Lexus celebra 30º aniversário no Chantilly Arts & Elegance Richard Mille

As celebrações do 30º aniversário da Lexus ficarão marcadas por apresentações especiais em ambiente de luxo durante o Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, um dos mais elegantes eventos da Europa para a área automóvel, arte e lifestyle, no próximo dia 30 de junho.

 

 

Dos vários momentos Lexus farão parte a grande final do Lexus UX Art Car, a apresentação do novo Concept Lexus LC Descapotável e a estreia do renovado SUV RX.


 
A Lexus é parceira oficial da quinta edição do evento, que acontece nos terrenos oficiais do histórico Château de Chantilly, em França, a 50 km de Paris. Trata-se de um evento reconhecido internacionalmente como uma elegante e histórica montra para os melhores automóveis clássicos, modernos e conceptuais, composta por competições para as melhores exposições, desfiles como “Os automóveis mais bonitos do mundo”, um leilão e muitas outras atividades e momentos de entretenimento desenhados para celebrar a “arte de viver à francesa” - a quintessência do modo de vida francês. Dedicado ao luxo, ao estilo e à arte, o Chantilly Arts & Elegance Richard Mille é o cenário perfeito para as celebrações do aniversário da Lexus.


 
Os milhares de convidados presentes em Chantilly serão o júri que apurará o vencedor da competição Lexus UX Art Car. Quatro exemplares únicos do novo crossover compacto da Lexus estarão em exibição, cada um ao serviço dos artistas como tela tridimensional para que explorem as ideias e as emoções evocadas pelo carro e pelo seu design, por dentro e por fora. O concurso é mais um exemplo de como a Lexus ultrapassa o mundo automóvel – uma marca de luxo que explora novas áreas de estilo de vida, design e criatividade.
 
 
Os anfitriões Lexus darão as boas-vindas aos visitantes, apresentarão os art cars e convidá-los-ão a votar nos seus favoritos. O vencedor será anunciado no final da tarde pelo célebre jornalista e apresentador de televisão francês Denis Brogniart.


 
Os trabalhos selecionados para a final pertencem aos espanhóis Ana Soler Baena e dupla Antoñito e Manolín; ao coletivo Leitmotiv de França; e a René Turrek, da Alemanha. Mais pormenores sobre os artistas e as suas obras mais abaixo.


 
Concept Lexus LC Descapotável
O Concept Lexus LC Descapotável fez a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Detroit de 2019. Foi apresentado como estudo para uma nova versão “a céu aberto” do coupé topo de gama LC. Este concept, que participará no Concours d'Élégance em Chantilly, foi concebido sob o lema "beleza suprema" em todos os pormenores, desde o pára-brisas aos contornos suaves da traseira.


 
Estreia europeia do novo RX
O Chantilly Arts & Elegance Richard Mille será o anfitrião da estreia europeia do renovado SUV de luxo Lexus RX. O novo modelo apresenta melhorias no exterior e alterações nos sistemas de travagem e suspensão para uma condução mais envolvente, com uma direção mais precisa e direta. O novo RX é o primeiro modelo do mundo a apresentar a tecnologia LED Blade Scan, aplicada ao sistema de luzes de máximos adaptativo.


 
O novo RX estará em exibição ao lado do novo sedan ES, do coupé RC F Track Edition e do famoso e raríssimo supercarro – o Lexus LFA.


 
Lexus UX Art Car – artistas e obras de arte
Bluz, por Ana Soler Baena
Em Bluz, o invisível torna-se visível; a luz toma forma e pode ser tocada. As superfícies externas da UX estão cobertas por vetores na forma de bastões de luz, posicionados para destacar os contornos do design do carro. Os bastões têm uma ponta fluorescente que é ativada com uma luz negra estática. Os lasers azuis estão incorporados nas seções pretas, criando o efeito visual de uma esteira infinita a partir das linhas de estilo direcional do carro. A cabine é preenchida com luz quente e esferas de cristal que lembram bolhas transparentes de oxigénio. A sensação é de que o trabalho do artista não interfere fisicamente no UX, mas em sua aura.


 
O trabalho de Ana Soler Baena inclui grandes instalações: nuvens de bolas, cadeias de moléculas, objetos flutuantes e instrumentos voadores, obras nas quais o espectador se torna protagonista.


 
Gyorin Kozane (Armour of Scales), por Antoñito e Manolín
Gyorin Kozane - Armour of Scales - é uma malha orgânica feita de escamas azuis e vermelhas, representando a pele de um peixe - um motivo frequentemente encontrado na arte e cultura japonesa. A malha é uma estrutura tridimensional feita de um material bio-epoxy, sobreposto na carroceria da UX como uma tela bidimensional. A sua dualidade e qualidades contrastantes convergem no mesmo espírito do conceito arquitetónico engawa que os designers do UX aplicaram para criar uma conexão perfeita e uma sensação de continuidade entre o exterior e o interior do veículo.


 
Antoñito e Manolín - Trini Salamanca e Pablo Párraga - são artistas autodidatas que criam mobiliário experimental a partir de formas totémicas geométricas, aparentemente simples. Os seus assentos, os seus aparadores e as suas esculturas exibem uma rudeza refinada, sem esquecerem a terra na escolha de cores e materiais.


 
Leitmotiv UX Art Car, por Leitmotiv
Leitmotiv vai trabalhar ao vivo no local, em Chantilly, para transformar o UX numa instalação de arte escultural. Cada artista usará uma parte do carro para expressar a sua arte e interpretação pessoal, conferindo ao UX múltiplas facetas e identidades – ilustrativas, oníricas, abstratas e até espontâneas.


 
Leitmotiv é uma coletividade de três artistas franceses: Keim, Wozdat e Ygrek. Todos se especializaram em artes aplicadas e expoentes da pintura urbana. As suas especializações são complementares e combinam entre si para conferir energia visual ao seu trabalho.


 
The Way of the Samurai, por René Turrek
Em The Way of the Samurai, René Turrek pintou com spray o lado do passageiro do UX com linhas concisas em diferentes cores e espessuras para simbolizar o poder e as tecnologias modernas utilizadas pela marca Lexus. Ao recorrer aos tons neon, cria efeitos especiais que mudam sempre que o carro é olhado à luz do dia ou sob luz ultravioleta. No lado do condutor pintou linhas que refletem a curva de uma espada de samurai aplicada a um fundo cinzento que reage à luz do sol ou a um flash de câmara, que o transformam num brilhante branco prateado.


 
Turrek é grafitter, designer e um pioneiro. Nascido na Alemanha, tem vindo a desenvolver novas técnicas de pintura, acabamento e efeitos especiais. Este é seu segundo art car para a Lexus – transformou o SUV NX numa obra de arte para o Lexus Forum Osnabrück, em 2015.


 
#Lexus; #LexusUX; #LexusSelfChargingHybrid; #LexusUXArtCar