Série especial 500 Dolcevita celebra 62.º aniversário do icónico Fiat

Dentro da melhor tradição, a Fiat celebra a 4 de julho o aniversário do 500, autêntica obra-prima italiana que contribuiu para motorizar a Europa nos anos Cinquenta e que ainda hoje continua a surpreender com recordes de vendas. O fascinante 500 Dolcevita estreia hoje para celebrar o ícone italiano.

 

 

A primeira série especial da nova gama representa os valores do Glamour Italiano e do estilo de vida iniciado naqueles anos, que envolvia a moda, o design, a arte e a estética da vida quotidiana, dos gostos, da imaginação e do divertimento. Estes são os ingredientes da identidade e do encanto de Itália, de que o 500 é um dos mais famosos símbolos no mundo. O aniversário é ainda mais excitante porque, este ano, coincide com 120.º aniversário da marca Fiat, um marco de que apenas alguns fabricantes de automóveis a nível mundial podem orgulhar-se.

 

500 Dolcevita, requintada elegância de uma obra-prima em movimento

A nova série especial 500 Dolcevita é dedicada a clientes exigentes que procuram exclusividade e elegância. Os mesmos valores que realçam o mais genuíno estilo italiano que, no imaginário coletivo, é personificado pelos anos da "Dolce Vita". Qual diva intemporal, a nova versão caracteriza-se pela exclusiva pintura Branco Gelato, realçada por um friso decorativo vermelho/branco/vermelho que contorna todo o perímetro da viatura. A elegância é reforçada pelo emblema cromado "Dolcevita", em itálico, presente na traseira, complementando na perfeição o friso cromado no capô, as capas cromadas dos retrovisores e o friso lateral com o logótipo "500". O visual completa-se com as elegantes jantes brancas de 16" com corte diamante e com o tejadilho Skydome em vidro na versão berlina.


A versão descapotável do 500 Dolcevita merece uma menção especial. Pela primeira vez na sua história, o modelo é equipado com capota com faixa horizontal branca e azul com logótipo bordado "500", a vermelho, inspirado nas cadeiras e nos chapéus de praia da Riviera italiana dos anos Sessenta. Estes toques de cor, que sugerem areia branca e mar azul, são criados através de um processo de produção que utiliza teares que simultaneamente tecem os fios azuis e brancos para conseguir um renovado efeito denim e o fio vermelho para o logótipo "500", exclusiva assinatura desta série especial. Este é também o ano das comemorações que marcam o 10.º aniversário do 500 cabrio, expressão da abordagem "livre e emocional" ao mundo do automóvel. Lançado em 2009, o irresistível 500C presta homenagem ao descapotável de 1957, mas também propõe soluções de vanguarda, especialmente no que se refere à inovadora capota maleável, verdadeira "janela para o céu".


A mesma requintada elegância, lembrando o mundo da náutica e da vela, carateriza o interior do 500 Dolcevita com o seu tabliê em madeira e o friso decorativo contrastante. Para assegurar estabilidade, flexibilidade e perfeita resistência ao longo do tempo, a madeira é também aplicada na estrutura em carbono ultraleve, através de um processo que alia cuidado artesanal no lixamento, pintura, acabamentos e inspeções de controlo de qualidade a processos industriais, como estampagem, fresagem e montagem. A madeira, o mais natural dos materiais, conjuga-se com tecnologia de ponta para um resultado de excelência absoluta. O habitáculo é a perfeita combinação com a linha externa e torna-se ainda mais exclusivo graças aos novos bancos em pele Frau cor de marfim, com emblema 500 bordado, guarnições vermelhas e zona central inspirada na trama do vime. A cor marfim encontra-se reproduzida também nas extremidades dos tapetes.


Disponível em duas configurações, berlina e descapotável, a gama de motores da série especial 500 Dolcevita inclui o 1.2 de 69 cv com caixa de velocidades automática Dualogic ou manual, o 0.9 TwinAir de 85 cv e o 1.2 GPL de 69 cv, estes últimos com transmissão manual.

 

A excitação dos anos Sessenta regressou para fazer sonhar

A nova série especial 500 Dolcevita é um convite a reviver o espírito dos anos Sessenta, quando Roma era a capital do jet-set internacional, local de eleição de clubes noturnos chiques e hotéis de luxo que atraíam atores e escritores, enquanto políticos e VIP se encontravam à mesa de cafés na moda. As suas histórias eram retratadas por repórteres fotográficos da Via Veneto, os paparazzi, que se tornavam testemunhas das noites loucas de Roma, prontos para tirar fotografias e vender histórias e escândalos aos tablóides. Uma das mais indeléveis imagens desse período é a famosíssima cena de Marcello Mastroianni e Anita Ekberg na Fonte de Trevi, do filme "La dolce vita" (1960) de Federico Fellini. Estes eram os inesquecíveis anos da "Dolce Vita", em que Itália renascia com novo impulso e entusiasmo, não raro a bordo de um 500, o automóvel criado para propor uma resposta acessível à crescente exigência das pessoas de mobilidade e liberdade. O mesmo modo de estar marcava os mais famosos locais de férias da Europa, como a Côte d'Azur, Forte dei Marmi, Portofino e Capri. Não era raro ver as estrelas da altura ao volante de um 500 Jolly de 1958, também conhecido como "Spiaggina", primeira série especial do clássico 500, relançado no verão passado com a série especial 500 Spiaggina '58. A alegria e a sofisticação dos anos Sessenta estão de volta com o 500 Dolcevita que, mais uma vez, explora o mundo da moda e da náutica, tal como o 500 Riva (2016), conhecido como o "O Mais Pequeno Iate do Mundo", e o 500 Anniversario (2017), tributo ao 60.º aniversário do modelo. Não por acaso, muitos produtos que emergiram da criatividade da indústria italiana naqueles anos, como o 500 e a Vespa, conquistaram uma firme posição no imaginário coletivo, sendo ainda hoje fonte de inspiração. Há obras-primas intemporais e o Fiat 500 é uma delas.

 

Uma coleção ainda mais ampla para estabelecer novos recordes

O novo 500 Dolcevita vem expandir a coleção de mais de 30 séries especiais lançadas ao longo dos últimos 12 anos. São viaturas únicas, resultantes da colaboração do Centro de Estilo Fiat com marcas icónicas do mundo da moda, da náutica de luxo, da tecnologia e do património, só para mencionar alguns, explorando territórios inusitados para um automóvel citadino. Graças à sua vocação de influenciador de tendências, o Fiat 500 deu recentemente mais um passo em frente com a introdução de importantes atualizações, como as novas versões topo de gama Star e Rockstar. Em suma, tudo está pronto para consolidar o sucesso de um modelo que no ano passado, no seu 11.º ano de vida, teve os melhores resultados anuais com quase 194.000 novas matrículas (total Fiat 500 e Abarth 595). Há dois anos que é o modelo recordista de vendas do Grupo FCA, além de líder do segmento das viaturas citadinas na Europa. O Fiat 500 é também o fundador de toda uma família que ostenta o seu nome, constituída pelos modelos 500, 500X e 500L, que atingiu o marco de 3 milhões de unidades vendidas na Europa.

 

Soluções financeiras FCA Bank para o novo Fiat 500 Dolcevita

O FCA Bank, joint venture paritária da FCA Italy S.p.A. e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas da Fiat com uma ampla gama de soluções financeiras para ajudar os clientes na compra de uma nova viatura.
Em particular, durante o período de lançamento, os clientes que desejarem sentar-se ao volante do novo 500 Dolcevita podem beneficiar de uma vantagem adicional de 1200€ combinada com o financiamento do FCA Bank: o tradicional plano de crédito que permite ao comprador pagar a viatura de forma fácil, através de um programa de pagamentos flexível, escolhendo entre uma gama de diferentes prazos do empréstimo.


Além disso, estão ainda disponíveis para o novo 500 Dolcevita:

  • Più, do FCA Bank, inovador programa de vendas que oferece ao cliente a possibilidade de escolher, na data de termo do contrato, se pretende substituir a viatura comprando uma nova, resgatá-la ou devolvê-la;
  • Private Lease, a solução ideal para clientes privados e profissionais que procuram uma alternativa à posse de uma viatura própria.

Para completar as opções financeiras disponíveis, o FCA Bank propõe uma vasta gama de serviços de seguros, todos concebidos para serem associados aos contratos de financiamento. Incluem serviços de proteção pessoal, como Empréstimo Protegido, que garante o pagamento de parte do financiamento em caso de contingências imprevisíveis, como perda de emprego, e serviços de proteção da viatura, como marcação indelével em componentes fundamentais da viatura como forma de dissuasão para prevenir roubos, seguro contra roubo e incêndio, seguro de terceiros (que cobre danos em caso de colisão com outras viaturas) e seguro contra todos (que cobre danos em caso de colisão com outras viaturas identificadas, capotamento, impacto e despiste).
Adicionalmente, o custo do novo seguro de terceiros pode ser bloqueado e garantido durante toda a duração do contrato, em todos os programas de financiamento do FCA Bank.


O cliente pode ainda contar com competitivos contratos de aluguer a longo prazo, através da Leasys, para uma experiência de condução sem preocupações.