunroq foi escolhido a partir de inúmeras propostas submetidas através de canais de media por clientes e fãs da Skoda.

 

Durante um período de cerca de oito meses, 23 alunos com idades entre os 17 e os 20 anos trabalharam no Skoda Sunroq. Os estudantes de sete áreas de estudo diferentes tiveram o apoio dos seus professores, na escola, e de especialistas dos departamentos de Desenvolvimento Técnico, Design e Produção da Skoda.

 

Para encontrar um nome para o veículo, os alunos convidaram os clientes e fãs da Marca a enviar sugestões através das redes sociais. Entre várias centenas de propostas, o nome Sunroq foi o escolhido. O autor da proposta vencedora foi convidado para a apresentação oficial à imprensa, onde conheceu os alunos e teve a oportunidade de guiar este concept.

 

“É uma grande emoção poder apresentar o Sunroq ao público”, disse Michal Bydžovský, um dos 23 estudantes participantes. “Os últimos oito meses foram um grande desafio para toda a equipa, mas acho que fizemos um bom trabalho."

 

Carsten Brandes, Diretor da Skoda Academy, acrescenta: "O resultado deste projeto demonstra a qualidade da formação profissional que os alunos recebem na Escola Vocacional Skoda. Pode constatar-se, claramente, a capacidade dos nossos alunos e quanta paixão dedicaram à produção do Sunroq "

 

Os primeiros passos implicaram o reforço da carroçaria e a eliminação do tejadilho. Isso exigiu a modificação das quatro portas e o redesenho do portão traseiro. Em comparação com o volume da bagageira de 521 litros do Karoq, o Sunroq apresenta uma volumetria ainda maior. Além disso, a equipa desenvolveu novos acabamentos nas portas, alterou os pilares A e prescindiu da montagem dos pilares B, o que também exigiu uma nova fixação dos cintos de segurança, agora diretamente nos bancos dianteiros. Os para-choques dianteiro e traseiro modificados completam as alterações na carroçaria do carro. A distância entre eixos de 2,638 milímetros permaneceu inalterada, assim como o comprimento do veículo (4,382 milímetros) e a largura (1,811 milímetros). O Sunroq tem 1,480 milímetros de altura.

 

O acabamento em vermelho Velvet confere-lhe uma aparência ousada, enquanto o interior com estofos de couro branco e vermelho combina perfeitamente com a personalidade cabriolet do carro, criando um harmonioso esquema de cores. Os alunos prestaram muita atenção aos detalhes, concentrando-se principalmente no item da luz. Os LED fornecem luz ambiente para os manípulos das portas e os guarda-lamas. Os faróis nos para-choques dianteiro e traseiro e uma luz em todas as portas projetam um discreto logótipo Skoda no asfalto; ao abrir o portabagagem, também surge um logótipo no respetivo compartimento.

 

O Skoda Sunroq é equipado por um motor 1.5 TSI de quatro cilindros. Graças a alterações na gestão, este bloco de injeção direta a gasolina oferece agora uma potência de 163 cv (120 kW) e um binário máximo de 279 Nm. Isso permite que o Sunroq atinja uma velocidade máxima de 195 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Para garantir uma aparência desportiva, este concept-car possui jantes de liga leve VEGA de 20 polegadas. Os amortecedores “retirados” do Skoda Octavia RS rebaixam a altura da carroçaria em 50 milímetros. O sistema de escape modificado traduz-se numa sonoridade mais desportiva.

 

Desde 2014, os alunos da Escola Vocacional Skoda, em Mladá Boleslav, fundada em 1927 e atualmente com mais de 900 estudantes, produzem todos os anos um concept car. Primeiro foi um Skoda Citigo de dois lugares, a que se seguiu, em 2015, um Skoda Fabia pick-up; no ano seguinte foi a vez de um coupé Skoda Rapid Spaceback e, em 2017, um buggy Skoda Citigo.