Seat - 5 conselhos para que o frio não prejudique a visibilidade

Temperaturas à volta dos zero graus, um metro de neve, pisos gelados e ventos gélidos. A vaga de frio que afeta por estes dias grande parte da Europa cria este e outros cenários, como o dos vidros do automóvel facilmente embaciados. Seguem-se alguns conselhos a ter em conta para um melhor conforto e segurança quando se circula nesta época de temperaturas baixas:

 

 

- Como desembaciar os vidros: é a diferença entre a temperatura baixa no exterior e mais elevada no habitáculo que provoca o embaciamento dos vidros. “Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros”, explica María García, engenheira no Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT. Sistemas como o Defrost Max, que estão presentes em modelos como o SEAT Ateca, permitem acelerar este processo.

 

- Encasacados ao volante: luvas, casacos e cachecóis limitam os movimentos e, por isso, reduzem a segurança na condução. “As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos”, esclarece a especialista.

 

- Bancos aquecidos: são a solução para aquecermos mais rapidamente. Este equipamento garante calor de forma uniforme e em apenas três minutos. “Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado, aconselha María García.

 

- A temperatura ideal para viajar: é de 21,5ºC e denomina-se como ‘temperatura de conforto’. A opção Auto da climatização serve exatamente para ajustar de forma automática a temperatura do habitáculo do nosso veículo. “Ativando-a, consegue-se uma distribuição homogénea: metade do ar quente sai para os pés a cerca de 40º, arrefecendo consoante sobe até ao nível da cabeça, para nos mantermos mais atentos ao volante”, explica a engenheira. De facto, conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: “Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L”, avisa.

 

- Calor sem custos adicionais: o aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque “é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação”.