Thomas Sedran nomeado novo CEO da Volkswagen Veículos Comerciais

Thomas Sedran, Secretário-Geral e Vice-Presidente Sénior de Estratégia do Grupo Volkswagen, foi nomeado CEO da Marca Volkswagen Veículos Comerciais, com efeitos a partir de 1 de setembro de 2018. Sedran substitui no cargo Eckhard Scholz, que, a seu pedido, cessa funções. O sucessor de Thomas Sedran será anunciado numa data posterior.

 

 

Thomas Sedran é doutorado em economia e trabalhou como consultor de gestão entre 1988 e 2012, assumindo, por exemplo, a responsabilidade global pelo Automotive Competence Center, na Roland Berger Strategy Consultants, até 2006, altura em que foi nomeado diretor executivo para a indústria automóvel na empresa de consultoria de gestão Alix Partners, em Munique. Tornou-se membro do Conselho de Administração da Adam Opel AG, com responsabilidade pela estratégia e operações, e CEO interino, em 2012. Em julho de 2013 assumiu a responsabilidade pelas marcas Chevrolet e Cadillac na Europa, como Presidente e Diretor Executivo. A Volkswagen nomeou-o Vice-Presidente Sénior de Estratégia do Grupo em 2015 e, adicionalmente, foi nomeado Secretário-Geral da Volkswagen Aktiengesellschaft em 2017.

 

Eckhard Scholz, que agora cessa funções, é doutorado em engenharia e juntou-se ao Grupo Volkswagen em 1991. Ocupou vários altos cargos no departamento de Desenvolvimento Técnico na marca Volkswagen, em Wolfsburgo, entre 1996 e 2007. Posteriormente, foi responsável pelo departamento de desenvolvimento de carroçarias. Foi nomeado membro do Conselho de Administração da ŠKODA e responsável pelo Desenvolvimento Técnico em abril de 2007. Em setembro de 2012 mudou-se para a Volkswagen Veículos Comerciais, como Presidente do Conselho de Administração da Marca e membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico. Foi nomeado CEO da Volkswagen Veículos Comerciais em julho de 2014, mantendo-se na função até hoje.

 

O CEO da Volkswagen Aktiengesellschaft, Herbert Diess, prestou homenagem ao seu trabalho: “O Conselho de Administração do Grupo quer expressar um agradecimento especial a Eckhard Scholz por todas as suas conquistas. Liderou a marca Volkswagen Veículos Comerciais com muito sucesso, e vários modelos da marca ŠKODA também possuem a sua assinatura, enquanto ex-membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico.”