Os Bentley mais dinâmicos da história: os novos Continental GT Speed e GT Speed Convertible

Os Bentley Continental GT Speed e GT Speed Convertible são os automóveis de grande produção mais dinâmicos nos 101 anos de história da marca, e a melhor interpretação centrada no rendimento do Grand Tourer de luxo de referência no mundo. Idealizados, projetados, desenvolvidos e fabricados artesanalmente na fábrica de carros de luxo neutra em carbono da Bentley, estes novos modelos de terceira geração baseiam-se numa longa tradição na construção de variantes Speed.

 

Originalmente apresentado com o aclamado Continental GT Speed de primeira geração, em 2007, é inspirado nos modelos Speed de 3 litros da década de 1920. O mais recente GT Speed dá continuidade à vocação dos Grand Tourer representando a combinação perfeita entre luxo e prestações.

 

Também uma ajuda a transmitir uma agilidade superior do veículo e uma confiança extra, sem afetar o aclamado conforto de condução é proporcionada pelo Continental GT Convertible. Está equipado com uma "Z-fold", capota que demora 19 segundos a abrir/fechar, bastando pressionar um botão. A operação pode ser realizada em andamento, a uma velocidade máxima de até 50 km/h, transformando este luxuoso coupé num verdadeiro Grand Tourer descapotável. É proposto com sete cores de capotas em lona disponíveis, incluindo uma interpretação do tradicional tweed britânico. Destaque também para as melhorias introduzidas na capota que garantem um descapotável tão silencioso no interior como o coupé da geração anterior.

 

O Dr. Matthias Rabe, membro do Conselho de Administração e de Engenharia da Bentley Motors, destaca: “o novo Continental GT Speed representa o ápice dos Grand Tourer de elevadas prestações. Este novo modelo é a expressão mais dominante dos valores do Continental GT, cativantes e dinâmicos, com detalhes Speed exclusivos para aprimorar a experiência do proprietário, oferecendo aos clientes maior domínio sobre o caráter do carro.”

 

“O Grand Tourer mais luxuoso do mundo está agora mais capaz do que nunca, com uma nova vantagem mais desportiva, que convidará os condutores apaixonados pelas elevadas prestações. O Speed é o capítulo mais recente na história do Continental GT, ajudando os clientes da Bentley a criar as suas próprias e inesquecíveis viagens."

 

Por sua vez, Chris Craft, membro do Conselho de Vendas e Marketing da Bentley Motors, comenta: “O novo Speed é o Continental GT Convertible mais orientado para o condutor e é único na sua capacidade de oferecer um Grand Tourer descapotável extremamente requintado para todas as estações do ano, com a vantagem adicional de um rendimento e dinamismo surpreendentes.”

 

“Combinado com requintados detalhes interiores feitos artesanalmente, o Continental GT Speed Convertible exemplifica tudo o que a Bentley sabe sobre a criação dos automóveis descapotáveis mais sofisticados e elegantes do mundo.”

 

Nova tecnologia do chassis – verdadeiro potencial desportivo

O Continental GT apresenta uma tecnologia do chassis de vanguarda, desenvolvida especificamente para este novo modelo.

 

A nova direção eletrónica nas quatro rodas aperfeiçoa a natureza dinâmica do Speed nos modos de condução BENTLEY e COMFORT. No entanto, isso é ainda mais evidente no modo SPORT, já que a direção é combinada com o manuseamento dinâmico deste modelo, enquanto um diferencial eletrónico de deslizamento limitado permite um nível de agilidade diferente de qualquer outro carro da marca de Crewe. A introdução de um novo sistema eletrónico de rodas traseiras direcionais atua em todos os modos de condução, particularmente no modo SPORT.

 

Em baixas e médias velocidades, as rodas traseiras do GT Speed são direcionadas no sentido oposto das rodas dianteiras, para ajudar numa rápida mudança de direção. A direção parece mais ágil e com uma resposta mais rápida, transmitindo ainda mais confiança ao condutor. Em velocidades elevadas, as rodas traseiras giram na mesma direção que as rodas dianteiras, para melhorar a estabilidade. O sistema é significativamente mais ativo no GT Speed do que no Flying Spur, onde o seu principal objetivo é reduzir o raio de viragem e melhorar a estabilidade a alta velocidade.

  

A tração ativa nas quatro rodas (Active All-Wheel drive), o controlo de tração e a distribuição de binário foram recalibrados em todos os modos de condução, para fornecer uma mudança percetível de caráter, relativamente às características de série do Continental GT.

 

Para complementar o desempenho adicional do chassis, foi introduzido no GT Speed como nova opção um sistema de travões cerâmicos de carbono, recém-desenvolvidos. Os discos de carboneto de silício de carbono fornecem uma capacidade de travagem adicional.

 

Um rendimento que emociona

O novo GT Speed é a expressão máxima centrada no rendimento do Grand Tourer da Bentley, mas que mantém o luxo, o conforto e a facilidade de utilização dos seus "irmãos". É equipado com uma versão atualizada do reputado motor W12 TSI de 6,0 litros da Bentley, que desenvolve uma potência de 659 cv (491 kW) – mais 4% (24 cv) do que o modelo W12 atual –, enquanto mantém extraordinários 900 Nm de binário máximo.

 

Valores que proporcionam uma velocidade máxima de 335 km/h e uma aceleração de 0-100 km/h em 3,6 segundos (uma redução de 0,1 segundos). Por sua vez, a aceleração 0-100 km/h no GT Speed Convertible é de 3,7 segundos.

 

Tanto o motor como a transmissão foram deliberadamente calibrados para se adaptarem às credenciais centradas no condutor. Isso é mais percetível no modo SPORT, onde o biturbo W12 foi regulado para manter mais tempo o motor na faixa de rotação, ao aumentar ou diminuir o tempo de ser engrenada uma nova relação. Isso cria uma resposta melhorada às acelerações do condutor. A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades é duas vezes mais rápida no modo SPORT do que o W12 “normal”, mantendo o espírito do Speed.

 

O Continental GT Speed não oferece apenas um desempenho impressionante. Para maximizar a eficiência, o modelo beneficia da tecnologia Stop-Start da Bentley – o sistema de desativação de cilindros que permite reduzir os consumos, nomeadamente em situações de baixa carga no acelerador, o que acontece quando se roda a uma velocidade constante, de forma a conseguir “andar à vela”. Desta forma, o novo sistema desativa seis dos cilindros sempre que necessário.

 

Particularidades exteriores – declaração de intenção do GT Speed

A carroçaria já de si musculada do Continental GT foi ainda ampliada no GT Speed. Os exclusivos detalhes exteriores complementam uma postura poderosa e atlética, combinando-se perfeitamente com a elegância natural inerente ao Continental GT. Outra característica distinta da versão mais potente do Continental GT são as exclusivas jantes Speed de 22 polegadas em prata brilhante, com a opção de acabamento em tonalidade escuro ou preto brilhante. As versões "Jewel" dos tampões dos depósitos de combustível e de óleo são de série.

 

Um interior único e luxuoso

O interior dos novos Continental GT Speed / GT Speed Convertible evidenciam a experiência da Bentley na criação dos melhores designs de interiores de automóveis do mundo. Os materiais artesanais são combinados com acabamentos e inserções exclusivas do Speed, além de opções de personalização extra.

 

O Bentley Continental GT Speed é proposto em Portugal com um preço a partir de 341 499 euros e o Continental GT Speed Convertible oferecido com um preço a partir de 369 174 euros (preços sem extras, despesas de transporte, preparação e legalização).