Nova Jeep® Gladiator: a pick-up com maiores capacidades, funcionalidades exclusivas e divertida de conduzir, com genuíno design Jeep, será apresentada à Europa no Camp Jeep

Os clientes europeus terão uma primeira oportunidade de apreciar a nova pick-up Jeep® Gladiator no Camp Jeep®2019 - encontro anual de proprietários e entusiastas Jeep e o evento mais importante do calendário Jeep Owners Group (JOG) - a decorrer em San Martino di Castrozza, no coração da região das Dolomitas, de 12 a 14 de julho.

 

 

A nova Jeep Gladiator faz parte de uma herança rica de pick-ups Jeep, resistentes e fiáveis, que oferece uma combinação incomparável de autêntico design Jeep, liberdade ao ar livre, funcionalidade inteligente e versatilidade, avançados grupos motopropulsores de baixo consumo, superior comportamento dinâmico em estrada e em todo o terreno e avançados conteúdos tecnológicos nas áreas de segurança e conectividade.

 

A primeira pick-up Jeep remonta a 1947, quando foi introduzida a pick-up Willys Overland de uma tonelada com tração às quatro rodas baseada no modelo CJ-2A, seguida de várias pick-ups, incluindo os modelos FC-150/170 (1957 - 1965), a série Jeep Gladiator/J (1963 - 1987), a Jeep CJ-8 Scrambler (1981 - 1985) e a Jeep Comanche (1986 - 1992). Agora, 27 anos depois, a Jeep regressa ao segmento das pick-ups com uma proposta exclusiva, um veículo descapotável multiusos divertido de conduzir que oferece uma capacidade todo o terreno lendária e funcionalidades de tecnologia de vanguarda, aliadas à liberdade e flexibilidade adicionais no transporte de equipamento, graças à caixa de carga em aço de 152 centímetros.

 

Exclusivo, a nova Jeep Gladiator constitui uma evolução da emblemática fórmula do Wrangler através da adição, às suas inigualáveis capacidades em todo o terreno, de níveis acrescidos de versatilidade, liberdade e superior dinâmica de condução em estrada. A incomparável destreza em todo o terreno é fruto dos sistemas 4x4 Command-Trac e Rock-Trac, dos eixos Dana 44 de terceira geração, do bloqueio elétrico dos eixos dianteiros e traseiros Tru-Lock, da desconexão da barra estabilizadora exclusiva no segmento e de pneus todo o terreno de 32".

 

Fabricada em Toledo, Ohio, a nova Jeep Gladiator é oferecida em três diferentes níveis de equipamento: Sport, Overland e Rubicon. Chegará aos stands do Médio Oriente no primeiro semestre de 2020, ao passo que a introdução na Europa decorrerá até ao final do próximo ano.

 

Design Jeep moderno e autêntico

A nova Jeep Gladiator distingue-se pela imagem robusta, imediatamente reconhecível pelos tradicionais elementos de design Jeep.
A equipa de estilistas da Jeep manteve a lendária grelha de sete entradas do Wrangler, mas alargou as ranhuras da grelha para aumentar a admissão de ar, melhorando a capacidade de reboque. A parte superior da típica grelha foi ligeiramente dobrada para trás, para melhorar a aerodinâmica.


As versões Gladiator Overland e Rubicon oferecem faróis dianteiros e faróis de nevoeiro LED que projetam uma potente luz branca, realçando o look moderno da Gladiator.


Na traseira, os tradicionais faróis quadrados podem, opcionalmente, ser equipados com luzes LED, dando espaço a uma ampla abertura da porta traseira, de modo a não obstruir as operações de carga na caixa do veículo. A porta traseira dispõe de amortecimento e pode ser travada em três posições, sendo a carga fixada com facilidade, graças ao sistema de fecho elétrico da porta.


Funcionalidade inteligente e versatilidade foram os focos do design da resistente caixa de carga da Gladiator. Iluminação sob as calhas da caixa, fonte de alimentação opcional externa protegida (230 V) e pontos de fixação robustos integrados proporcionam durabilidade e versatilidade. O sistema de Gestão de Carga Trail Rail fornece opções adicionais de arrumação para organizar e fixar a carga.


O revestimento da caixa por pulverização, opcional, a divisória da caixa e a cobertura da bagageira oferecem ainda mais opções para manter a carga segura, aumentando a durabilidade do veículo. A versão Gladiator Rubicon está equipada com barras de proteção da cabina e da caixa de carga.


Uma estrutura de quatro parafusos no topo da armação do para-brisas permite rebatê-lo rápida e facilmente. Uma barra superior liga os pilares A e permanece no lugar, mesmo com o para-brisas rebatido. Isto permite que o espelho retrovisor interior permaneça no seu lugar, mesmo com o para-brisas rebatido.

 

As portas, em alumínio leve de alta resistência, têm o desenho da chave de pontas Torx estampado diretamente na dobradiça, para que o condutor saiba facilmente a dimensão da chave necessária para as operações de desmontagem das portas. O equipamento de série inclui um kit de ferramentas com as chaves de pontas Torx necessárias para remover as portas e rebater o para-brisas.

 

Os modelos Gladiator Overland e Rubicon partilham a opção de capota rígida de três peças na cor da carroçaria, o que lhes confere uma aparência premium única, e a capota rígida de três peças em preto, disponível nos modelos Rubicon, faculta ainda mais opções de aventura ao ar livre. Os dois painéis Freedom, com fechos de libertação fácil, permitem a rápida remoção e instalação da capota rígida.


Dúzias de diferentes combinações de portas, capotas e para-brisas resultam em infinitas possibilidades de configuração.

 

Genuíno design interior potencia as características funcionais e tecnológicas

O interior da nova Jeep Gladiator combina estilo com versatilidade, conforto e funcionalidades intuitivas. Rigoroso cuidado artesanal e materiais de alta qualidade são os elementos que caracterizam o habitáculo.


A consola central, inspirada na herança Jeep, exibe um formato simples e esculpido que complementa o design horizontal do tabliê e ostenta um acabamento diferente para cada modelo. As características funcionais, incluindo os botões de controlo climático e de volume do som, entradas de carregamento de dispositivos multimédia e de conectividade, bem como o comando Stop&Start, foram todos construídos para um rápido reconhecimento e são facilmente localizáveis e acessíveis aos passageiros do banco dianteiro.
A consola central apresenta um ecrã tátil de 7,0 ou 8,4 polegadas, opcional, do sistema UconnectTM de quarta geração. O painel de instrumentos possui um visor LED TFT com 3,5 ou 7 polegadas. O visor LED de 7 polegadas permite ao condutor configurar informações em mais de 100 formas diferentes para um mais fácil acesso durante a condução, sendo de série nos níveis de equipamento Overland e Rubicon.

 

Os bancos traseiros apresentam um design único e podem ser bloqueados de modo a oferecer arrumação segura por trás do banco, podendo ainda ser rebatidos de modo a proporcionar armazenamento na traseira do habitáculo e um plano de carga para itens maiores. Podem ser encontradas soluções de armazenamento inteligentes em todo o veículo, incluindo bolsas de rede duráveis que se prolongam por todo o comprimento das portas e inúmeras áreas para colocar o telemóvel. Os assentos do banco traseiro podem dobrar-se na posição "estádio" para revelar um compartimento de armazenamento aberto, que aproveita o espaço por baixo do banco para guardar objetos vários. Disponível como opcional, um compartimento com fechadura fornece um espaço de arrumação seguro quando o veículo se encontra sem capota ou portas.

 

A nova Jeep Gladiator destaca-se pela sua versátil funcionalidade e elementos de fácil utilização.


Um exclusivo dos modelos Rubicon é a câmara todo o terreno virada para a frente, que permite visualizar facilmente os obstáculos presentes no percurso. Está posicionada por trás da ranhura central da grelha de sete entradas da Gladiator e pode ser acedida através das "Off-road Pages", opcional. Montada pela primeira vez num modelo Jeep, a câmara frontal aumenta a funcionalidade da Gladiator, ao mesmo tempo que melhora a segurança na condução fora de estrada.

 

Para maior comodidade, a câmara oferece uma função de limpeza automática que permite mantê-la limpa, mesmo após enfrentar as mais extremas condições offf-road.


As melhorias ao nível do sistema áudio incluem um subwoofer opcional e uma coluna portátil sem fios, localizada atrás do banco traseiro, que permite aos clientes levar a música consigo quando chegam ao destino, quer a viagem termine na praia ou prossiga por exigentes trilhos de todo o terreno. As luzes LED nos painéis traseiros iluminam o compartimento de carga e a estação de ancoragem da coluna sem fios.

 

Avançados grupos motopropulsores de baixo consumo

A novíssima gama de motores da Jeep Gladiator oferece o motor de 3,6 litros de comprovado desempenho Pentastar V6 - disponível apenas em mercados fora da Europa, incluindo o Médio Oriente - e um novo motor de 3,0 litros EcoDiesel V6, única opção de motorização oferecida na Europa.

 

O motor da FCA US de 3,6 litros Pentastar V6 debita 285 cv de potência e 347 Nm de binário e é equipado, de série, com dispositivo Stop&Start. Foi projetado para oferecer uma ampla gama de valores de binário com foco no torque a baixos regimes- uma característica essencial para veículos destinados a todo o terreno extremo.

 

O motor de 3,0 litros EcoDiesel estará disponível em todos os modelos Gladiator na Europa. Este motor deverá debitar aproximadamente 260 cv de potência e 600 Nm de binário, sendo equipado de série com Stop&Start. O motor EcoDiesel V6 é projetado e fabricado pela FCA EMEA e implementa uma tecnologia aperfeiçoada de turbocompressor com rolamento de baixa fricção, concebido para melhor desempenho a regimes baixos e transitórios.

 

A nova Jeep Gladiator dispõe de caixa automática de oito velocidades, permitindo ao veículo otimizar a potência nos trilhos ou desfrutar uma potência suave e eficiente a velocidades elevadas. Esta transmissão é montada de série em todos os modelos Jeep Gladiator e em todas as opções de motorização.

 

A pick-up de dimensões médias mais potente de sempre, sem compromissos

A Jeep Gladiator oferece uma capacidade todo o terreno lendária, graças aos dois avançados sistemas 4x4. O sistema 4x4 Command-Trac, de série nas versões Sport e Overland, dispõe de caixa de transferência de duas velocidades com relação de velocidades baixas de 2,72:1 e robustos eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração, com relação do eixo traseiro de 3,73.


Na Gladiator Rubicon, o sistema 4x4 Rock-Trac oferece robustos eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração com relação de transmissão "4LO" de 4:1.


As versões Gladiator Rubicon também oferecem melhor articulação e curso total da suspensão, graças à desconexão eletrónica da barra estabilizadora, um exclusivo no segmento. Com a caixa automática de oito velocidades, de série, a Gladiator Rubicon tem uma impressionante relação de redução de 77,2:1, preciosa ajuda para superar facilmente qualquer obstáculo dos trilhos.

 

Tanto o sistema Command-Trac como Rock-Trac oferecem gestão permanente do binário, proporcionando excelente tração em condições de baixa aderência. O diferencial traseiro de deslizamento limitado Trac-Lok, opcional nas versões Sport e Overland, fornece binário adicional e mais aderência em situações de reduzida tração, como condução sobre pisos com areia, gravilha, neve ou gelo.

 
Os modelos Gladiator Sport, Overland e Rubicon dispõem da insígnia Trail Rated graças à lendária capacidade 4x4 Jeep, que inclui características como:

  • Sistema de tração 4x4 Command-Trac temporária, com relação de redução de 2,72:1 de série nos modelos Sport e Overland
  • Sistema de tração 4x4 Rock-Trac temporária, com relação de redução "4LO" de 4:1 e bloqueio Tru-Lok dos diferenciais, de série nos modelos Rubicon
  • Placas inferiores protetoras e ganchos de reboque dianteiro e traseiro
  • Para-choques traseiro todo o terreno de alta resistência em aço, de série no Rubicon e, como opcional, para-choques dianteiro em aço, preparado para guincho com proteções de terminais amovíveis
  • Ângulo de ataque de 43,6 graus, ângulo ventral de 20,3 graus, ângulo de saída de 26 graus e distância ao solo de 28,2 centímetros
  • Agressivas jantes todo o terreno de 17", opcionais; os modelos Rubicon estão equipados de série com pneus de 32 polegadas
  • Passagem a vau até 76 centímetros
  • Até 2722 kg de capacidade de reboque e 725 kg de capacidade de carga útil 4x4

 

O robusto design de carroçaria montada sobre chassi é a base das lendárias características de conveniência e durabilidade da pick-up Jeep

A Jeep Gladiator dispõe de design de carroçaria montada sobre o chassi e de um sistema de suspensão de cinco braços soberbamente concebido, que melhora a capacidade e oferece uma boa dinâmica de condução em estrada e segurança aos passageiros.

 

O design de carroçaria montada sobre o chassi da Gladiator utiliza materiais e engenharia de vanguarda que oferecem uma estrutura leve e, ao mesmo tempo, robusta e durável, onde sobressai o novo chassi em aço leve de alta resistência. Quando comparado com o Jeep Wrangler de 4 portas, o chassi da Gladiator é 78,7 cm mais longo, com uma distância entre eixos com mais 49,2 cm. A maior distância entre eixos e o centro de posicionamento da caixa à frente da linha central do eixo traseiro possibilitam uma melhor distribuição do peso e uma condução mais confortável e tranquila ao transportar carga. O veio de transmissão, as tubagens dos travões e de alimentação de combustível e o sistema de escape foram alongados para permitir as mudanças necessárias ao trabalho de design de carroçaria montada sobre o chassi da pick-up de dimensões médias com maiores capacidades de sempre.

 

A Gladiator utiliza a configuração da comprovada suspensão de molas helicoidais com cinco braços. As molas foram reguladas para proporcionar excelente equilíbrio entre comportamento em estrada e viagens em cidade confortáveis, com ou sem carga, além das lendárias capacidades em todo o terreno. Conforto de condução, controlo da oscilação da carroçaria, facilidade de manobra, capacidade de carga e de reboque são elementos notavelmente potenciados graças à regulação dos amortecedores, à disposição dos pontos rígidos e à estratégia de montagem da carroçaria.

 

Gama completa de avançados elementos de segurança e proteção, de série e opcionais

A segurança e a proteção foram de extrema importância no desenvolvimento da nova Jeep Gladiator, que disponibiliza uma grande variedade de recursos de segurança ativa e passiva, incluindo as opções de monitorização dos ângulos mortos com deteção de veículos em aproximação posterior, câmara de todo o terreno virada para a frente, alerta de colisão frontal plus e cruise control adaptativo com função stop. Os elementos de série incluem câmara traseira de estacionamento Parkview com linhas de grelha dinâmicas e sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, além de controlo de estabilidade eletrónico (ESC) com sistema eletrónico anticapotamento.

 

Sistema UconnectTM de quarta geração com tecnologia de vanguarda

A nova Jeep Gladiator oferece dois sistemas UconnectTM - UconnectTM de 7" e NAV de 8,4", com funções de comunicação, entretenimento e navegação para agradar a condutor e passageiros, incluindo um painel de instrumentos LED a cores. Os sistemas UconnectTM de 7,0" ou NAV de 8,4" polegadas oferecem funcionalidades fáceis de usar, potência de processamento melhorada, inicialização mais rápida, ecrãs de alta resolução com toque capacitivo e conectividade Apple CarPlay e Android Auto para utilização do telemóvel com a funcionalidade mãos-livres, navegação e mensagens de texto por voz.

 

Mais de 150 exclusivos Authentic Accessories Jeep® desenvolvidos pela Mopar®

A Mopar®, a marca FCA dedicada aos produtos e serviços pós-venda de todos os veículos do Grupo, oferecerá mais de 150 Authentic Accessories e Jeep® Performance Parts melhorados ou novos para personalizar a nova Jeep Gladiator. Os produtos Mopar incluirão acessórios para um estilo de vida ativo, acessórios para melhorar as capacidades da pick-up, como coberturas da bagageira e revestimentos da caixa, conteúdos de desempenho, como degraus laterais tubulares, barras e jantes de proteção e muitos outros produtos especificamente desenvolvidos para a nova Jeep Gladiator.

 

Jeep Gladiator preparada pela Mopar realça o potencial de personalização de condução a céu aberto da pick-up de dimensões médias com maiores capacidades de sempre

Em exposição no Camp Jeep, duas versões Jeep Gladiator no nível de equipamento Rubicon, especializado em todo o terreno, equipadas com motor a gasolina 3.6 Pentastar V6, com 285 cv de potência e sistema 4x4 Rock-Trac com resistentes eixos dianteiro e traseiro de terceira geração Dana 44.


Uma das versões distingue-se pela pintura em Branco Transparente, com capota da cor da carroçaria, e a outra pela pintura em Preto Transparente, capota da cor da carroçaria e exclusiva personalização criada pela Mopar.


A Mopar selecionou uma série de itens do catálogo Jeep® Authentic Accessories da Gladiator para demonstrar, de uma ponta à outra, a funcionalidade e as potencialidades de personalização para condução a céu aberto da nova Jeep Gladiator Rubicon.


O potencial de condução a céu aberto é demonstrado pelas correias do para-brisas rebatível, que permitem uma fixação segura do para-brisas quando rebatido. A caixa de carga da Gladiator é equipada com barras que suportam o porta-bicicletas Mopar para acompanhar estilos de vida ativa. Para maior funcionalidade, rampas rebatíveis garantem fácil acesso à área da caixa para transportar carga e equipamento.


O interior da Jeep Gladiator é equipado com conteúdos específicos Mopar, como pegas de apoio dianteiras e traseiras, kit de pedais, proteções das soleiras das portas e tapetes laváveis.