Novo Volkswagen ID.3

A Volkswagen e os seus clientes chegam agora a uma nova era de mobilidade amiga do ambiente com a apresentação do ID.3 no Salão de Frankfurt / IAA 2019, o primeiro veículo 100% elétrico da marca. O primeiro modelo produzido na nova plataforma modular MEB para veículos elétricos tem emissões neutras em carbono e impressiona pelos elevados níveis de dinâmica de condução característicos dos carros elétricos.

 

 

Está permanentemente conectado e, no ID.3 1ST Edição Limitada, permite uma autonomia elétrica máxima de 420 km (WLTP), com três opções de nível de equipamento na fase inicial.

 

Todas as versões do ID.3 1ST Edição Limitada estão equipadas com a bateria mais popular que fornece uma capacidade de 58 kWh. Mais tarde e na versão de série, será também oferecida a opção de uma bateria mais pequena com uma capacidade de 45 kWh e uma autonomia máxima de 330 km, bem como uma bateria maior com uma capacidade de 77 kWh e uma autonomia máxima de 550 km. Graças à sua capacidade de carregamento rápido, com uma potência de carga de 100 kW, é possível recarregar o ID.3 1ST Edição Limitada em 30 minutos para proporcionar uma autonomia de 290 km (WLTP).

 

A longevidade está assegurada, já que a Volkswagen oferece uma garantia de oito anos ou 160.000 km para as baterias do ID.3. A nível estético e visual, o ID.3 também é mais do que um novo modelo. O seu design visionário indica claramente a nova era da mobilidade elétrica, ao mesmo tempo que oferece um espaço que beneficia totalmente das vantagens de design dos veículos com propulsão elétrica. Com dimensões exteriores comparáveis ao Golf, o ID.3 oferece um interior com uma amplitude equivalente ao espaço proporcionado por um veículo de uma categoria superior e, ao mesmo tempo, beneficia de cotas maiores que qualquer outro veículo da sua categoria. O preço para o modelo base começa nos 30.500 Euros em Portugal.

 

Com o ID.3, a Volkswagen está a transformar e a adaptar o carro elétrico para a mobilidade em grande escala.

 

O ID.3 inicia a sua comercialização em Portugal a partir da primavera de 2020.

 

Oportunidade de mobilidade com emissões zero de CO2. O ID.3 não apenas oferece um conceito de veículo completamente novo, mas também propõe aos condutores e passageiros a oportunidade de mobilidade isenta de emissões de CO2, desde que a bateria seja sempre carregada com eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis. O ID.3 simboliza, assim, o novo compromisso “goTOzero” da Volkswagen: até 2050, todo o Grupo Volkswagen pretende apresentar um equilíbrio neutro em emissões de CO2. A marca Volkswagen investirá cerca de nove mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2023 e produzirá mais de dez milhões de veículos elétricos nos próximos dez anos, em que está prevista a comercialização de mais de 20 modelos elétricos. Através da empresa Elli, na Alemanha, o Grupo Volkswagen já oferece hoje energia renovável para a Volkswagen e está comprometida na construção da infra-estrutura de carregamento.

 

Primeiro veículo elétrico com base na nova plataforma MEB. O ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na recém-desenvolvida plataforma modular elétrica (MEB). Também todos os futuros modelos da família ID. estarão disponíveis exclusivamente com propulsão 100% elétrica. Este veículo foi otimizado em redor da bateria para atingir a máxima autonomia, mas mantendo sempre o menor custo. A construção proporciona inúmeras vantagens em termos do conjunto, como, por exemplo, a disposição dos componentes da propulsão, os grupos auxiliares e as condições de espaço no interior do veículo. A propulsão elétrica do ID.3 é constituída principalmente pelo motor síncrono integrado no eixo traseiro, incluindo um módulo eletrónico de potência e controlo para acionamento elétrico e uma caixa de velocidades, uma bateria plana de alta tensão instalada no piso do carro para economizar espaço, além de grupos auxiliares, como o compressor de ar condicionado ou a caixa de direção, que foram integradas na parte dianteira do veículo. O módulo eletrónico de potência controla o fluxo de energia de alta tensão entre o motor e a bateria e, nesse processo, o sistema converte a corrente contínua (DC) armazenada na bateria em corrente alterna (AC) para o motor de tração. O sistema elétrico de 12 V é fornecido simultaneamente com baixa tensão por um alternador DC / DC. A potência é transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de 1 velocidade. O motor, o módulo eletrónico de potência e controlo e a caixa de velocidades formam uma unidade compacta. A posição da bateria na parte inferior da carroçaria tem um efeito positivo nas características de manuseamento (neutro), pois faz com que o centro de gravidade do ID.3 seja muito baixo, como nos carros de competição. O ID.3 também é caracterizado pela distribuição otimizada de peso entre os eixos dianteiro e traseiro. A combinação com a tração traseira proposta de série, resulta num rendimento excecional.

 

Primeiro modelo de toda uma família. O ID.3 é o primeiro veículo da família Volkswagen ID., a que se seguirão mais membros da gama ID. O seu objetivo claro é favorecer a mobilidade elétrica, abrindo um novo nicho de mercado para os veículos elétricos de grande produção. ID. é sinónimo de design inteligente, identidade e tecnologias visionárias. ID. não é uma abreviatura para um determinado termo, mas representa simbolicamente as várias características que combinem estes veículos: condução automatizada com zero emissões, operacionalidade intuitiva e conetividade personalizada.

 

Sustentabilidade real. O ID.3 é o primeiro veículo da Volkswagen cuja produção ao longo de toda a linha de montagem oferece um balanço de emissões totalmente neutro. A sustentabilidade começa desde a produção de baterias: por exemplo, para a produção das células para as baterias do ID.3 é exclusivamente utilizada energia ecológica, à semelhança do que acontece também com a produção dos componentes, fabricação das carroçarias, a zona de pintura e as instalações de montagem do ID. 3 na fábrica de Zwickau. Na Saxónia (Alemanha) encontra-se sedeada esta fábrica piloto da Volkswagen para o ID.3, a qual foi completamente remodelada em 2017. Tratou-se da primeira transformação completa de uma grande fábrica de automóveis em todo o mundo. Zwickau passará a construir exclusivamente veículos elétricos baseados na plataforma MEB, e terá uma capacidade de produção anual de 330.000 unidades. Neste processo, a companhia elaborou um abrangente programa de qualificação para 8.000 colaboradores. Dessa forma, o ID.3 chega dos concessionários até aos clientes como um produto com zero emissões de CO2. Para manter as mesmas características durante a vida útil do veículo, os condutores do ID.3 na Alemanha podem utilizar a ampla gama de energia ecológica da subsidiária Volkswagen Elli que oferece desde contratos de energia ecológica para residências até postos de carregamento em todos os 4.000 concessionários europeus da Volkswagen.

 

Além disso, a joint venture Ionity, na qual a Volkswagen detém uma participação, tem previsto instalar 400 postos de carregamento rápido de eletricidade 100% renovável ao longo das principais estradas europeias até 2020. A Volkswagen também está a trabalhar em conceitos para uma segunda utilização das baterias de alta tensão de maneira estacionária. Além disso, a marca está a desenvolver conceitos de reciclagem em circuito fechado para garantir características de equilíbrio neutro em carbono no final da vida útil do veículo.

 

Eletricidade grátis para o ID.3 1ST Edição Limitada. Através da Volkswagen WeCharge é oferecida aos compradores a opção de obter até 2.000 kWh de eletricidade grátis para os seus veículos ID.3 1ST Edição Limitada, desde o primeiro dia de registo do veículo. Isso aplica-se a todos os postos de carregamento vinculadas ao WeCharge, incluindo a rede Ionity.

 

Design visionário. Graças ao ADN do seu design completamente novo, o ID.3 é imediatamente identificado como um veículo com emissões zero e com o potencial de se tornar um novo ícone da indústria automóvel. Acima de tudo, a sua inovadora forma de combinar design e tecnologia coloca o ID.3 ao mesmo nível que os icónicos Beetle e Golf. Representa o design de uma nova era e combina o seu design natural e uma utilização intuitiva com o “sorriso” característico da Volkswagen. Com um design dirigido para o futuro elétrico, traz uma nova linguagem estética para a categoria dos veículos compactos, graças às suas formas perfeitamente moldadas e uniformes. Por exemplo, de acordo com o conceito de "luz é a cor do futuro", o veículo utiliza iluminação em LED em várias áreas para simular o design do ID.3. Mais importante, o ID.3 envia um sinal: o ID.3 interage com as pessoas. Isso deve-se a uma linguagem das formas com um estilo claro e reduzido, à máxima precisão de todos os componentes, a uma seção frontal com grande carisma, aos pilares C, às superfícies fluidas e às rodas enfáticas, expressivas e desportivas em liga leve com 18, 19 ou 20 polegadas que prometem uma experiência de condução completamente nova. "Com o ID.3, a Volkswagen está a caminhar rumo ao futuro", explica Klaus Bischoff, designer-chefe da marca Volkswagen. “A natural linguagem das formas e a experiência de utilização absolutamente intuitiva representam uma nova maneira de pensar a mobilidade elétrica.”

 

Parte dianteira: olhe-me nos olhos. Um veículo elétrico não requer grandes aberturas para a refrigeração do ar. Consequentemente, quase tudo muda em termos de design da parte dianteira. Com o Beetle e o “Pão de Forma” como exemplo, a Volkswagen é a marca automóvel cujo design original acabou com as grelhas de refrigeração frontais. Detalhes, como os faróis, são, portanto, de importância primordial. No ID.3, os faróis outrora estáticos foram substituídos por Matrix LED interativos com uma luminosidade de 750 lúmens e assistente de luz de estrada Dynamic Light Assist: uma câmara no para brisas analisa o tráfego que circula à frente e em sentido contrário. Com base nesses dados, os máximos ligam-se automaticamente a velocidades superiores a 60 km/h e permanecem ativos sem encandear os veículos que circulam em sentido contrário. Isso melhora notavelmente a iluminação da superfície da estrada e do limite da estrada ao amanhecer e à noite. Outro destaque dos faróis Matrix LED é quando os condutores se aproximam de um ID.3 1ST Edição Limitada estacionado, os seus faróis cumprimentam-nos com um breve “piscar de olhos”, proporcionando um verdadeiro e amigável toque humano.

 

Silhueta lateral: novas proporções. A linha lateral evidencia claramente que o ID.3 se caracteriza por apresentar proporções completamente novas e uma linguagem de formas inovadora. As suas curtas distâncias entre o centro das rodas e as extremidades só foram conseguidas com a plataforma totalmente elétrica. A longa distância entre eixos “estica” o veículo e confere uma vigorosa presença. O design é dominado por um elevado nível de precisão, clareza e presença visionária. As superfícies fluidas do contorno abaixo da linha principal formam uma grande e homogénea superfície que é também muito atrativa. Um elemento de design chamativo no pilar C é o denominado "ID. Honeycomb", inspirado num favo de mel, uma das formas mais impressionantes da natureza. O favo de mel é super leve, extremamente estável e totalmente sustentável e, portanto, simboliza a ideia base da plataforma MEB. A sua estrutura assemelha-se ao mesmo princípio do favo de mel: é sempre a mesma, mas pode ser ampliada de forma individual a qualquer momento.

 

Seção traseira: perspetiva inconfundível. O portão da bagageira em vidro destaca-se pela sua tonalidade escura. Prolonga-se por toda a largura do veículo. O grande óculo traseiro está delimitado lateralmente pelos elementos verticais aerodinâmicos; na parte inferior, a seção é dividida por apelativos conjuntos de luzes traseiras em LED, dispostas horizontalmente e com um design muito fino. O teto de vidro panorâmico em preto brilhante do ID.3 1ST Edição Limitada é o maior de toda a gama de modelos da Volkswagen e não apenas oferece uma grande vista e a melhor luminosidade, mas também proporciona um espaço adicional, contribuindo para uma nova sensação de amplitude.

 

Dimensões compactas. O ID.3 dá aso à liberdade no que toca ao design: é quase tão comprido como um Golf, mas graças às suas curtas distâncias entre o centro das rodas e as extremidades, a distância entre eixos é maior do que a de qualquer outro veículo da sua categoria. Isso significa que o ID.3 de quatro portas tem um comprimento de 4.261 mm, uma largura de 1.809 mm e uma altura de 1.552 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2.765 mm. De acordo com a norma DIN, o seu peso mínimo em vazio é de 1.719 kg e a capacidade máxima de carga oscila entre 416 e 541 kg, dependendo do equipamento do veículo. A superfície frontal é de apenas 2,36 m2, o que torna possível apresentar um coeficiente aerodinâmico com um valor Cx de apenas 0,267. O diâmetro de viragem do ID.3 também é de apenas 10,2 metros, comparável ao de um carro pequeno, e ideal para circular em zonas urbanas.

 

E qualquer pessoa que pretenda transportar a sua bicicleta com o ID.3 pode fazê-lo usando um suporte de reboque especial adequado não apenas para a instalação de um porta-bicicletas (carga máxima vertical de 75 kg), mas também para outros suportes.

 

Conceito interior revolucionário. Sem túnel central e distâncias curtas entre o centro das rodas e as extremidades: o interior Open Space do ID.3 oferece uma amplitude extraordinária no habitáculo e estabelece novos padrões de referência na categoria dos veículos compactos, graças a uma sensação de espaço comparável à do segmento médio inferior. Além de cinco bancos, o ID.3 1ST possui um porta bagagens com uma volumetria de 385 litros atrás da segunda fila de bancos. Os passageiros que viajam a bordo do ID.3 encontram-se num espaço móvel com um conceito, layout e design completamente novos. A Volkswagen denominou este conceito de Open Space - um espaço puro e arejado. É esculpido e fluido e foi inspirado nas formas da natureza com design biónico em vez de tecnologia racional. Graças às suas superfícies com formas orgânicas e curvas suaves, o design enfatiza a amplitude.

 

Operacionalidade intuitiva. O ID.3 interage tanto com o condutor como com o meio ambiente. O posto de condução surge, imediatamente, de forma intuitiva. Além do ecrã frente ao condutor, um ecrã tátil da nova geração de dez polegadas em posição central, fornece aos condutores todas as informações importantes. O sistema de iluminação com uma faixa em LED ajuda o condutor durante a navegação e pode, por exemplo, solicitar-lhe que trave em caso de perigo. Opcionalmente, também se pode projetar toda a informação relevante diretamente no para brisas através do head-up display de realidade aumentada (AR). Essas informações são visualmente posicionadas a uma distância de três a dez metros à frente do veículo. Todos os controlos - incluindo os do volante multifunções com regulação elétrica - são operados usando funções táteis com botões sensíveis ao toque. Apenas os vidros elétricos e as luzes de emergência continuam a ser operadas com interruptores convencionais. Isso é complementado pelo controlo inteligente de voz natural "Natural Voice". Condutores ou passageiros da frente podem falar com o ID.3, dizendo simplesmente "Olá ID". Graças à App Connect, também pode conectar o ID.3 em segundos a um smartphone.

 

Assistência completa. As funções de assistência são sustentadas por uma câmara multifunções no para brisas que também identifica os sinais de trânsito. As funções de conforto e segurança no ID.3 incluem o sistema de vigilância Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (Front Assist com City Emergency Braking System) e sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), travões multicolisões e sistema de manutenção da faixa de rodagem Lane Assist, sistema de mudança de faixa de rodagem Side Assist, Park Assist, incluindo sistema de câmara de visão traseira e sistema de acesso sem chave (Kessy Advanced) com manípulos das portas iluminados. Graças ao controlo de distância de estacionamento com função de travagem, de série, o sistema reduz significativamente eminentes colisões ou a sua gravidade através da ativação da travagem de emergência. A travagem acontece até à imobilização do veículo (a uma velocidade entre 1,5 e 10 km/h em marcha atrás e entre 2,5 e 10 km/h para a frente).

 

Infotainment genuíno. O sistema multimedia do ID.3 está equipado com um sistema de navegação que pode ser atualizado. O rádio Comfort também permite um carregamento indutivo para smartphones. O sistema de som pode ser complementado pelo pacote Beats com oito altifalantes e um subwoofer, capaz de oferecer uma atmosfera sonora similar a um concerto em direto.

 

Edição especial do ID.3 1ST com duas linhas de equipamento em Portugal. O ID.3 1ST em Portugal, será oferecido em duas configurações pré definidas que se adaptam aos requisitos típicos dos clientes. Além disso, é possível selecionar tanto a cor da pintura exterior como a cor do interior. O ID.3 1ST é acionado por um motor elétrico no eixo traseiro. Tem uma potência de 150 kW e um binário máximo de 310 Nm. Valores que proporcionam ao ID.3 1ST atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. O ID.3 1ST está equipado com uma bateria de 58 kWh e uma autonomia de 420 km no ciclo WLTP. A bateria tem uma capacidade de carregamento máximo de 11 kW (AC) e 100 kW (DC). Com carregamento DC, é possível ter uma autonomia suficiente para percorrer 290 km em 30 minutos.

 

O equipamento da versão base do ID.3 1ST inclui um sistema de navegação, um rádio digital DAB +, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços à frente, um cabo de carregamento Modo 2 e jantes em liga leve de 18 polegadas, em comparação com o nível de equipamento Comfort do segmento de veículos compactos.

 

O ID.3 1ST Plus também possui um sistema de câmara de marcha atrás, o cruise control adaptativo e o sistema de bloqueio e arranque sem chave "Keyless Access". O interior do ID.3 1ST Plus também está equipado com uma consola central (que inclui duas entradas USB-C na parte traseira), além de luz ambiente. Exteriormente, destaca vidros coloridos, o pacote Style em prata, faróis Matrix LED, faróis laterais Matrix, luzes de travões, indicadores de mudança de direção e luzes traseiras, bem como jantes em liga leve de 19 polegadas como equipamento.

 

Três tamanhos de bateria no lançamento da produção em série. No lançamento da produção em série, o ID.3 estará disponível com três tamanhos de bateria. O modelo da edição especial ID.3 1ST Edição Limitada é proposto com a bateria média.

Posteriormente, será complementado por uma variante base. A sua bateria tem uma capacidade de 45 kWh e permite uma autonomia até 330 km no ciclo WLTP. A bateria pode ser recarregada com uma capacidade de carga máxima de 7,2 kW (AC) e 50 kW (DC). Opcionalmente, o carregamento de 100 kW também está disponível. O modelo base do veículo atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.

A capacidade real da variante de bateria maior é de 77 kWh e a autonomia é de até 550 km, no ciclo WLTP. A bateria pode ser carregada numa fonte de energia com corrente alterna (AC) com uma potência máxima de carregamento de 11 kW, enquanto que a rede de corrente contínua (DC) oferece até 125 kW.

 

Autonomias direcionadas para o cliente. As autonomias previstas serão determinadas para realizar os ciclos de acordo com a norma WLTP no banco de ensaios. Na prática, a autonomia real diverge como resultado de fatores como o estilo de condução, a velocidade, o consumo, a temperatura exterior, o número de ocupantes, a carga útil transportada no veículo e a topografia. Dependendo do perfil de uso, 80% dos condutores ainda serão capazes de percorrer entre 230 e 330 quilómetros com a variante de bateria mais pequena (45 kWh), entre 300 e 420 km com a variante de bateria média (58 kWh) e entre 390 e 550 km com a variante da bateria maior (77 kWh) sem necessidade de recarregar. Naturalmente, também é possível percorrer distâncias maiores que as especificadas na norma WLTP, especialmente quando se trata de condução em zonas urbanas.

 

Carregamento vantajoso com a Volkswagen Wallbox. No lançamento do ID.3, a Volkswagen oferece uma "ficha de carregamento" de elevada capacidade para casa: a Wallbox, opcional. Depois de instalada pode conectar e carregar o seu automóvel durante a noite. Isto ainda é mais conveniente do que abastecer. A Wallbox vai existir em duas versões com diferentes capacidades de carregamento. A estação de carregamento também está opcionalmente disponível com link de dados e acesso remoto; em caso necessário também integra um contador de eletricidade. Dependendo da versão, as unidades também incluem funções de conectividade, como controlo de aplicativos ou remotamente a manutenção. Uma vez instalados, os condutores do ID.3 podem, assim, conectar o veículo de maneira simples e conveniente para carregar o carro durante a noite. Em termos de preços, todas as Wallbox serão disponibilizadas a preços significativamente inferiores aos praticados atualmente no mercado.

 

O novo Volkswagen ID.3 em resumo

O ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na recém-desenvolvida plataforma modular elétrica (MEB)

ID. é sinónimo de design inteligente, identidade e tecnologias visionárias.

Graças ao ADN do seu design novo, o ID.3 é imediatamente identificado como um veículo com emissões zero e com o potencial de se tornar um novo ícone da indústria automóvel

Uma estética perfeita e uniforme trazem nova qualidade de design à categoria de veículos compactos

O conceito “Open Space” do interior oferece um espaço da categoria superior

• Bateria: três capacidades – 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh

• Autonomia: entre 330 e 550 km (WLTP)

- Tração / caixa de velocidades: potência transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de 1 velocidade

• Dimensões: comprimento, 4.261 mm; largura 1.809 mm; altura1.552 mm; distância entre eixos 2.765 mm

• Coeficiente aerodinâmico: Cx de 0,267

• Porta bagagens: 385 litros

• Velocidade máxima: 160 km/h

• Garantia: oito anos ou 160.000 km para as baterias

• Tempo de carregamento rápido: apenas 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia (WLTP) com uma potência de carga de 100 kW

• Peso em vazio: 1.719 kg

• Diâmetro de viragem: 10,2 metros

• Jantes: 18 polegadas (1ST Edição Limitada), 19 e 20 polegadas

• Preço em Portugal: versão base, a partir de 30.500 euros

• Início da comercialização em Portugal: a partir da primavera de 2020

• Produção: Zwickau (Alemanha), capacidade anual de 330.000 unidades