Alfa Romeo no 21.º Gumball 3000

O Gumball 3000 é um evento de desporto automóvel não competitivo que se desenrola ao longo de um percurso de 3000 milhas, quase 5000 quilómetros, em estradas abertas ao trânsito, visitando, em cada edição, locais ligados ao jet set internacional.

 

 

Há celebridades de todo o mundo que participam assiduamente na prova: artistas, empresários, influenciadores de tendências e filantropos, todos contribuindo para angariar fundos e promover junto dos meios de comunicação social os projetos solidários da Fundação Gumball. De facto, a Fundação apoia projetos dedicados à juventude e à educação, além de programas de promoção do desporto, de infraestruturas e de defesa do meio ambiente em todo o mundo. Portanto, o verdadeiro vencedor é sempre a solidariedade.

 

Este ano, o rali Gumball atravessará a Europa. Arrancou a 7 de junho de Míconos e termina em Ibiza em 15 de Junho, passando por Atenas e Salónica a caminho de Tivat, paraíso de iatismo em "Porto Montenegro". As viaturas dirigir-se-ão então, através da Croácia, até Veneza, onde chegam a 11 de junho. No dia seguinte, todas as equipas desfilarão no Centro de Testes de Balocco (Vercelli, Itália), permitindo à Alfa Romeo receber em sua casa uma exclusiva mescla de viaturas fantásticas, divertimento e celebridades do Gumball. Este Centro de Provas é um dos locais mais emblemáticos da marca, local de nascimento dos modelos de competição das equipas Alfa Romeo que venceram nos mais famosos circuitos do mundo. A prova segue depois para o Mónaco e, no dia seguinte, chegará a Barcelona, terminando nas Baleares.

 

No entanto, as difíceis voltas no Centro de Testes não são a única homenagem da Alfa Romeo à história de 20 anos do Gumball: no início da prova, todos os fãs foram surpreendidos com um magnífico SUV Stelvio Quadrifoglio especialmente preparado, um exemplar único com pintura criada pelo Centro de Design da Alfa Romeo.


Esta pintura especial insere-se na decoração exibida no circuito de Fiorano a 14 de fevereiro, durante o shakedowndo C38 da equipa "Alfa Romeo Racing", quando Kimi Räikkönen participou na sessão de testes ao volante de uma viatura de competição com a exclusiva pintura San Valentino, alternando trevos e corações.

 

Para este Stelvio Quadrifoglio especial que participa no Gumball, os designers da Alfa Romeo escolheram um tema a condizer com a imagem desportiva premium da marca, realçada por toques de cor e elementos apelativos típicos de viaturas de luxo, supercarros, protótipos, viaturas de competição e automóveis únicos que tornam este evento tão especial.

 

A pintura Preto Volcano é decorada com um trevo cinzento que reproduz o icónico logótipo ao longo de toda a superfície, sendo este padrão subjacente enriquecido com motivos verdes fluorescentes, retratando os mais característicos elementos da iconografia Alfa Romeo. Entre estes motivos, incluem-se uma serpente de grandes dimensões nos painéis laterais, a inscrição Alfa Romeo no mais clássico tipo de letra no vidro traseiro e o logótipo da marca ocupando todo o tejadilho. As jantes de 20" são da mesma cor, tal como o logo Alfa Romeo que sobressai nas pinças pretas dos travões, especialmente criadas para oferecer um estilo que, seguramente, chama as atenções, ajudado pelos grupos óticos traseiros polidos: este Alfa Romeo Stelvio vai fascinar espetadores de 11 países da Europa, seja pelas performances seja pelo inconfundível som Quadrifoglio gerado pelo motor 2.9 V6 Bi-Turbo com os seus impressionantes 510 cv.