A segunda geração do Audi Q3

O novo Audi Q3 é um SUV familiar com grandes qualidades. Na sua segunda geração, tem um design mais desportivo. As linhas mais vincadas transmitem mais potência e elevada qualidade, ao mesmo tempo que inspira elegância. Tem inúmeros sistemas de assistência à condução disponíveis e está totalmente conectado ao exterior.

 

 

Marca também a evolução na habitabilidade e versatilidade. Chega agora a Portugal com três linhas de equipamento – Base, Advanced e S Line – e versões com motor a gasolina (35 1.5 TFSI e 150 cv) e dois blocos Diesel (35 2.0 TDI com 150 cv e 40 2.0 TDI com 190 cv). Os preços variam entre os 42.000 euros (35 1.5 TFSI Base) e os 62.850 euros (40 2.0 TDI S tronic quattro S Line).

 

A grelha Singleframe octagonal e as grandes entradas de ar laterais caracterizam o aspeto musculado da parte dianteira do novo Audi Q3. Grande e adaptável: dependendo da posição dos bancos traseiros e dos encostos, a capacidade da bagageira varia entre 530 e 675 litros. Com os bancos rebatidos, a volumetria ascende para 1.525 litros. Além disso, o novo Audi Q3 apresenta um painel de instrumentos digital de série e um sistema MMI touch response de grande dimensão. Numerosas soluções de infotainment herdadas de um segmento superior de mercado conectam o SUV compacto com o seu ambiente. Novos sistemas de assistência auxiliam o condutor ao estacionar, na cidade e em viagens de longa duração, ao mesmo tempo aumentando o conforto.

 

Design exterior: presença musculada e atlética

O novo Audi Q3 é muito mais desportivo do que seu antecessor. A grelha Singleframe com design octagonal e as grandes entradas de ar laterais caracterizam a sua imagem mais impactante, com formas musculadas que chamam imediatamente à atenção e lhe conferem uma grande postura. Oito barras verticais dividem a grelha do radiador com a sua estrutura impressionante e refletem o caráter deste SUV. Os faróis são estreitos e deslizam para a parte interior em forma de cunha.

 

Tecnologia de iluminação

Os faróis são finos e prolongam-se para a zona de dentro em forma de cunha. A Audi oferece três versões, todas com tecnologia LED. A versão topo de gama são os faróis Matrix LED, cujos “máximos” adaptativos iluminam de forma inteligente a estrada. Um destaque no grafismo lateral é a iluminação simétrica dos faróis dianteiros e das luzes traseiras.

 

Conetividade da última geração: instrumentos analógicos deram lugar à digitalização

Orientado para o condutor e desportivo: as linhas interiores com elementos de estilo tridimensional dão continuidade ao design do exterior e em muitos aspetos, o novo Audi Q3 repercute modelos da Marca inseridos em segmentos superiores. A arquitetura harmoniza-se perfeitamente com o novo conceito operacional. O seu elemento central é o ecrã MMI touch com um visual de vidro preto de alto brilho. Juntamente com os controlos de ar condicionado posicionados em baixo, o MMI possui uma inclinação de 10 graus orientado em direção ao condutor. Todos os displays, botões e controlos estão localizados de uma forma ergonómica.

 

Mundo digital: controlos e displays

Como uma opção, o condutor pode escolher o Audi virtual cockpit plus com três diferentes modos de visualização e um ecrã de 12,3 polegadas, que pode usar mapas do Google Earth (em opção) e aceitar comandos de voz.

 

Sistema de som premium Bang & Olufsen

O Sistema de Som Premium Bang & Olufsen com som 3D garante uma experiência distinta, através de um algoritmo desenvolvido especificamente para o novo Audi Q3 com o apoio do Instituto Fraunhofer, onde um dos segredos reside nas quatro colunas adicionais colocadas no painel de instrumentos e nas duas colocadas no pilar D. E se quiser uma experiência 3D verdadeiramente audível, nada como elevar até aos 680 watts o total das 15 saídas de som do SUV.

 

Grande e adaptado a todas as situações: o conceito de espaço

O novo Audi Q3 assenta na plataforma transversal modular MQB do Grupo Volkswagen e cresceu em praticamente todas as dimensões, estando posicionado no segmento superior dos SUV compactos. O comprimento total passou para 4.484 mm, ou seja, mais 97 mm em relação ao seu antecessor. Em termos de largura, também cresceu 18mm (agora é de 1.849 mm com jantes de 17 ou 18 polegadas), mas a altura foi reduzida em 5mm (agora de 1.585 mm). A sua distância entre eixos, cresceu 77 mm, para 2.680 mm sendo o Q3 agora muito mais espaçoso e versátil, nomeadamente ao nível da zona das pernas dos passageiros atrás, na altura ao nível do tejadilho e também ao nível dos cotovelos.

 

Abrangência variável: volumetria até 1.525 litros

Os bancos traseiros podem ser movidos para frente e para trás através de uma calha com regulação longitudinal em 150 mm e de sete posições para a inclinação das costas com um rebatimento 40:20:40, contando a mala com uma capacidade que varia entre 530-1525 litros. Os passageiros traseiros também têm a opção de um apoio de braço central que possui dois porta-copos. Dependendo da posição dos bancos traseiros e dos encostos, a capacidade da bagageira totaliza 530 ou 675 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a volumetria ascende para 1.525 litros.

 

Agilidade na estrada e no offroad: motores e suspensão

Manobrável na cidade, ágil em autoestrada e equilibrado e estável em estrada com zonas sinuosas: a suspensão do Audi Q3 oferece uma amplitude de soluções para qualquer situação. O caráter desportivo da geração anterior foi mantido, mas aprimorado com uma clara dose de conforto adicional. O novo SUV ultrapassa estradas de muito mau piso com facilidade - graças também à maior distância entre eixos. Como opção, o condutor pode variar as características do Audi Q3 dependendo da situação de condução, condições da estrada ou de uma definição personalizada através do sistema dinâmico Audi drive select. As jantes podem ir das 17 até às 20 polegadas, estas últimas provenientes da Audi Sport GmbH, envolvidas por generosos pneus 255/40.

 

Conveniência e segurança

O Audi Q3 também está no topo da sua categoria quando se trata de sistemas de assistência. O destaque é o adaptive drive assist, que está disponível opcionalmente em combinação com a transmissão S tronic. Incorpora as funções assistente de velocidade adaptativo, assistente para engarrafamentos e active lane assist. Desta forma, auxilia o condutor com controlo longitudinal e lateral - aumentando substancialmente o conforto, em particular, em longas viagens.

 

Motores eficientes e com consumos comedidos

No momento do início da comercialização em Portugal o novo Audi Q3 é proposto com um motor a gasolina – 1.5 TFSI de 150 cv – acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma transmissão automática S tronic de 7 velocidades; e dois blocos Diesel 2.0 TDI de 150 com transmissão S tronic de 7 velocidades e tração à frente e 190cv com transmissão S tronic de 7 velocidades e sistema de tração quattro.

 

Dinamicamente, o Audi Q3 recorre a um sistema McPherson na dianteira e um sistema com quatro braços na traseira. A suspensão pode ser adaptativa, com seis modos à escolha no Audi drive select — Auto, Comfort, Dynamic, Off-Road, Efficiency e Individual. Pode também receber uma suspensão desportiva — de série na linha S Line.

 

Ainda mais desportivo a “Edition #1”

Para o lançamento no mercado, a Audi oferecerá aos seus clientes uma versão denominada “Edition #1” que combina vários extras. O pacote exterior S line, que também inclui destaque de cor para muitos detalhes, contribui para uma aparência decididamente desportiva. A suspensão desportiva, as jantes de 20 polegadas e os faróis Matrix LED também estão incluídos na especificação do equipamento. Detalhes exclusivos no modelo “Edition #1” incluem acabamentos a preto dos anéis da Audi na grelha Singleframe e a designação do modelo na traseira em preto. Laranja Pulse e Cinzento Chronos são as pinturas disponíveis. Os destaques no interior incluem bancos desportivos com costuras de contraste específicas, o volante de couro com fundo plano, o pacote de iluminação interior ambiente e acabamentos com a aparência em alumínio. Os elementos do painel de instrumentos e os apoios de braços das portas apresentam acabamentos em Alcantara.

 

O novo Audi Q3 em resumo

Conceito de espaço e dimensões

► Dimensões substancialmente aumentadas em comparação com o modelo anterior: comprimento total 4.484 mm (+97 mm), distância entre eixos 2.680 mm (+77 mm, largura 1.849 mm (+18 mm), altura 1.585 mm sem antena (-5 mm).

► Interior muito espaçoso, acesso de entrada confortável e boa visibilidade.

► Bancos traseiros podem ser movidos para frente e para trás através de uma calha com regulação longitudinal em 150 mm e o seu angulo de inclinação de costas pode ser colocado em sete posições distintas sendo o rebatimento em 40:20:40.

► Bagageira com capacidade de 530 a 1.525 litros, com porta traseira acionada eletricamente pelo movimento dos pés, em opção.

 

Design exterior

► Grelha Singleframe com design octagonal e grandes entradas de ar laterais que caracterizam a sua imagem.

► Faróis LED de série. Opção de faróis Matrix LED, cujos “máximos” adaptativos iluminam de forma inteligente a estrada.

► Contornos laterais inspiram-se no ADN do Audi quattro e fazem com que o Q3 tenha uma aparência ainda mais ampla; guarnições dos guarda lamas contrastam com a cor da carroçaria e enfatizam a aparência offroad; grande spoiler no prolongamento do tejadilho; destaque no grafismo lateral é a iluminação simétrica dos faróis dianteiros e das luzes traseiras.

► Onze cores de pintura exterior (9 metalizadas e 2 normais) e três linhas de equipamento (Base, Advanced e S line) para personalização do design exterior através de elementos e cores adicionais específicas.

► Versão “Edition #1 no lançamento para o mercado com acabamento em pintura Laranja Pulse e Cinzento Chronos e equipamento exclusivo.

 

Interior

► Orientado para o condutor e desportivo: as linhas interiores com elementos de estilo tridimensional dão continuidade ao design do exterior.

► Arquitetura harmoniza-se perfeitamente com o novo conceito operacional. O seu elemento central é o ecrã MMI touch com um visual de vidro preto de alto brilho.

► Três linhas de equipamento interior: Base, interior design selection e interior S line.

► Bancos com regulação elétrica em opção; interiores design selection e S line com bancos desportivos de série.

► Como opção, elementos interiores em Alcantara que incluem faixas decorativas nos bancos

► Pacote de luzes ambiente multicolor em LED regulável em 30 cores (de série com o interior design selection,)

 

Controlos e ecrãs

► Painel de instrumentos digital, de série; como opção o mesmo pode ser actualizado até ao Audi virtual cockpit plus com funções adicionais e ecrã de 12,3 polegadas;

► MMI de navegação plus com ecrã touch de 10,1 polegadas e infotainment topo de gama com estrutura de menus simples, controlo de voz em linguagem natural e cálculo de rotas online a partir do fornecedor de serviços de mapas e navegação HERE.

 

Infotainment e Audi connect

►MMI de navegação plus incluindo Audi connect com LTE Advanced e Wi-Fi hotspot, serviços Car-to-X, como informações de sinais de trânsito e alerta de perigos.

► Audi connect plus em opção com navegação por Google Earth, rádio híbrida e controlo por voz online.

► App myAudi para uma ligação perfeita entre carro e o smartphone que permite que as funções do veículo sejam controladas à distância; Audi connect também inclui streaming de media, notícias online, acesso ao Twitter e à caixa de entrada do e-mail.

► Disponíveis em opção: Audi phone box, Audi smartphone interface (Apple CarPlay e Android Auto) e sistema de som Bang & Olufsen Premium com 15 altifalantes e som 3D virtual.

 

Sistemas de assistência ao condutor

► De série: pre sense à frente, Audi pre sense basic, Audi side assist, aviso de mudança de faixa e limitador de velocidade.

► Opções incluem Adaptive cruise assist, (para transmissão S tronic); park assist (entrar e sair de um lugar de forma quase automática); assistente de cruzamentos e câmaras 360º.

 

Motores e suspensão

► Oferta nacional com motor a gasolina 1.5 TFSI (150 cv) e dois blocos Diesel 2.0 TDI (150 e 190 cv).

► Caixa manual de 6 velocidades disponível para 1.5TFSI 150 cv de tração dianteira. Transmissão automática S tronic de 7 velocidades para 1.5 TFSI 150 cv e 2.0 TDI 150 cv de tração dianteira e para 2.0 TDI de 190 cv quattro; tração quattro regulada eletronicamente; agilidade aumentada através do controlo seletivo do binário.

► Afinação equilibrada da suspensão. Opção de suspensão desportiva (de série na linha S Line) e suspensão com controlo de amortecimento.

►Pode também receber Audi drive select com 6 modos e direção progressiva

► Jantes de 17 a 20 polegadas.