TOYOTA GAZOO Racing dá início à comercialização do GR Supra GT4 em 2020

A TOYOTA GAZOO Racing confirmou hoje que irá lançar o GR Supra GT4, um carro de corrida para equipas privadas[i], já em 2020. Este anúncio, surge no seguimento das crescentes expectativas dos clientes de todo o mundo, após a apresentação do GR Supra GT4 Concept no Salão Internacional de Genebra em março, e a participação do GR Supra nas 24 Horas de Nürburgring em junho.

 

 

A TOYOTA GAZOO Racing pretende fortalecer o seu foco no desporto automóvel para permitir que os amantes do automobilismo participem em corridas e para que a marca desenvolva automóveis cada vez melhores através do feedback obtido na participação nestas corridas.


 
O GR Supra GT4[ii] é um carro de corrida baseado no GR Supra - o primeiro modelo global da TOYOTA GAZOO Racing, lançado no início deste ano - e desenvolvido e produzido pela Toyota Motorsport GmbH.


 
A categoria GT4 é popular entre as equipas privadas em todo o mundo, devido ao seu baixo custo e facilidade de inscrição. Os carros GT4 podem participar em várias corridas em todo o mundo, incluindo a Série Super Taikyu no Japão, a Série GT4 Europeia e o Campeonato de resistência VLN de Nürburgring na Europa, bem como a série Michelin Pilot Challenge nos EUA.


 
O GR Supra já participa na América do Norte na NASCAR Xfinity Series e a partir de 2020, está previsto competir na classe Super GT GT500 no Japão. Assim, a chegada do GR Supra GT4 irá proporcionar aos fãs de automobilismo a alegria de ver o GR Supra competir em circuitos em vários continentes.


 
Para desenvolver o GR Supra GT4, a TOYOTA GAZOO Racing uniu forças com três parceiros técnicos: Akrapovi?, Pirelli e Ravenol. A Akrapovi? irá cooperar no desenvolvimento de sistemas de escape específicos para o automobilismo, enquanto a Pirelli irá colaborar no desenvolvimento de pneus e a Ravenol irá fornecer lubrificantes.


 
O anúncio de detalhes sobre as especificações do GR Supra GT4, incluindo seu preço de venda, área de vendas e data de lançamento, estão previstos ainda este ano.


 
Especificações Técnicas do GR Supra GT4:

Chassis

 

Comprimento

4,460mm

Largura

1,855mm

Altura

1,250mm

Carroçaria

Aço com “roll cage”

Spoiler frontal

Compósito de fibra natural

Asa traseira

Compósito de fibra natural

Tanque de combustível

Sistema de rápido abastecimento

Banco do condutor

Banco de série FIA

Motor & Transmissão

 

Tipo

6 cilindros em linha, turbo-comprimido

Cilindrada

2,998 cm3

Transmissão

Automático, tração traseira

Lubrificantes

Ravenol

Sistema de Escape

Akrapovi?

Suspensão, Direção e Travões

 

Suspensão dianteira

Tipo MacPherson

Suspensão Traseira

Tipo Multilink

Direção

Elétrico

Pneus

Pirelli

Jantes

5 parafusos 11 x 18 polegadas

 

[i] Equipas Privadas são equipas criadas pelos clientes, que compram automóveis de corrida de fabricantes (versões modificadas de veículos de produção/estrada) e inscrevem esses mesmos automóveis em corridas.

[ii] O GT4 é uma categoria para carros de corrida de produção baseada em carros GT (Grand Touring) com regulamentação SRO; e está posicionado na classe abaixo do GT3.