A lenda. Renovada. A nova Volkswagen Transporter 6.1

O “Pão de Forma” é o ícone dos veículos comerciais, e a Transporter 6.1 é a sua mais recente evolução. Todos são verdadeiros bestsellers: a Volkswagen Veículos Comerciais vendeu cerca de doze milhões de unidades em todo o mundo das diferentes seis gerações – desde a T1 até à T6.

 

 

Agora, a nova gama conhece um importante facelift: a Transporter 6.1, que se torna na mais recente geração de um verdadeiro ícone, digitalizado e conectado. Novidade a bordo: uma grande variedade de sistemas de assistência propostos, pela primeira vez, com instrumentação digital e a mais recente geração de sistemas de assistência da Volkswagen com cartão SIM integrado, logo, com acesso online permanente. Outra novidade: o design da parte dianteira, o painel de instrumentos e um equipamento de série ampliado.  Ao mesmo tempo, conta com novos motores TDI (entre 90 e 199 cv, passando por um bloco de 110 cv e outro de 150 cv) e oferece propulsão 100% elétrica desenvolvida pela Abt (que, dependendo da bateria, pode oferecer uma autonomia superior a 400 km). A nova T6.1 chega a Portugal no último trimestre de 2019, nas configurações furgão, kombi, chassis cabina simples e dupla.

 

Após a estreia mundial da Multivan 6.1 em fevereiro passado, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a nova Transporter 6.1 no “Bauma 2019”, em Munique, a maior feira do mundo dedicada ao setor da construção. Chega a Portugal no último trimestre de 2019 nas configurações furgão, kombi, chassis cabina simples e dupla. A marca oferece o veículo perfeito para todos os fins e, portanto, uma solução para todos os desafios de transporte individuais neste setor.

 

A Volkswagen Veículos Comerciais reinventou, desenvolveu e introduziu continuamente melhorias nas diferentes gerações da Transporter. E foi exatamente isso que voltou a acontecer agora: com o intuito de integrar e passar a oferecer uma nova gama de sistemas de assistência e infotainment, a equipa de desenvolvimento procedeu a uma profusa alteração tecnológica. A nova T6.1 é, de facto, o carro que, agora, já oferece o amanhã. Partindo de um veículo amplamente comprovado, foram atualizados os seus sistemas de assistência e infotainment e a sua interligação.

 

A Transporter 6.1 oferece de série o novo assistente de vento lateral (Cross Wind Assist)

A Volkswagen Veículos Comerciais escolheu conscientemente o sufixo 6.1 para essa atualização da sexta geração da Transporter. Isso porque as alterações técnicas foram muito além de qualquer atualização do modelo normal. A servo-direção hidráulica da T6 foi substituída na T6.1 por uma servo-direção eletromecânica, ou seja, uma direção ativa. O que altera tudo, uma vez que permite aceder a novos sistemas de assistência. Com a T6.1 a Volkswagen Veículos Comerciais estabelece novas referências nas áreas da segurança automóvel e ao nível do conforto. Especialmente importante é a estabilidade de condução. Assim, foram realizados avanços significativos neste domínio. Um dos novos sistemas de assistência para toda a gama é proposto de série na T6.1 – o assistente de vento lateral (Cross Wind Assist). Quando há ventos cruzados, estabiliza automaticamente o “Pão de Forma” em caso de fortes rajadas de vento, o que dá uma contribuição notável para a segurança.

 

Eficientes motores a diesel com potência de 90 cv até 199 cv

A oferta de motores também foi reconfigurada. A T6.1 de tração dianteira chegará ao mercado com motores turbodiesel de 2.0 litros (2.0 TDI) altamente eficientes. Todas as motorizações cumprem a norma de emissões de gases de escape Euro-6d-TEMP-EVAP. O novo motor base aumenta a sua potência de 84 cv (62 kW) para 90 cv (66 kW). Segue-se a versão de 110 cv (81 kW), que substitui os motores anteriores de 102 cv (75 kW) e de 114 cv (84 kW). O 2.0 TDI de 150 cv (110 kW) e o 2.0 TDI Biturbo de 199 cv (146 kW) foram adaptados da versão anterior. O TDI de 150 cv pode ser equipado, em opção, com uma transmissão de dupla embraiagem DSG e sistema de tração total 4MOTION (manual ou DSG). A versão de topo de 199 cv oferece de série a transmissão de dupla embraiagem DSG (opcionalmente também com 4MOTION).

 

Graças à cooperação com a empresa parceira Abt, a T6.1 pode também ser adquirida com uma versão de zero emissões poluentes. Com uma potência de 112 cv (82 kW) e baterias com uma capacidade entre 38,8 kWh e 77,6 kWh, é possível alcançar autonomias superiores a 400 km (NEDC), tornando a T6.1 no veículo comercial ideal para uma utilização em zonas urbanas.