Tecnologia BMW Revoluciona Mercado Energético

A evolução tecnológica das baterias constitui um dos principais desafios da mobilidade elétrica. Até à data, o interesse tem estado focado nas baterias de iões de Lítio, mas o aumento na sua produção e utilização, levanta a questão da reciclagem/ reutilização. No final da sua vida útil em veículos elétricos, as baterias retiradas ainda podem reter alguma da sua capacidade inicial, o que lhes permite terem uma segunda vida em aplicações menos exigentes, como no armazenamento de energia.

 

 

Consciente desta realidade, o BMW Group desenvolveu uma estratégia de reutilização das baterias instaladas nas suas viaturas, o Battery2ndLife, uma solução que visa dar resposta aos desafios energéticos do mercado.

 

BMW Portugal associa-se a projeto sustentável.

No âmbito do Battery2ndLife, a BMW Portugal aliou-se à VALORCAR e à ZEEV no desenvolvimento de um projeto local, que tem como base garantir a sustentabilidade do edifício sede da ACAP - Associação Automóvel de Portugal e VALORCAR - Entidade Gestora de Veículos em fim de vida (VFV) e de Reciclagem de Baterias (RBA), em Belém. A associação a este projeto apresenta uma solução para as baterias em fim de vida.

 

Este projeto inovador de produção, gestão e armazenamento de energia elétrica, implementado neste edifício, teve como objetivo o uso interno de energia verde facultada por baterias, entre as quais 1 bateria BMW i3, dando uma nova vida às mesmas.

 

Em parceria com a ZEEV, foram instalados no edifício 62 painéis solares fotovoltaicos bem como, 1 bateria BMW i3 de 94 Ah e um posto de carregamento para dois veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará, assim, a emissão de 32 toneladas de CO2.

 

Uma Revolução Industrial em Leipzig: Battery2ndLife.

O pioneiro veículo eletrificado da BMW, o BMW i3, foi produzido em 2013 na fábrica de Leipzig, na Alemanha. Foi também aqui que nasceu a maior instalação de armazenamento em larga escala de energia do mundo, a BMW Battery Storage Farm Leipzig. O armazenamento em baterias numa instalação fabril demonstra a inovação do “segundo uso” sustentável e lucrativo das baterias BMW i3, depois de o veículo chegar ao fim do seu ciclo de vida.

 

O sistema implementado traduz-se em baixos custos em energia elétrica privada e uma longa vida útil para a independência energética da unidade fabril, através da reutilização de 700 unidades de baterias BMW i3 de alta tensão e de turbinas eólicas localizadas no edifício, possibilitando a descentralização da produção cativa para consumo local, mas também, a sua comercialização contribuindo para a estabilidade da rede pública de energia.

 

Estes dois exemplos, nacional e internacional, demonstram as boas práticas do BMW Group e o contributo na promoção do uso inteligente de sistemas de armazenamento de energias renováveis e na construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida em Portugal, posicionando-se como um player ativo na transformação ecológica portuguesa.