CUPRA celebra 3º aniversário revelando Formentor com coração de cinco cilindros

CUPRA Formentor, o primeiro veículo especificamente desenvolvido para a marca, é agora levado ao limite com a Estreia Mundial do CUPRA Formentor VZ5, que celebra o 3º aniversário da CUPRA. Com a aplicação de um coração de cinco cilindros no poderoso CUV, ainda maior capacidade dinâmica e uma mais sofisticada e exclusiva experiência de condução, o CUPRA Formentor VZ5 traz ao mercado uma proposta ainda mais única.

 

O CUPRA Formentor é de base um manifesto do ADN CUPRA, desenhado e desenvolvido como modelo icónico que funde a inovação com a experiência dinâmica de condução. O Formentor VZ5 leva estes três atributos além do limite.

 

“Na celebração do 3º aniversário da CUPRA, o Formentor VZ5 marca a ocasião ao receber o aclamado motor a gasolina de cinco cilindros, juntando a sua elevada performance com um ainda mais sofisticado design exterior que marca este modelo como a expressão máxima na performance de combustão, para verdadeiros entusiastas do automóvel,” diz Wayne Griffiths, Presidente da CUPRA e SEAT.

 

A postura desportiva do CUPRA Formentor VZ5, com o foco visual centrado na secção traseira e no proeminente comprimento do capot, sublinha as suas proporções dinâmicas. A impulsionar esta escultura está o bloco de cinco cilindros 2.5 TSI que desenvolve 390CV (287kW) e 480Nm de binário. Um motor que maximiza as sensações atrás do volante.

 

É o veículo perfeito para ajudar a CUPRA a assinalar o seu 3º aniversário como marca independente por direito próprio, continuando a trabalhar, a dedicar-se e a procurar criar veículos com o ADN CUPRA, em modelos que oferecem diversidade e que sejam tão desejáveis para o entusiasta como para quem pretenda guiá-los todos os dias em qualquer cenário.

 

CUPRA Formentor VZ5

VZ são as letras que encerram a palavra Veloz, o autógrafo perfeito para a versão mais potente do CUPRA Formentor. Um CUV de elevada performance que herda o nome do cabo Formentor na ilha espanhola de Maiorca, uma das áreas mais bonitas e selvagens das Baleares.

 

O CUPRA Formentor VZ5 reforça, multiplica e melhora esses atributos para levar ao expoente máximo a performance da combustão para os entusiastas de automóveis. A exclusividade está incluída com a produção limitada a 7,000 unidades.

 

O bloco de cinco cilindros topo de gama com 390CV garante a máxima expressão do ADN da marca CUPRA, com a performance que mostra as capacidades da marca e do que esta é capaz.

 

Juntando um sofisticado e ajustável chassis com modos de condução e comando rotativo DCC, direção progressiva, uma sofisticada transmissão com comando quick-shift e tração integral 4Drive, a dinâmica, emoção e performance ficam garantidas.


A tecnologia de ponta é anunciada pelo design exterior que leva a presença estética além dos limites através dos detalhes em fibra de carbono que marcam uma aparência mais agressiva, à medida do caráter do VZ5 focado na performance.

 

No interior, o ambiente moderno e desportivo com o caráter da marca CUPRA. O destaque no habitáculo vai para o volante CUPRA, para o infotainment com soluções de conetividade e com ecrã de 12”. O remate final é marcado pelos novos bancos CUPBucket forrados a pele e aplicados pela primeira vez no VZ5.

 

À medida que as estradas ficam mais movimentadas, a segurança e conveniência passam a desempenhar um papal mais importante. A gama de ajudas à condução e de sistemas de segurança presentes no VZ5 garantem que este CUV se apresente como um dos modelos com condução mais segura e relaxada do segmento.

 

“O CUPRA Formentor proporciona uma excelente base desenvolver uma gama de veículos que maximizam a performance e a diversão na condução, elevando em simultâneo a atitude da marca. E entre todas, a versão VZ5 é a mais potente e sofisticada desenvolvida até hoje. E estou convencido que com todos os seus elementos exclusivos de performance tornar-se-á no sonho de qualquer entusiasta automóvel,” diz o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo da Pesquisa e Desenvolvimento da CUPRA e SEAT.

 

Grupo motopropulsor

O icónico motor TSI de cinco cilindros turbo grita performance por baixo do capot.

 

Esta unidade junta a injeção direta e a sobrealimentação para alcançar os 390CV (287kW) de potência máxima linear entre as 5,700rpm e 7,000rpm, enquanto o binário máximo de 480Nm fica disponível logo às 2,250rpm. Também produz uma sonoridade marcante através das quatro ponteiras de escape cobreadas.

 

O motor é bem conhecido e admirado pelos entusiastas do fenómeno automóvel, mas nesta evolução teve a atenção especial da CUPRA ao nível do sistema de refrigeração. Esta unidade recebeu agora um desenho específico no CUPRA Formentor de forma a otimizar a sua performance.

 

O impressionante motor de 2.5 litros é acoplado à caixa de dupla embraiagem com comando quick shifting das sete velocidades DSG. Esta combinação significa que o CUPRA Formentor VZ5 consegue alcançar os 100km/h em apenas 4.2 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 250km/h. Números que causarão arrepios na pele de qualquer condutor que se sente atrás do volante.

 

Chassis

Qualquer veículo de elevadas performances precisa de um chassis capaz de acompanhar e de proporcionar uma experiência de condução extrema. O CUPRA Formentor VZ5 responde a esta exigência integrando tecnologias de chassis especialmente sofisticadas. O VZ5 foi rebaixado 10mm em relação ao CUPRA Formentor VZ 310CV, tornando-o ainda mais ágil na estrada.

 

O Controlo Adaptativo de Chassis (DCC) com 15 níveis de amortecimento assegura uma contínua resposta individual de cada roda de acordo com as condições de condução e o modo selecionado pelo condutor.

 

O CUPRA Formentor VZ5 proporciona vários modos de condução, facilmente selecionáveis através do comando de seleção CUPRA colocado no volante CUPRA, mudando a atitude do veículo e tornando-o mais focado nas exigências da estrada. No CUPRA Formentor VZ5, o ajuste do chassis está otimizado não apenas para acréscimo da potência disponibilizada pelo motor de cinco cilindros, mas também para melhorar a prestação dinâmica em qualquer tipo de cenário.

 

E não acaba aqui. O CUPRA Formentor VZ5 reforça toda a sua compostura através do sistema de tração integral 4Drive, desenvolvido para complementar as boas sensações de condução.

 

Em curva, se o momento de entrada for tão relevante como a saída, a medida de performance no CUPRA Formentor VZ5 regista-se através das pinças da Akebono com seis êmbolos e discos de 18” alojadas nas jantes exclusivas CUPRA de 20”. É uma garantia robusta, independentemente das necessidades de travagem.

 

Design

A equipa de design dotou o CUPRA Formentor VZ5 de uma ainda maior sensação de performance e de caráter.

 

 O destaque às proporções dinâmicas focadas na secção traseira do veículo que, por sua vez, destaca o comprimento do capot, mantém-se, mas no VZ5 é empolado pelo capot específico com linhas esculpidas que encaminham o olhar para o símbolo CUPRA, metalizado e colocado na grelha pintada a negro e emoldurada em friso revestido no novo Preto Mate Sport. Um pouco abaixo está a grelha redesenhada do para-choques.

 

Abaixo dos faróis com assinatura CUPRA estão duas entradas de ar que enfatizam a pose agressiva da frente. O splitter em fibra de carbono direciona o ar para os intercoolers, melhorando o arrefecimento.

 

O perfil coupé do crossover de elevadas performances anuncia a potência colocada sob o capot, destacando também a dinâmica abrangente do veículo. Com o alargamento adicional dos guarda-lamas (para receber as vias de maiores dimensões) que recebem as jantes de liga leve maquinadas e cobreadas, de 20 polegadas, desenhadas exclusivamente para o VZ5, e acompanhadas pelos discos recortados e cobreados com 18” da Akebono, o VZ5 exala dinamismo.

 

O desenho elegante, mas também imponente, mantém-se na secção traseira. O CUPRA Formentor VZ5 não deixa dúvidas sobre a sua performance, sublinhada pelo difusor traseiro em fibra de carbono ou pelas ponteiras de escape quádruplas com diagonais cobreadas, reforçando a personalidade. Por último, o CUPRA Formentor VZ5 também recebe as legendas CUPRA em cromado negro, o mesmo acabamento da sigla VZ5 que identifica o modelo.

 

O design do CUPRA Formentor VZ5 ganha realce com a nova tonalidade de pintura Cinzento Taiga. Uma cor única e criada especialmente para esta edição limitada. Além desta nova cor exterior, o CUPRA Formentor VZ5 terá também disponíveis o Preto Midnight, o Magnetic Tech Mate e o Azul Petrol Mate.

 

Por dentro, o CUPRA Formentor VZ5 apostou ainda mais no refinamento da perceção desportiva e moderna com o toque único da marca CUPRA.

 

Os passageiros são envolvidos por materiais de elevada qualidade, com detalhes cobreados e em alumínio negro escovado, o que sublima a sensação de modernidade.

 

Bancos CUPBucket – disponíveis em azul petróleo e em pele preta – colocados em plano baixo, maximizam o espaço no habitáculo e asseguram uma posição de condução mais ergonómica e desportiva. Adicionalmente, o Formentor VZ5 também terá disponível um interior exclusivo (gradientes gráficos em Preto Dinamica, bancos em pele Nappa castanha perfurada com debrum cobreado) em combinação com a cor exterior exclusiva Cinzento Taiga.

 

A relação do condutor com o habitáculo junta a sensibilidade tátil, a riqueza da informação da direção e a modernidade do Digital Cockpit personalizável, sendo a peça central composta pelo ecrã tátil de infotainment com 12” que encerra a funcionalidade e a conectividade conveniente a todos os ocupantes, com a redução do número de botões.

 

Segurança e conveniência

O CUPRA Formentor VZ5 integra a mais avançada tecnologia de conectividade, permitindo que os clientes mantenham o permanente contacto com o exterior, podendo prosseguir com as suas vidas digitais a bordo. O sistema combina a funcionalidade Full Link com Apple CarPlay e Android Auto sem utilização de cabos.

 

Com os comandos de voz, o sistema pode ser acedido sem a necessidade de se desviar o olhar da estrada e com frases e palavras em tom natural.

 

O fato de tecnologias de segurança e de conveniência fazem do CUPRA Formentor VZ5 um dos veículos mais seguros e polivalentes do segmento. Os destaques recaem no Cruise Control Preditivo (ACC), Assistente de Viagem, Assistente Lateral e de Saída e Assistente de Emergência.

 

O CUPRA Formentor VZ5 chegará ao mercado no último trimestre de 2021.

 

Ficha técnica

CUPRA Formentor VZ5

Motor

2.5 TSI 390CV (287kW) 7-velocidades DSG 4Drive

Cilindros

5-cil

Cilindrada

2480cc

Diâmetro e curso

82,5x 92,8

Taxa de compressão

10

Binário máximo [Nm] @ [1/min]

480Nm, entre 2.250-5.700

0 a 100 km/h

4.2 seg

Velocidade máxima

250km/h*

* limitada eletronicamente