Aposta da DS Automobiles na eletrificação chega a Portugal

A assinatura E-TENSE representa a visão global da DS Automobiles para a transição energética. Esta nova estratégia de vanguarda para a eletrificação permite à marca disponibilizar todos os seus novos modelos em versões 100% elétricas ou híbridas recarregáveis (plug-in) de elevada performance, associados a um conjunto de serviços exclusivos, especialmente projetado para os utilizadores dessas tecnologias.

 

 

Com a abertura das encomendas do DS 3 CROSSBACK E-TENSE e do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4, a DS Automobiles torna-se no primeiro construtor de automóveis Premium que oferece um modelo B-SUV 100% elétrico e o primeiro SUV Premium híbrido plug-in com uma autonomia de 58 quilómetros em modo “Zero Emissões” (ciclo WLTP). Estes dois modelos de exceção iniciam uma nova era com a estratégia de eletrificação de uma Marca que, de agora em diante, irá propor uma versão E-TENSE em cada veículo da sua gama que venha a ser lançada no mercado.

 

“A DS Automobiles representa o ponto de encontro entre o luxo e a tecnologia avançada. O ano de 2019 marca o lançamento do projeto E-TENSE a nível internacional e o início da comercialização em Portugal, de dois modelos – o DS 3 CROSSBACK E-TENSE e o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 – que representam estreias mundiais nos seus respetivos segmentos.

 

Espelhando a nossa estratégia de eletrificação, assente num estilo e num conforto inigualáveis e fazendo uma utilização totalmente eficiente da energia através de um processo de regeneração durante a travagem, o projecto E-TENSE combina as exigências da transição energética com o prazer de condução, numa solução de mobilidade completa, que antecipa futuras regulamentações neste capítulo.”

Miguel Graça, Diretor da DS Automobiles Portugal

 

DS 3 CROSSBACK E-TENSE: TECNOLOGIA E ESTILO CONCENTRADOS NUM SUV COMPACTO

Primeiro SUV Premium 100% elétrico do segmento B disponível no mercado, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE oferece um desempenho entusiasmante, num modelo compacto com a assinatura DS Automobiles. O grupo propulsor do DS 3 CROSSBACK E-TENSE assenta num motor elétrico de 100 kW (136 cv) com 260 Nm de binário, associado a uma bateria de iões de lítio de 50 kW/h e a um sistema de recuperação de energia em desaceleração e travagem. A autonomia é de 320 km (ciclo WLTP). A performance revoluciona a condução, com uma aceleração de 0 a 50 km/h a fazer-se em meros 3,3 segundos. 

 

Além do desempenho dinâmico, o conforto alcança novos padrões, com uma notável gestão do ruído proveniente da estrada e a ausência de vibrações do motor. O comportamento dinâmico é melhorado pela bateria compacta colocada em posição central e baixa, estando totalmente alojada sob o piso. O seu peso é parcialmente compensado por uma redução de 50 kg noutros componentes, comparativamente a um DS 3 CROSSBACK equivalente.

 

O DS 3 CROSSBACK E-TENSE permite eleger entre três modos de condução: “ECO” para maximizar a autonomia, “NORMAL” para desfrutar do maior conforto no quotidiano e “SPORT” com incremento de binário que dá prioridade às sensações dinâmicas. Os modos de condução são complementados por duas opções de recuperação de energia, herdadas da Fórmula E, que podem ser controladas pelo condutor: “NORMAL”, para simular o comportamento de um motor de combustão interna; e BRAKE, que desacelera o veículo numa relação de 1,3 m/s2.

 

A autonomia pode ser maximizada pela capacidade de pré-ajustar a temperatura do habitáculo e da bateria antes de iniciar a condução, bem como por uma bomba de aquecimento de elevado rendimento. O carregamento rápido de 100 kW proporciona 9 km de autonomia adicional por minuto e permite completar uma carga de 80% em 30 minutos. Para carregar a bateria em casa, a DS propõe o sistema conectado DS SMART WALLBOX, cuja versão trifásica permite uma carga completa em apenas 5 horas. Uma outra versão monofásica permite uma carga da bateria de 100% em 8 horas. O serviço de diagnóstico personalizado está incluído nesta proposta, avaliando a instalação elétrica do cliente e indicando-lhe a melhor opção.

 

No domínio estético, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE destaca-se das restantes variantes energéticas do modelo pelos acabamentos em cromado acetinado e a inclusão de assinaturas E-TENSE, o para-choques traseiro exclusivo e as jantes de liga leve KYOTO de 18 polegadas, para além de uma nova cor Cristal Pearl (opcional).

 

À semelhança do resto da gama espelha a aposta da DS pela personalização, que se manifesta em aspetos como as cinco Inspirações, baseadas em bairros emblemáticos de Paris, que permitem que o interior seja un fiel reflexo dos seus utilizadores, combinando cores e materiais, tanto no interior como no exterior do veículo. Possibilidades de escolha reforçadas com 10 tipos de jantes, 10 cores de carroçaria e 3 cores de tejadilho.

 

O posto de condução totalmente digital conjuga-se com o elevado conforto e o arsenal de espetaculares tecnologias que equipam os DS 3 Crossback, tais como os faróis revolucionários DS MATRIX LED VISION, os puxadores de portas escamoteáveis (à face da carroçaria quando fechado), ou o DS DRIVE ASSIST, sistema de condução semiautónoma de nível 2, entre outras características premium.

 

Em Portugal, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE está disponível a partir de 41.000 Euros (nível de equipamento So Chic).

 

DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4X4: O HÍBRIDO DE ALTA PERFORMANCE DA DS AUTOMOBILES

Antecipando as propostas SUV Premium da década de 2020, a DS Automobiles lança o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4, proposta que recorre a uma tecnologia vanguardista, tornando-se no primeiro SUV Compacto Premium, equipado com um motor híbrido de elevada performance, capaz de oferecer 58 quilómetros de autonomia elétrica (ciclo WLTP), utilizando apenas a energia proveniente de uma bateria de 13,2 kW/h e a energia recuperada na desaceleração e travagem. Com o seu motor a gasolina de 200 cv e dois motores elétricos, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 tem uma potência total de 300 cv e um binário de 450 Nm, com tração às quatro rodas.

 

O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 destaca-se dos restantes pelos seus modos de condução: “ELECTRIC” (modo de arranque por defeito) para uma condução exclusivamente assente na potência da bateria, sem quaisquer emissões de CO2, gerando uma autonomia de 58 quilómetros (ciclo WLTP) a uma velocidade de 135 km/h; “SPORT”, a favor da potência e do prazer de condução; e “HYBRID”, que otimiza automaticamente a performance do veículo em termos de consumo de energia. As emissões de CO2 são de 31 g/km (ciclo WLTP) e a média de consumos é de 1,4 l/100 km (ciclo WLTP). O modo “4WD” permite circulação em tração às 4 rodas. E por último, o modo “CONFORT”, no qual o sistema DS ACTIVE SCAN SUSPENSION ajusta a suspensão em função das imperfeições da estrada.

 

Destaque para a função “E-SAVE”, que permite ao condutor recarregar a bateria em qualquer altura graças ao motor de combustão interna, disponibilizando energia para ser guardada para o modo “ELECTRIC”. Fruto da experiência obtida na Fórmula E, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 pode, através da função “BRAKE”, ver a sua autonomia aumentada pela regeneração da energia durante os processos de desaceleração e travagem. A bateria do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 carrega-se em 1 hora e 45 minutos a partir de uma DS SMART WALLBOX.

 

O design apelativo do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 pode ser enfatizado pela adoção de jantes de liga leve de 19 polegadas LONDON e pela nova cor Crystal Pearl. A atenção ao detalhe é ilustrada pelo “E” gravado no comando da caixa de velocidades, ou pelo amplo touchscreen que mostra, em tempo real, a extensão de condução possível em modo “ELECTRIC”, bem os pontos de carregamento no trajeto. Este modelo híbrido plug-in pode ainda receber a nova cor Cinza Galet Inspiration RIVOLI. As inovações tecnológicas privilegiam a segurança e o conforto através de funções como o DS CONNECTED PILOT, que abre o caminho à condução autónoma, ou o referido sistema DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, que faz uma gestão contínua do trabalho dos amortecedores.

 

Em Portugal, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 surge com um preço recomendado que se inicia nos 53.800 Euros (para uma versão So Chic) e que vai até aos 59.800 Euros (na versão Grand Chic).

 

UM CONJUNTO DE SERVIÇOS E-TENSE DEDICADOS À NOVA MOBILIDADE

A DS Automobiles disponibiliza uma gama de serviços de apoio aos condutores dos seus modelos eletrificados E-TENSE. Através da app MyDS, é possível programar ou acionar o carregamento do DS 3 CROSSBACK E-TENSE e do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 e acompanhar o estado da sua carga num smartphone. O pré-condicionamento térmico, que permite configurar a temperatura do habitáculo, pode também ser controlado remotamente. Oferece uma extensão de 3% na autonomia antes de arrancar, bem como um considerável aumento de conforto.

 

Conectado aos serviços oferecidos pelo Free2Move, os E-TENSE oferecem ainda novas possibilidades, diretamente acessíveis por smartphone ou através do cartão especial Charge My DS Pass.

 

O cartão Charge My DS Pass permite ao utilizador subscritor encontrar e aceder a uma rede selecionada de pontos de carregamento elétrico compatíveis com o seu veículo. Além do mapeamento completo, é também apresentada uma lista restrita de pontos de carregamento de acordo com a distância e a autonomia disponível. Uma vez selecionado um ponto de carregamento, a app fornece as indicações ao utilizador através do smartphone ou do ecrã do carro. Neste momento, foram já identificados 90.000 pontos de carregamento em toda a Europa.

 

O DS Trip Planner oferece aos condutores o melhor percurso através da análise da autonomia da viatura e a forma como está a ser conduzida. Assim, os utilizadores podem preparar as suas viagens, sabendo que são corretamente guiados e que vão passar por pontos de carregamento. O DS Trip Planner permite ao condutor escolher o melhor percurso com pontos de carregamento relevantes, permitindo-lhe ainda calcular a duração da sua viagem, incluindo o tempo de carregamento.

 

Com o DS Mobility, é também possível alugar os restantes modelos da gama DS, graças a um programa desenvolvido em parceria com o Free2Move Rent, fácil de utilizar e com custos muito competitivos.

 

Este conjunto de serviços E-TENSE completa o programa “Only You, DS Experience”, disponível para todos os condutores de veículos DS, tais como o DS Assistance.

 

A OUTRA ESSÊNCIA DA ASSINATURA DS E-TENSE

Acrescente-se que E-TENSE é, também, a designação de dois concept cars espetaculares, da DS Automobiles: o DS E-TENSE, desvendado em 2016 e o mais recente DS X E-TENSE (de 2018), que antecipam o futuro da Marca. Ambos integram várias soluções empregues na competição, que depois são traduzidas em avanços para os modelos em comercialização. Neste domínio, a nova assinatura surge no monolugar DS E-TENSE FE 19 que a DS Automobiles inscreve no Campeonato FIA de Fórmula E 2018-2019, como parte integrante do DS TECHEETAH FORMULA E TEAM, equipa que tem dominado esta série 100% elétrica, corrida em circuitos maioritariamente citadinos, levando-se a competição automóvel de zero emissões ao centro de grandes cidades de todo o planeta.

 

Numa altura em que apenas falta disputar as últimas 2 corridas da temporada 2018-2019, o que acontecerá no duplo E-Prix de Nova Iorque (13 e 14 julho próximos), é a DS TECHEETAH que surge na liderança do ranking de Construtores, fruto dos excelentes desempenhos dos seus dois pilotos: Jean-Eric Vergne é o atual líder do campeonato (tem uma vantagem de 32 pontos sobre o seu adversário mais direto), e André Lotterer, é 4º classificado, estando a 1 ponto do pódio e a 12 pontos da posição de vice-líder). Cada vitória representa 25 pontos conquistados (18 para o 2º lugar e 15 para o 3º, até 1 ponto para o 10º classificado), havendo pontos bónus para o detentor das pole positions (3 pontos) e para as voltas mais rápidas (1 ponto).