Fiat Professional apresenta o melhor Ducato de sempre

Estreia do novo Ducato MY2020: evolução do veículo recordista de vendas da Fiat Professional que, há 38 anos, se adapta às diversas exigências dos clientes com soluções de vanguarda, desde veículos de transporte de mercadorias até veículos com equipamento mais complexo, incluindo base para conversão em autocaravanas.

 

 

De facto, o Ducato é o inquestionável líder do mercado europeu pelo quinto ano consecutivo, no 1.º  lugar em termos de vendas em 12 países e líder absoluto como base para autocaravanas na Europa: cerca de três em quatro autocaravanas vendidas são Fiat Ducato. O sucesso, comprovado por estes números, pode ser explicado com a capacidade de fornecer soluções abrangentes para diversos requisitos profissionais: os clientes podem contar com o Ducato e com a sua versatilidade para qualquer exigência de carga ou trabalho, desde transportar pessoas até fazer distribuição urbana, desde veículos preparados para carregar bens refrigerados até viaturas de campismo, graças a características como a capacidade, o volume de carga e o peso admitido sobre os eixos, um recorde entre os veículos de tração dianteira, aliadas à mais ampla escolha entre dimensões de chassi, comprimento e altura das diversas variantes disponíveis. O novo Ducato MY2020 enfrenta agora um novo e envolvente desafio: tornar-se o melhor Ducato de sempre.

 

Foi difícil aperfeiçoar um modelo de tanto sucesso: os engenheiros da Fiat Professional concentraram-se numa abordagem ainda mais personalizada, seguindo um desenvolvimento guiado pelas melhores práticas e pela experiência concreta. Atualmente, os motores são todos Euro 6D, ainda mais eficientes, ecológicos e de altas performances, com diversos tipos de alimentação para beneficiar o ambiente. Lançada também a nova transmissão eletrónica 9Speed. É um conversor de binário de última geração, capaz de explorar ao máximo todos os pontos de binário do motor. É a melhor transmissão na sua categoria em termos de peso, garantindo fiabilidade e durabilidade, além de prazer de condução em todas as condições. Além disso, estará disponível durante o ano de 2020 uma versão completamente elétrica que implementa tecnologias Fiat Professional e complementa, em matéria de combustíveis alternativos, a versão Ducato Natural Power, alimentada a gás natural. O Ducato Electric tem sido desenvolvido, graças a inovadores projetos-piloto e ao lado de grandes clientes selecionados para oferecer soluções personalizadas e sem compromissos, em termos de capacidade de carga e de desempenho. Por fim, mas não menos importante, não faltam os mais avançados dispositivos de assistência à condução e um sistema de informação e entretenimento de última geração.

 

Motores: performances, ecologia e eficiência

A gama de motores sempre foi um dos pontos fortes do Fiat Professional Ducato: uma ampla e abrangente gama de fiáveis propulsores, adaptada a diversas utilizações, com performances excecionais. De facto, o Ducato é o único modelo na sua categoria a ser equipado com motor diesel de derivação industrial, resistente e durável, mas capaz de garantir as performances e os níveis de conforto de um automóvel. O Ducato MY 2020 conserva todas as características que se revelaram tão populares junto dos clientes, além de ter melhorado a facilidade de condução e de oferecer novas versões de potência. Todos os modelos são equipados com motores Euro 6D. A gama MultiJet 2 compreende agora motores 2.3 de derivação industrial com compressor de geometria variável, para uma condução fluida e a maior flexibilidade de sempre, mesmo a baixas velocidades, com subsequente redução dos níveis de consumo no ciclo urbano real. Graças ao controlo eletrónico, o novo turbocompressor está em posição apropriada para adaptar a sua dinâmica de fluidos à velocidade do motor e ao estilo de condução, de modo a fornecer sempre a sobrealimentação certa. Isto é possível graças à implementação de uma série de pás móveis, situadas ao longo do raio da turbina, que controla o fluxo dos gases de escape e, consequentemente, a velocidade e a força do compressor.


A nova gama de motores MultiJet 2 do Ducato é fiel ao lema da Fiat Professional "one mission-one engine", o que significa oferecer uma excelente solução para satisfazer as exigências das diversas missões dos clientes.


O acesso ao mundo Ducato começa com o motor 2.3 MultiJet 2 com 120 cv às 2750 rpm e binário máximo de 320 Nm às 1400 rpm, associado a caixa de velocidades manual, que melhora a potência e o binário em 10%, em comparação com o precedente motor de 2 litros. O motor de 140 cv às 3500 rpm, versátil e flexível com os seus 350 Nm de binário (+9% em comparação com o 130 MultiJet) logo às 1400 rpm, e disponível tanto com caixa de velocidades manual como com a sofisticada transmissão automática de nove velocidades "9Speed", constitui o cerne da gama. Construção ecológica e superiores níveis de performances com o 160 cv às 3500 rpm, que distribui até 400 Nm às 1500 rpm na versão com transmissão automática. Este motor utiliza um veio de transmissão específico com rolamentos de suporte sobredimensionados, pistões especiais e turbocompressor específico, contribuindo para melhorar as performances e a vida útil do motor. O topo de gama é o 2.3 MultiJet de 180 cv às 3500 rpm: binário de 400 Nm com caixa de velocidades manual e 450 Nm (+12% em comparação com o modelo anterior) com a nova transmissão automática de nove velocidades, revelando-se o melhor da classe, em termos de binário, na sua categoria. Dirige-se a quem procura as melhores performances e total conforto de condução, especialmente quando acoplado à nova transmissão automática. Está também disponível a versão Natural Power de 3000 cm3, alimentada unicamente a gás natural, com 136 cv de potência e binário máximo de 350 Nm às 1500 rpm, que confirma o compromisso e a liderança da Fiat Professional no desenvolvimento deste combustível alternativo.


De facto, o Ducato 140 Natural Power faz parte de uma completa gama de veículos comerciais alimentados a gás natural que abrange vans derivadas de veículos de passageiros, o Fiorino e o Doblò Chassi Curto e Chassi Longo.

 

A nova transmissão automática "9Speed"

A nova transmissão automática de nove velocidades garante uma experiência de condução tranquila e agradável, sem comprometer as performances, otimizando simultaneamente os níveis de consumo em todas as situações.


É a melhor transmissão na classe, em termos de peso, e permite uma excelente exploração do binário, que atinge o valor recorde de 450 Nm na versão de 180 cv. Não menos importante, garante excecional fiabilidade e durabilidade, graças ao conversor de binário que compensa a falta da tradicional embraiagem.


Os técnicos da Fiat Professional desenvolveram o Ducato MY2020 com a transmissão automática 9Speed para que todos os condutores pudessem otimizar o desempenho e os níveis de consumo do seu veículo, de acordo com a missão e o percurso que têm pela frente. O condutor pode escolher entre três modos de condução: Normal, Eco, que oferece uma resposta mais suave do acelerador e uma programação específica da caixa de velocidades para permitir uma maior redução do consumo de combustível, e Power, que garante uma resposta pronta e mudanças das velocidades aptas a proporcionar prazer de condução e ótimas performances, mesmo em condições difíceis.


Há duas modalidades de funcionamento: em posição D (Drive), o módulo de controlo seleciona e muda para a relação de caixa desejada, de acordo com a velocidade, a carga e a inclinação. Já a modalidade Autostick, em caso de frequentes mudanças das relações e em condições particularmente difíceis, como inclinações acentuadas, permite que o condutor mantenha uma relação de caixa baixa, com consequente otimização dos níveis de desempenho e evitando o sobreaquecimento. É ativada movendo a alavanca da caixa de velocidades para a esquerda e depois para trás e para frente para mudar de relação de caixa.

 

EcoPack

O Ducato MY2020 é fornecido, de série, com EcoPack, que junta o melhor da tecnologia inteligente aplicada à salvaguarda do ambiente. O EcoPack inclui Start & Stop, alternador inteligente, bomba de combustível de controlo eletrónico, garantia de poupança de energia e de maior eficiência do combustível, e interruptor ECO, que ajuda o condutor a poupar combustível.


Tudo isto beneficia o custo de utilização, outro dos pontos fortes do Ducato e de todos os veículos da Fiat Professional.

 

Assistência à condução e sistema de informação e entretenimento

O Ducato MY2020 é o melhor Ducato de sempre em todas as vertentes: tecnologia, segurança, sistemas de assistência à condução, conectividade e gama de motores. De facto, a nova gama oferece os mais sofisticados sistemas de assistência à condução, permitindo ao condutor controlar o veículo a 360°. Estão disponíveis os seguintes dispositivos:

 

  • Alerta de Ângulo Morto, que utiliza sensores de radar instalados no para-choques traseiro para identificar veículos em aproximação não visíveis pelo condutor, se estiverem em pontos mortos em relação ao retrovisor.
  • A exclusiva Deteção de Veículos em Aproximação Posterior, que utiliza sensores de radar para identificar veículos que se aproximam lateralmente, quando o veículo está em marcha-atrás. Evita acidentes durante manobras.
  • Assistência integral à travagem, que identifica obstáculos e, se verificar que há perigo iminente de colisão, alerta o condutor e intervém, acionando automaticamente o travão de emergência.
  • Alerta de transposição de faixa, que determina se o veículo está a sair da sua faixa, incluindo em condições de fraca visibilidade. Em caso de perigo, um sinal acústico e visual alerta de imediato o condutor.
  • Reconhecimento de sinais de trânsito, que utiliza a câmara de bordo para ajudar o condutor a reconhecer os sinais de limite de velocidade e de proibição de ultrapassagem, reproduzindo-os no ecrã do painel de instrumentos.
  • Comutação automática das luzes de máximos, que gere a ativação e desativação das luzes de máximos, aumentando a visibilidade e reduzindo o risco de encandeamento durante a condução noturna, reconhecendo automaticamente veículos que vêm em direção contrária.
  • Sensor de chuva e de luminosidade, que ativa automaticamente o limpa para-brisas, ajustando a velocidade em função da intensidade da chuva. O sensor de luminosidade liga automaticamente as luzes de médios quando a luz proveniente do exterior é insuficiente.
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que avalia constantemente a pressão dos pneus, indicando qualquer perda de pressão no painel de instrumentos.

 

Um elemento indispensável para qualquer verdadeiro profissional é a Colocação do Motor em Rotações Mínimas, projetada para aumentar as rotações do motor quando em ponto morto, de modo a proporcionar energia a equipamento elétrico de bordo adicional e às novas luzes LED de Carga. Estas novas luzes, mais potentes, fornecidas em três dimensões diferentes em função do chassi do veículo, garantem sempre eficiente iluminação do compartimento de carga, traduzindo-se em até 70 lux na área intermédia e 40 lux ao longo do perímetro.

 

Informação e entretenimento com integração Apple CarPlay e compatibilidade com Android AutoTM

A partir do segundo semestre, o Ducato MY2020 vai ampliar a disponibilidade de sistemas de informação e entretenimento a bordo. O novo sistema de informação e entretenimento está agora disponível com ecrã tátil de 7" da Mopar®, entrada USB e sintonizador de rádio DAB e possibilidade de especificar as dimensões do veículo e eventual nível de equipamento para fornecer indicações, de modo a evitar ruas sem largura suficiente ou passagens demasiado baixas. Uma característica de um verdadeiro profissional que interessa a outros profissionais e condutores de autocaravanas.


O novo sistema inclui a integração de Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM.


A aplicação Apple CarPlay mostra as indicações dos percursos optimizadas, em função das condições de trânsito, e pode ser utilizada para fazer e receber telefonemas, enviar e receber mensagens e ouvir Apple Music, livros áudio e podcasts,  sempre concentrado no volante.


O CarPlay também integra comandos de voz Siri e foi especialmente concebido para situações de condução.


O sistema é ainda compatível com Android AutoTM, para continuar a experiência Android na viatura, "projetando" apps e serviços no ecrã central. Foi concebido para consultar informações, com facilidade e em segurança, durante a condução. O condutor pode usar o Google MapsTM ou o Waze para receber indicações do percurso e aceder facilmente a músicas, a conteúdos multimédia e às aplicações de mensagens favoritas. Para mais informações sobre a compatibilidade Android Auto, consultar: support.google.com/androidauto.
Android Auto, Google Play e Google Maps são marcas registadas da Google LLC.
Apple CarPlay é uma marca registada da Apple Inc.

 

Estilo atraente, de tipo automobilístico

O estilo do Ducato 2020 nasce de um avançado design de tipo automobilístico que, aliado ao conceito de um genuíno veículo comercial ligeiro, transmite uma sensação de dinamismo, segurança, qualidade e robustez. Assim, o novo veículo da Fiat Professional aperfeiçoa ainda mais o conceito de "design ao encontro da funcionalidade", que tem sido um elemento distintivo do modelo desde 1981. O Ducato MY2020 é uma viatura moderna e inconfundível, no cenário dos veículos comerciais ligeiros - dono de um carisma que, mais do que mantido, foi reforçado. O seu principal elemento de estilo consiste numa carroçaria que compreende dois volumes bem definidos: um superior e um inferior. Atualmente, esta separação tornou-se menos geométrica e mais dinâmica, graças a uma nova abordagem em relação às dimensões. A frente distingue-se pelos montantes dianteiros, que se integram mutuamente através da musculada grelha frontal, cujo design abarca toda a frente do veículo ao longo da linha dos faróis dianteiros. A frente distingue-se pela grelha cor de titânio e pela linha dos faróis em Piano Black, modernizando este icónico e imediatamente reconhecível elemento. Confere ao veículo força e determinação e, acima de tudo, foi concebido para proteger tudo o que está no interior, como o elmo espartano em cujo estilo se inspirou. As zonas mais vulneráveis do veículo foram protegidas dobrando a estrutura muscular dos para-choques e do capô, de modo a minimizar os eventuais custos de reparação para os clientes.

 

Ducato MY2020 Electric: mais tecnologia, mais eficiência, mais valor

O novo Ducato atinge o sucesso na sua tentativa de melhorar, durante um percurso de evolução que, ao longo de quase 40 anos, nunca parou. Excelente desempenho, preocupação ambiental e grande atenção ao custo total de propriedade para melhor responder às diferentes exigências de cada profissional. E a mais ampla gama de veículos com mecânica "tudo à frente", sofisticados e de estilo inconfundível, com tecnologia de ponta.


Mas isso não é suficiente: a partir deste ano, estará disponível para pré-encomenda a versão totalmente eléctrica, que está a ser antecipada através de projetos-piloto dedicados a grandes clientes, com os quais será estabelecida, em parceria, uma experiência para melhor compreender as necessidades. O Ducato será o primeiro modelo da Fiat Professional 100% elétrico, desenhado e desenvolvido segundo os mais avançados padrões de qualidade do Grupo FCA.


A Fiat Professional está a partilhar a sua experiência tecnológica para criar a versão elétrica do seu recordista de vendas, exatamente como em relação ao resto da gama, tal como um fato feito à medida que respeita as exigências do utilizador profissional, sob o lema da inovação, da ecologia e do desempenho, fiel ao conceito do Ducato "mais tecnologia, mais eficiência, mais valor", oferecendo aos clientes o melhor Ducato de sempre.