Lexus Design Award 2020 - Vencedor revelado dia 1 de setembro

A Lexus anunciou que a seleção do Grande Prémio do Lexus Design Award 2020 será adaptada a um ambiente virtual em agosto, com o vencedor do Grande Prémio a ser anunciado no dia 1 de setembro de 2020. “Fomos presenteados com um conjunto de circunstâncias únicas este ano”, disse Brian Bolain, da Lexus International, Diretor Geral de Marketing Global e Relações Públicas, "mas a Lexus continua focada na missão original do Prémio, que é o de apoiar os criadores de amanhã com uma nova rampa de lançamento para as suas carreiras".



Das 2.042 inscrições de 79 países, um recorde para o Lexus Design Award, apenas um vencedor “Grand Prix” será selecionado. A Seleção do Grande Prémio Virtual ligará os seis finalistas e o estimado painel de jurados de Paola Antonelli, Jeanne Gang, John Maeda e Simon Humphries. A decisão dos juízes sobre o vencedor do Grand Prix será baseada em três princípios fundamentais da marca Lexus: Antecipar, Inovar e Cativar, com ênfase no design que leva a um amanhã melhor.



"Os grandes designers prosperam em situações difíceis e ajudam as pessoas e a sociedade a lidar com mudanças inesperadas", disse Paola Antonelli. “Os finalistas deste ano já passaram no primeiro teste importante, continuando o seu bom trabalho, apesar das circunstâncias complexas. Sentiremos falta de conhecê-los pessoalmente, mas esperamos ansiosamente pelas suas experiências e pelos ensinamentos que eles trarão para a seleção virtual do Grande Prémio.”



Em janeiro, os seis finalistas participaram de uma importante experiência de workshop na cidade de Nova Iorque. O workshop colocou os finalistas frente a frente com quatro mentores aclamados: Joe Doucet, Bethan Gray, Philippe Malouin e Shohei Shigematsu, cada um dos quais compartilhou sua própria sabedoria e experiência. INTERSECT BY LEXUS-NYC, o espaço exclusivo de “lifestyle” da marca, serviu de local para o workshop. Nos meses seguintes, os finalistas beneficiaram da orientação e apoio contínuo de seus mentores através de sessões individuais on-line, que continuam a estimular a sua evolução criativa na preparação dos seus trabalhos para o processo de avaliação final. Os quatro mentores também irão participar na seleção virtual do “Grand Prix”.



Finalistas Lexus Design Award 2020
.        Biocraft, por Sutherlin Santo (EUA)
.        Feltscape, por Théophile Peju & Salvatore Cicero (França, Itália/Sedeados no Reino Unido)
.        Flash Pak, por Yaokun Wu (China/Sedeado nos EUA)
.        Lick, por Irina Samoilova (Rússia)
.        Open Source Communities, por BellTower (Quénia) 
.        Pursewit, por Aqsa Ajmal (Paquistão)
 


Um troféu do Grande Prémio, desenhado por Hideki Yoshimoto, será apresentado quando o vencedor deste ano for anunciado em setembro. Yoshimoto foi vencedor do primeiro Lexus Design Award em 2013 e tornou-se um designer de sucesso com sede em Londres, trabalhando com várias marcas globais. O design do troféu incorpora a sua formação em engenharia e compromisso com a arte japonesa dos takumi e continuará a ser usada em futuros eventos do Lexus Design Award.