Toyota desenvolve “APM” para Tóquio 2020, um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada

A Toyota Motor Corporation (Toyota), parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, acaba de anunciar, como apoio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, que está a desenvolver um novo e especial produto, o “APM”. Accessible People Mover – Um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, um veículo desenvolvido expressamente para uso nos Jogos.


 
Através dos Jogos Olímpicos, a Toyota procura proporcionar a todas as pessoas a liberdade de movimentos, de acordo com o seu mote “Mobilidade para Todos” (Mobility for All). O APM leva esse desafio ao máximo, ao oferecer uma solução de mobilidade de “última milha” que ajuda a transportar o maior número possível de pessoas para eventos e locais, incluindo atletas e funcionários envolvidos nos Jogos, bem como a todos os tipos de visitantes com mobilidade reduzida ou condicionada. Podem ser por exemplo: idosos, grávidas, famílias com filhos pequenos e pessoas com deficiência. Prevê-se também que parte da frota de APM, seja usada para apoiar atividades de socorro em eventos/instalações durante o verão. Durante os Jogos, a Toyota irá colocar aproximadamente 200 APM no serviço de apoio ao transporte de visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais oficiais do evento ou onde são realizadas as competições ou em locais como a Aldeia Olímpica.



Características principais:


1. "Modelo Básico": Para apoiar a comparência em eventos, fornecer transporte de "última milha".

  • Um veículo 100% elétrico (BEV) de baixa velocidade e curta distância adequado para o transporte de visitantes e funcionários dentro de grandes áreas do evento/local.
  • Usado por todo o tipo de participantes dos Jogos, incluindo funcionários e atletas, bem como outros, como visitantes, incluindo idosos, pessoas com deficiência, mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas.
  • O APM contará com três filas de bancos. Na primeira fila estará o banco do condutor, a segunda fila terá capacidade para três pessoas e a terceira fila irá oferecer dois lugares, permitindo uma lotação total de seis pessoas, cinco passageiros e um condutor. Quando utilizado para passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que a cadeira de rodas entre na segunda fila.
  • Pensando na segurança, a posição do banco do condutor foi elevada e localizada no centro, a fim de permitir que o condutor veja os passageiros e possa apoiar nas suas necessidades individuais à medida que entram ou saem do veículo.
  • Os bancos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo, e o projeto geral considera necessidades variadas dos ocupantes, com barras de segurança de ambos os lados para ajudar os passageiros a entrar e sair do veículo, pontos de fixação e rampas para cadeiras de rodas. Fácil acesso e transporte de passageiros em cadeiras de rodas.

 

2. Especificações da versão de “Socorro”: Com o objetivo de fornecer socorro durante os Jogos

  • Partindo do modelo base, metade do espaço da segunda e terceira fila está reservada para uma maca que é presa dentro do veículo.
  • O veículo também foi projetado com espaço para permitir que dois funcionários da equipa de socorro fiquem imediatamente adjacentes à maca.

 

Especificações principais
 

Modelo

modelo base

Especificações de socorro

Lotação:

Condutor + 5 passageiros
ou
Condutor + 1 cadeira de rodas + 2 passageiros

Condutor + 2 Socorristas+ 1 Doente

Dimensões (m):

Aprox. 3,9 de Comprimento x Aprox. 1,6 de Largura: x Aprox. 2.0 de Altura

Autonomia (km):

100

Raio Min. de viragem (m):

4.8

Velocidade Max. (km/h):

19