RPM: CUPRA entra na ficção científica

Estamos habituados a ver marcas de automóveis em competições, patrocinando jogos de futebol ou como veículos oficiais para eventos. Mas raramente uma marca automóvel entra numa área aparentemente remota como a produção de ficção audiovisual. Até agora. A CUPRA optou por esta forma inovadora de comunicar através da coprodução da série "RPM", cujo trailer será lançado no outono.

 

O diretor e criador da série, Albert Uría, e o diretor de Marketing da CUPRA, Ignasi Prieto, partilharam as suas reflexões num novo episódio de The Impulse.

 

- História de uma colaboração. RPM (“Revoluções por Minuto”) é uma série coproduzida pela Infinito Studios, Startling Media, CUPRA e o coprodutor executivo do Game of Thrones, Vince Gerardis. Mas como surgiu esta colaboração peculiar? "Não é fácil entrar num campo tão diferente do fabrico de automóveis como a coprodução de uma série de televisão", diz Prieto. "Tentamos criar algo especial, tentamos comunicar com os consumidores da nossa marca de uma nova forma", acrescenta. Ao que Uría salienta: "Esta série fala sobre os rebeldes na humanidade. E eu sempre brinco que os verdadeiros rebeldes são a tribo CUPRA."

 

- A emoção como motor. Natalia Reyes, Eduard Fernández e Juana Acosta fazem parte do elenco de luxo desta produção. Criada em 2101, a série mostra uma sociedade onde as emoções são proibidas e um grupo de rebeldes luta para despertar a humanidade. "E fazem-no conduzindo, numa época em que todos os carros são autónomos", diz Uría. Para Prieto, a chave é esta emoção: "Na CUPRA abraçamos a tecnologia, mas acreditamos que a tecnologia sem emoção não faz sentido."

 

- Um futuro distópico… ou realista? Embora o argumento do RPM possa parecer mais próximo da ficção científica, segundo Uría é uma mensagem para "consciencializar" sobre o que pode acontecer se a tecnologia não for usada corretamente: "Temos de pensar nisso agora, porque senão no futuro vamos precisar de rebeldes para fazer esta revolução. Agora ainda estamos a tempo.”

 

O novo episódio de The Impulse, ‘RPM’, já está disponível nos canais da CUPRA no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Ivoox.