Skoda Enyaq iV já tem preços em Portugal

O novo Skoda Enyaq iV vai estar disponível em Portugal a partir do próximo mês de maio, com três diferentes capacidades de bateria de iões de lítio (55 kWh, 62 kWh e 82 kWh), com potências de 148 cv, 180 cv e 204 cv. A autonomia varia entre os 355 e os 537 km WLTP e a velocidade máxima atingida vai até aos 160 km/h.

 

 

O Enyaq iV é o primeiro modelo de produção da Skoda com base na plataforma modular MEB (Modular Electrification Toolkit) do Grupo Volkswagen, na qual a bateria é incorporada no piso, para economizar espaço. O SUV 100% elétrico está disponível com três baterias de diferentes capacidades, três níveis de potência, tração traseira ou integral, cobrindo assim uma ampla gama de necessidades de utilização e exibindo sempre o espaço interior típico da marca.

 

O Enyaq iV é um parceiro versátil tanto para o trajeto diário como para longas distâncias. A sua autonomia máxima é de 537 km no ciclo WLTP e tem uma capacidade de carregamento rápida até 125 kW. A bateria de 82 kWh, por exemplo, pode ser carregada a 80 por cento em apenas 38 minutos, em potentes postos de carregamento DC.

 

Destaques do novíssimo Skoda Enyaq iV num relance

Grupo motor propulsor elétrico. O Enyaq iV foi concebido com base na primeira e nova plataforma para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, denominada MEB, para o futuro 100% eletrificado do automóvel. Ao contrário do que é habitual, não é uma plataforma adaptada, mas sim uma plataforma desenvolvida de raiz para maximizar as vantagens dos veículos elétricos. A sua modularidade é tão grande que, no futuro, veremos vários modelos a servirem-se da sua tecnologia, na qual a bateria é incorporada no piso, para economizar espaço. Na fase de lançamento em Portugal inclui três potências de bateria, três níveis de potência que variam entre 109 e 150 kW (148 e 204 cv) e tração traseira. Posteriormente, o Enyaq iV será enriquecido com versões de tração integral – 80x iV e RS iV – e potências de 195 kW (265 cv) e 225 kW (306 cv). Além disso, pode rebocar reboques com peso até 1400 kg (8% de declive) ou 1200 kg (inclinação de 12%).

 

Segurança. Novos sistemas de assistência incluem o Travel Assist, que agora tem ainda mais funções, bem como estacionamento remoto e telecomandado.

 

Exterior. A linguagem de design do Enyaq iV é emotiva, poderosa e dinâmica. O novo SUV caracteriza-se por proporções perfeitas e um espaço extraordinário. Oferece espaço interior semelhante a um Skoda KODIAQ, apesar de ser mais curto em comprimento do que um Skoda OCTAVIA. Como opcional, a grelha frontal Iluminada Crystal Face – que é proposta com uma função animada de Coming/Leaving Home – e faróis Matrix LED completos adornam a impressionante e desportiva parte dianteira, assim como a grande grelha Skoda. As completas luzes traseiras em LED incluem indicadores dinâmicos e também têm uma função animada de Coming/Leaving Home.

 

Interior. Novas soluções de Design Selections substituem os níveis clássicos de acabamentos e definem novos padrões para o interior. Cada nível Design Selection, definido e concebido pelos designers da Skoda, proporciona um interior de bom gosto e apresenta materiais naturais, processados e reciclados de forma sustentável. Uma nova estrutura das escolhas disponíveis – dez pacotes temáticos, bem como algumas opções individuais – torna mais fácil e rápida a personalização do veículo de acordo com o gosto individual.

 

Conectividade. O ecrã central de 13 polegadas do Enyaq iV é maior do que em qualquer outro ŠKODA. Além disso, o novo SUV está sempre online e inteligentemente ligado. O carregamento de baterias e o ar condicionado podem ser controlados remotamente através da app Skoda Connect.

 

Simply Clever. A Skoda desenvolveu soluções Simply Clever específicas para veículos elétricos, como um limpa-cabo de carregamento, uma tampa de proteção para a tomada de carga e um compartimento para o cabo de carregamento debaixo do piso da bagageira. A nova consola central, disposta em dois níveis, proporciona muito espaço; uma inserção inteligente garante que o piso falso se mantém limpo e arrumado. No Enyaq iV, o clássico raspador de gelo Skoda está localizado dentro do carro, no portão traseiro.

 

Modos de Condução. Como acontece em outros modelos Skoda, o Enyaq iV estará disponível com seleção do modo de condução. São seis modos (Eco-, Eco, Conforto, Normal, Desportivo e Individual) que o utilizador pode usar não só para controlar a resposta do veículo ao acelerador, mas também o binário disponível, a velocidade máxima e a intensidade do ar condicionado.

 

Carregamento. A marca oferece três versões de Wall box Skoda iV para carregamento em casa. Utilizando o cabo de carregamento rápido, o proprietário pode recarregar o seu Enyaq iV também em postos de carregamento rápido. A bateria pode ser carregada por corrente alternada (AC), até uma saída de carga de 11 kW, ou por corrente contínua (DC), até uma saída de carga de 125 kW.

 

A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). A MOON também propõe carregadores rápidos, com 75 kW de capacidade.

 

Preços em Portugal:

Enyaq iV 50 (55 kWh – 148 cv) – 35.813 euros

Enyaq iV 60 (62 kWh – 180 cv) – 39.840 euros

Enyaq iV 80 (82 kWh – 204 cv) – 46.440 euros