Audi e-tron bate recorde na ligação Lisboa-Frankfurt

Objetivo cumprido. Ao volante do Audi e-tron, uma equipa da consultora World Shopper percorreu os 2.345 km que ligam Lisboa a Frankfurt em 35h e 11m. No passado domingo, uma equipa da consultora World Shopper saiu de Lisboa em direção ao Salão Automóvel de Frankfurt, ao volante de um Audi e-tron, o primeiro veículo 100% elétrico da marca.

 

 

O objetivo era percorrer “non-stop” os 2.345 km em menos de 36 horas, incluindo os períodos de carregamento.

 

O desafio assentou na autonomia de mais de 400 km do Audi e-tron, na sua capacidade em receber potências de carregamento até 150 kW e num plano de viagens que não incluía paragens para dormir ou para refeições. Os dois condutores revezaram-se ao volante do Audi para evitar riscos de segurança, provocados por excesso de cansaço.

 

Durante a viagem os ocupantes nunca abandonaram o veículo, a ignição nunca foi desligada e, à chegada a Frankfurt, o computador de bordo indicava 35 horas e 11 minutos!

 

"A autonomia e a potência de carregamento do Audi e-tron revelaram-se trunfos decisivos, assim como uma infraestrutura dotada de maior capilaridade e com capacidade para disponibilizar maiores velocidades de carregamento", explicou Ricardo Oliveira da World Shopper, o condutor que maior número de quilómetros percorreu nesta viagem. "Ninguém utiliza um veículo elétrico nas condições em que o fizemos, mas este tipo de experiência radical ajuda-nos a compreender melhor os problemas que ainda subsistem e a aconselhar pistas de solução. Acrescentar um ambicioso objetivo de tempo a uma viagem de quase 2.500 quilómetros com apenas 13 paragens para carregamentos, significou aumentar exponencialmente a importância de cada imponderável. Foi um desafio difícil mas muito instrutivo para os estudos que realizamos sobre o futuro do setor automóvel e da mobilidade", concluiu Ricardo Oliveira.

 

O Audi e-tron é um SUV 100% elétrico que combina estilo desportivo – potência de 408 cv e binário máximo de 664 Nm - com versatilidade para uma utilização quotidiana. Em combinação com uma gama abrangente de opções de carregamento para casa e em movimento, o e-tron permite desfrutar de condução totalmente elétrica sem comprometer a mobilidade graças a uma autonomia máxima de 417 km (ciclo WLTP). Pode receber até 80% da carga em meia hora graças ao carregamento rápido a 150 kW.

 

O Audi e-tron paga Classe 1 nas portagens (com ou sem Via Verde).